Lituânia 23-24 Portugal: Passo gigante na qualificação

- Advertisement -

A seleção portuguesa deslocou-se a Klaipeda para defrontar a Lituânia, a contar para a 2ª jornada do Grupo 6 de qualificação para o Campeonato da Europa 2020. Portugal venceu o primeiro jogo e deixou bons indicadores para o futuro. 

Este domingo, os portugueses voltaram a ganhar mais dois pontos na caminhada até ao Europeu 2020. A seleção não entrou bem no jogo e começou a perder, mas rapidamente mostrou quem tem mais qualidade. O treinador, Paulo Pereira, fez alinhar algumas caras novas, o que se refletiu na fraca finalização da equipa e em alguma desconcentração inicial. Aos 10 minutos, os portugueses tinham falhado cinco remates da linha dos seis metros. Uma exclusão aos seis minutos para a equipa da Lituânia virou o jogo e colocou a seleção pela primeira vez na frente no jogo (3-4). A partida ia ficando marcada pela falta de eficácia da seleção, que conseguia criar oportunidades e mostrava boa dinâmica ofensiva. 

É importante frisar que a Lituânia não pôde contar com uma das suas mais mortíferas armas, Jonas Truchanovicius, jogador do Montpellier, de França.

A entrada de Gilberto Duarte no jogo e o génio de Alfredo Quintana iam superiorizando Portugal num jogo em que a principal ameaça lituana era, claramente, Malasinskas. Ao intervalo o resultado era de 10-12.

Alfredo Quintana mostrou, como é habitual, que é um guarda redes de classe mundial
Fonte: FPA

Se na primeira parte pareceu que Portugal ia controlar o jogo, na segunda as coisas foram bem diferentes. O problema da finalização agravou-se e a Lituânia mostrou-se decidida em estragar a festa portuguesa. A vantagem de dois golos foi rapidamente anulada e os nórdicos até conseguiram estar a vencer por quatro golos (19-15). A 15 minutos do fim, Paulo Pereira colocou dois pivots em campo e mudou a defesa, instruindo os seus jogadores a defenderem homem a homem. Decisões certeiras do treinador português que conseguiu uma enorme reação da equipa.

Os últimos 10 minutos foram jogados a um ritmo alucinante com Portugal a correr atrás do resultado, passando para a frente apenas a 60 segundos do fim, e ainda com Alfredo Quintana a defender o último ataque da equipa lituana. Gilberto Duarte foi o melhor marcador da seleção com sete golos apontados.

Portugal soma agora quatro pontos e segue no 2º lugar do grupo 6. Apenas passam à fase final do Europeu os dois primeiros classificados e a seleção já venceu os dois principais concorrentes, Roménia e Lituânia, visto que a França tem o 1º lugar quase assegurado.

EQUIPAS INICIAIS:

Lituânia

Drabavicius, Dumcius, Malasinskas, Barbarskas, Stankevicius, Pleta, Rasimas

Portugal

Rui Silva, Cavalcanti, Alexis Borges, Belone, Diogo Branquinho, Pedro Portela, Alfredo Quintana

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-Vitória SC oficializado no Corinthians por empréstimo do Al Hilal

Kaio César foi emprestado pelo Al Hilal ao Corinthians até ao final da temporada de 2026. O avançado brasileiro já representou o Vitória SC.

Sporting já prepara jogo frente ao Nacional da Madeira: Rui Borges fala com a imprensa no sábado

Rui Borges orientou esta sexta-feira mais um treino do Sporting, tendo em vista o encontro frente ao Nacional da Madeira.

Portugal derrota Suécia e conquista 5.º lugar no Europeu de Andebol: melhor classificação de sempre na competição

Portugal venceu a Suécia por 36-35 e garantiu o 5.º lugar no Europeu de Andebol, alcançando a melhor classificação de sempre na competição.

Já há datas para as partidas entre o Benfica e o Real Madrid

Já são conhecidas as datas e as horas dos encontros entre o Benfica e o Real Madrid, relativos ao playoff da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda te recordas de Ruben Kluivert? Defesa pode mudar de clube ainda em janeiro

Ruben Kluivert pode deixar de ser jogador do Lyon no mercado de janeiro. O defesa conta com interessados nos seus serviços.

Barcelona fecha empréstimo de avançado egípcio do Al Ahly

O Barcelona assegurou o empréstimo com opção de compra de Hamza Abdelkarim. O avançado egípcio representava anteriormente o Al Ahly.

Jhon Durán pode regressar aos campeonatos Big 5: eis o destino do ponta de lança

Jhon Durán deverá abandonar o Fenerbahçe neste mercado de transferências. O Lille pode ser o destino do internacional colombiano.