Luta até ao fim

- Advertisement -

Terminou a fase regular do campeonato nacional de andebol, que resultou no apuramento do Madeira SAD para o grupo A em vez do Belenenses, que fica assim no grupo B.

Na última jornada da fase regular, disputada este sábado, o Belenenses dependia apenas de si próprio para se manter nos seis primeiros lugares (que dariam acesso ao grupo A). Tarefa muito possível se o adversário não fosse o primeiro classificado e campeão em título, Sporting, que acabou por vencer o jogo por 43-31. Já o Madeira SAD cumpriu a tarefa de ter um resultado mais positivo do que o Belenenses, e bateu o ABC numa partida emocionante por 24-23.

Ficaram definidos os seis primeiros, e o grande destaque é o Avanca, que acabou em 5º lugar na fase regular. O clube de Aveiro conseguiu o seu melhor desempenho de sempre num campeonato nacional apesar dos diferentes formatos que a prova já teve.

O melhor ataque desta fase foi o do Sporting com um total de 895 golos marcados e a melhor defesa foi a do FC Porto com 594 golos sofridos, a única equipa com menos de 600 golos consentidos. O melhor marcador é o experiente jogador do Águas Santas, Pedro Cruz, com 232 golos em 26 jogos (média de 8,9 golos por jogo).

Na imagem, o jogador do Águas Santas e melhor marcador da prova, Pedro Cruz
Fonte: Águas Santas

As equipas transitam para a fase final com metade dos pontos que tinham na fase regular. Feitas as contas, no grupo A, o Sporting fica com 38 pontos, o Benfica e o Porto com 36, o ABC com 32, o Avanca com 30 e o Madeira SAD com 28. No grupo B, o Águas Santas e o Belenenses ficam com 27 pontos, o Boa Hora com 22, o Maia Ismai com 21, o Arsenal com 19, o Fafe com 18, e nos últimos lugares o São Bernardo e o Xico Andebol com 17 pontos.

Espera-se uma luta intensa, quer pelo título, quer pela manutenção. O Sporting é favorito a revalidar o título de campeão nacional mas Benfica, Porto (agora apenas a dois pontos do líder) e ABC (a quatro pontos) ainda têm muito a dizer nesta reta final.

Faltam dez jornadas para se saber quem é o campeão nacional, com todas as equipas a defrontarem-se em casa e fora. No grupo B faltam 14 jornadas porque o grupo é constituído por oito equipas. Ainda não se conhece a calendarização, que será revelada na terça feira, após sorteio.

Foto de Capa: Sporting CP

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges e a experiência no comando do Sporting: «No início, foi uma dificuldade enorme»

No último dia do Fórum ANTF, Rui Borges refletiu sobre a sua evolução como treinador e a as dificuldades na chegada ao comando técnico do Sporting.

Luxemburgo de Leandro Barreiro e Letónia voltam a vencer e garantem manutenção na Liga C da Liga das Nações

As seleções do Luxemburgo e da Letónia asseguraram a permanência na Liga C da Liga das Nações, após ultrapassarem Malta e Gibraltar, respetivamente, nos confrontos do play-off de despromoção.

Geovany Quenda e o regresso aos treinos do Sporting: «Mentalmente sempre estive a 100 por cento»

Esta terça-feira, Geovany Quenda regressou aos treinos do Sporting, depois de falhar os últimos quatro meses por lesão.

Sérvia derrota a Arábia Saudita, Noruega e Suíça empatam a zeros e Eslovénia vence Montenegro: Eis os resultados da tarde

A Sérvia recebeu e bateu a Arábia Saudita por 2-1, Noruega e Suíça não foram além do empate a zero e a Eslovénia venceu Montenegro por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Rangers anuncia saída da Rabbi Matondo para o Brann, da Noruega

Rabbi Matondo é o mais recente reforço do Brann. O avançado galês deixou o Rangers a titulo definitivo e o clube já anunciou a saída do extremo.

Rui Borges recebe prémio de treinador do ano da FPF referente a 2024/25

Rui Borges recebeu o prémio de treinador de ano no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol 2026, que se realiza entre os dias 30 e 31 de março.

São Tomé e Príncipe falha acesso à CAN 2027

São Tomé e Príncipe está fora da CAN 2027. A seleção são-tomeense foi derrotada pela Etiópia na ronda preliminar.