📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Luta até ao fim

- Advertisement -

Terminou a fase regular do campeonato nacional de andebol, que resultou no apuramento do Madeira SAD para o grupo A em vez do Belenenses, que fica assim no grupo B.

Na última jornada da fase regular, disputada este sábado, o Belenenses dependia apenas de si próprio para se manter nos seis primeiros lugares (que dariam acesso ao grupo A). Tarefa muito possível se o adversário não fosse o primeiro classificado e campeão em título, Sporting, que acabou por vencer o jogo por 43-31. Já o Madeira SAD cumpriu a tarefa de ter um resultado mais positivo do que o Belenenses, e bateu o ABC numa partida emocionante por 24-23.

Ficaram definidos os seis primeiros, e o grande destaque é o Avanca, que acabou em 5º lugar na fase regular. O clube de Aveiro conseguiu o seu melhor desempenho de sempre num campeonato nacional apesar dos diferentes formatos que a prova já teve.

O melhor ataque desta fase foi o do Sporting com um total de 895 golos marcados e a melhor defesa foi a do FC Porto com 594 golos sofridos, a única equipa com menos de 600 golos consentidos. O melhor marcador é o experiente jogador do Águas Santas, Pedro Cruz, com 232 golos em 26 jogos (média de 8,9 golos por jogo).

Na imagem, o jogador do Águas Santas e melhor marcador da prova, Pedro Cruz
Fonte: Águas Santas

As equipas transitam para a fase final com metade dos pontos que tinham na fase regular. Feitas as contas, no grupo A, o Sporting fica com 38 pontos, o Benfica e o Porto com 36, o ABC com 32, o Avanca com 30 e o Madeira SAD com 28. No grupo B, o Águas Santas e o Belenenses ficam com 27 pontos, o Boa Hora com 22, o Maia Ismai com 21, o Arsenal com 19, o Fafe com 18, e nos últimos lugares o São Bernardo e o Xico Andebol com 17 pontos.

Espera-se uma luta intensa, quer pelo título, quer pela manutenção. O Sporting é favorito a revalidar o título de campeão nacional mas Benfica, Porto (agora apenas a dois pontos do líder) e ABC (a quatro pontos) ainda têm muito a dizer nesta reta final.

Faltam dez jornadas para se saber quem é o campeão nacional, com todas as equipas a defrontarem-se em casa e fora. No grupo B faltam 14 jornadas porque o grupo é constituído por oito equipas. Ainda não se conhece a calendarização, que será revelada na terça feira, após sorteio.

Foto de Capa: Sporting CP

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo César Parente responde ao Bola na Rede: «O Benfica não chegou tanto à nossa baliza»

Paulo César Parente analisou o empate entre o Benfica e o PSG. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho e a vitória do Benfica: «Foram sérios do princípio ao fim»

José Mourinho falou após a vitória do Benfica e consequente passagem para os quartos de final da Taça de Portugal.

Rúben Fernandes após Farense x Benfica: «Tentámos fazer tudo para conseguir passar»

Rúben Fernandes analisou o desfecho do Farense x Benfica. Algarvios foram eliminados nos oitavos de final da Taça de Portugal.

Manu Silva e o regresso à titularidade: «Estou muito feliz e agora é continuar a trabalhar para poder ajudar cada vez mais a equipa»

Manu Silva falou após a vitória do Benfica e consequente passagem para os quartos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica elimina Farense e voa para os quartos de final da Taça de Portugal

O Benfica venceu esta quarta-feira o Farense por 2-0 e qualificou-se assim para os quartos de final da Taça de Portugal.

Kylian Mbappé bisa e fica a um passo de recorde de Cristiano Ronaldo: eis os resultados do dia da Taça do Rei

O Real Madrid tremeu diante do modesto Talavera na Taça do Rei e precisou de uma grande defesa de Andriy Lunin no fim para sair vencedor.

Ivan Baptista: «Valoriza-se pouco o que fizemos na Europa. Entristece-me que não se valorize o que as jogadoras fizeram em campo»

Ivan Baptista analisou o duelo da sexta jornada da fase de liga da Champions League Feminina. O Benfica defrontou o PSG no Estádio da Luz.