Na Champions de andebol, o sonho do Sporting continua… 

O percurso, esta época do andebol do Sporting tem internacionalmente sido, a todos os títulos, notável. O apuramento direto do Sporting para os quartos de final da mais importante competição de andebol da Europa, onde só estão os gigantes da modalidade, é por si só um feito relevante para a equipa leonina.

É verdade que já uma equipa portuguesa tinha chegado, nos idos anos 90, a uma final da Liga dos Campeões. O ABC de Braga, um dos históricos do andebol em Portugal, disputou uma a final contra o Teka Santander de Espanha, em que perdeu numa final em duas mãos, mas neste formato de competição nunca ninguém chegou tão longe até agora como os leões. 

Mas o caminho para este feito inédito nem sempre foi fácil. Na segunda década do século XXI o grande dominador do andebol em Portugal era o F.C.Porto que conquistou o heptacampeonato (sete vezes seguidas entre 2009 e 2014) e mais tarde o penta campeonato (cinco vezes seguidas entre 2019 e 2023). 

Para acabar com essa hegemonia portista a direção do Sporting apostou forte e foi buscar provavelmente o grande pilar atual do andebol dos leões, o ex-jogador internacional e agora treinador Ricardo Costa que já tinha treinado no passado o FC Porto e encontrava-se no Águas Santas. 

Não menos importante que isso foi o facto de Ricardo Costa ter trazido os seus dois filhos para jogarem em Alvalade. Kiko e Martim Costa, que são dois esteios, já com grande importância na seleção nacional. Tem também dois laterais de grande qualidade juntando a outro lateral de grande envergadura física e técnica, Salvador Salvador compõem a espinha dorsal da equipa verde e branca.

Salvador Salvador
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O plantel está bem complementado com dois guardiões internacionais de excelência, o egípcio Aly Abdelmotamed Aly e “só” o suplente da fortíssima seleção da Noruega que defrontou Portugal no último Mundial Andrè Kristensen, que vieram dar uma grande segurança aos postes leoninos. 

Quero destacar também o central espanhol Jan Gurri, de 22 anos, que integrou a seleção espanhola de sub-20. Merecem também referência os pontas, incluindo Diogo Branquinho, contratado ao FC Porto, e os pivôs Edy Silva, do Brasil, e Christian Moga, do Congo, um jogador com grande envergadura física que cria muitas dificuldades às defesas adversárias. 

Foi com este plantel mais alguns elementos importantes que o Sporting conseguiu o triplete na época passada no andebol português, vencendo Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça. 

Este sucesso nas provas internas fizeram Ricardo Costa e a sua equipa sonhar com mais altos voos, nomeadamente a nível internacional na EHF Champions League, onde iriam defrontar os tubarões do andebol internacional e baterem-se de igual para igual com eles. 

O Sporting ficou integrado num grupo de mais sete equipas onde constavam nomes de nível mundial com os franceses do PSG, os húngaros do Veszprém, os alemães do Fuchse Berlin e ainda os polacos do Wisla Plock, entre outras grandes equipas do atual panorama do andebol europeu. 

Só se apuravam diretamente os dois primeiros de cada grupo, o que seria um feito complicadíssimo, o que é certo é que leões conseguiram mesmo esse segundo lugar embora empatados com os seus adversários, mas com vantagem na diferença de golos. 

Sporting jogadores Andebol
Fonte: Ana Paula Andrade / Bola na Rede

Até o próprio apuramento foi épico tendo sido obtido no último jogo com o golo do empate na Polónia nos últimos segundos frente ao Wisla Plock que garantiu o ponto que faltava para a obtenção do apuramento direto para os quartos de final. 

Entretanto, o sorteio para essa fase já se realizou e o Sporting já ficou a conhecer o seu adversário que será o Nantes, jogos que vão decorrer nos dias 23 e 30 de Abril, primeiro em território francês e depois no Pavilhão João Rocha. 

O sonho continua para os comandados de Ricardo Costa que, tal como a seleção nacional, tem todas as condições apesar do confronto ser complicado de estar na final-four da EHF Champions League de andebol. 

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho em conferência de imprensa: «Estou aqui para servir e fazer o Benfica ganhar»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

José Mourinho: «Vou viver para o Benfica e para a minha missão»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

Rui Costa: «É uma honra, privilégio e orgulho ter José Mourinho como treinador do Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

Sporting teve o jogo controlado, terminou a sofrer, mas entra na Youth League com uma vitória diante do Kairat Almaty

O Sporting estreou-se na Youth League com uma vitória diante do Kairat Almaty. Leões venceram por 3-2 num jogo realizado na Cidade do Futebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.