O aspeto psicológico na posição de guarda-redes

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesAlgo que todo o sincero amante de desportos coletivos sabe é que quem leva uma carreira como guarda-redes tem, pelo menos, dois aspetos comuns: a coragem e a loucura… É, também, algo inquestionável para todos os seguidores e praticantes de andebol que a posição de guarda redes tem tido uma importância crescente nos resultados e na qualidade de jogo de qualquer equipa de andebol. Mas será que o treino e a preparação dos guarda-redes têm seguido essa evolução?

O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa Fonte: T-Online
O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa
Fonte: T-Online

Infelizmente, na maioria dos casos, os guarda-redes estão privados das melhores condições para uma preparação especifica e contínua (apesar de, nos últimos anos, ter existido uma grande evolução a este nível). Não me refiro apenas a preparação física e “qualitativa”, refiro-me também a um acompanhamento e preparação psicológica. Para ser guarda-redes, na minha opinião, é necessário ter uma grande preparação psicológica para enfrentar as várias situações desfavoráveis que estes irão ter ao longo da sua carreira, como críticas por erros que não podem ser emendados, momentos decisivos em que é necessário manter a calma, alturas do jogo em que as coisas não estão a correr da melhor maneira e é necessário dar a volta por cima, entre muitas outras situações…

A verdade é que esta é uma posição muito solitária e das que mais críticas recebe quando alguma situação corre menos bem, portanto considero importantíssimo que seja dado um grande apoio psicológico a todos os guarda-redes, desde o inicio da sua carreira. Sendo isto feito, é provável que haja uma melhoria considerável, não só na qualidade, mas também no manter desta qualidade por mais tempo, não ocorrendo tantas oscilações entre bons e maus momentos.

Foto de capa: Montelongo Desportivo

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição e a experiência de disputar uma CAN: «Só quem vive aquela experiência do dia-a-dia com o povo africano, com os adeptos e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou da CAN 2021 com Camarões.

Penafiel volta às vitórias, acentua mau momento do Chaves e deixa lugares de descida de divisão na Segunda Liga

O Penafiel foi a Chaves bater a equipa da casa na 21.ª jornada da Segunda Liga. Triunfo permite ao clube deixar a zona de despromoção.

Fase de subida na Liga 3 arranca com vitória da Académica sobre o Vitória SC B

Foi com um Académica x Vitória SC B que arrancou a fase de subida da Liga 3. Equipa da casa conseguiu vitória pela margem mínima.

Osasuna regressa às vitórias frente ao Celta de Vigo

O Osasuna foi à Galiza vencer o Celta de Vigo por duas bolas a uma, num encontro da 23.ª jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Lille empata na visita ao terreno do último classificado Metz e pode cair dos lugares europeus na Ligue 1

O Lille somou o quinto desaire consecutivo na Ligue 1, mas voltou aos pontos. Empate na visita ao terreno do Metz na 21.ª jornada.

Hellas Verona e Pisa empatam para a Serie A

O Hellas Verona e o Pisa empataram a zero durante esta sexta-feira, num encontro a contar para a 24.ª jornada da Serie A.

Al Ittihad de Sérgio Conceição define 2 renovações prioritárias e quer segurar internacional português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição pensa no plantel ao dispor do técnico. Renovar com Steven Bergwijn e Danilo Pereira é prioridade.