O aspeto psicológico na posição de guarda-redes

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesAlgo que todo o sincero amante de desportos coletivos sabe é que quem leva uma carreira como guarda-redes tem, pelo menos, dois aspetos comuns: a coragem e a loucura… É, também, algo inquestionável para todos os seguidores e praticantes de andebol que a posição de guarda redes tem tido uma importância crescente nos resultados e na qualidade de jogo de qualquer equipa de andebol. Mas será que o treino e a preparação dos guarda-redes têm seguido essa evolução?

O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa Fonte: T-Online
O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa
Fonte: T-Online

Infelizmente, na maioria dos casos, os guarda-redes estão privados das melhores condições para uma preparação especifica e contínua (apesar de, nos últimos anos, ter existido uma grande evolução a este nível). Não me refiro apenas a preparação física e “qualitativa”, refiro-me também a um acompanhamento e preparação psicológica. Para ser guarda-redes, na minha opinião, é necessário ter uma grande preparação psicológica para enfrentar as várias situações desfavoráveis que estes irão ter ao longo da sua carreira, como críticas por erros que não podem ser emendados, momentos decisivos em que é necessário manter a calma, alturas do jogo em que as coisas não estão a correr da melhor maneira e é necessário dar a volta por cima, entre muitas outras situações…

A verdade é que esta é uma posição muito solitária e das que mais críticas recebe quando alguma situação corre menos bem, portanto considero importantíssimo que seja dado um grande apoio psicológico a todos os guarda-redes, desde o inicio da sua carreira. Sendo isto feito, é provável que haja uma melhoria considerável, não só na qualidade, mas também no manter desta qualidade por mais tempo, não ocorrendo tantas oscilações entre bons e maus momentos.

Foto de capa: Montelongo Desportivo

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Henriques: «Infelizmente é o primeiro e o último da época para o Antoine, com toda a certeza»

João Henriques já reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Equipa da Vila das Aves foi eliminada nos quartos de final da Taça de Portugal.

Rui Borges elogia jogador do Sporting: «Terá um futuro risonho»

Rui Borges já reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam e seguiram em frente na Taça de Portugal.

Luis Guilherme: «Muito feliz por ter marcado pela primeira vez»

JOGADOR SPORTING já reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam e seguiram em frente na Taça de Portugal.

Pedro Lima: «O Antoine acabou de chegar, estava a fazer um bom jogo. É orar para ter uma boa recuperação»

Pedro Lima reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Equipa da Vila das Aves foi eliminada nos quartos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting elimina AVS SAD no prolongamento e vai enfrentar FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal

O Sporting venceu o AVS SAD por 3-2 e qualificou-se para as meias-finais da Taça de Portugal. Leões vão enfrentar o FC Porto.

João Henriques não pode substituir Antoine Baroan no tempo regular mas realizou alteração no prolongamento: eis a justificação

João Henriques teve que esperar pelo prolongamento para substituir Antoine Baroan durante a partida entre o AVS SAD e o Sporting.

Chelsea e Newcastle United de olho em ponta de lança da Serie A

O Chelsea e o Newcastle United estão interessados na contratação de Dusan Vlahovic, ponta de lança que representa a Juventus.