O aspeto psicológico na posição de guarda-redes

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesAlgo que todo o sincero amante de desportos coletivos sabe é que quem leva uma carreira como guarda-redes tem, pelo menos, dois aspetos comuns: a coragem e a loucura… É, também, algo inquestionável para todos os seguidores e praticantes de andebol que a posição de guarda redes tem tido uma importância crescente nos resultados e na qualidade de jogo de qualquer equipa de andebol. Mas será que o treino e a preparação dos guarda-redes têm seguido essa evolução?

O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa Fonte: T-Online
O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa
Fonte: T-Online

Infelizmente, na maioria dos casos, os guarda-redes estão privados das melhores condições para uma preparação especifica e contínua (apesar de, nos últimos anos, ter existido uma grande evolução a este nível). Não me refiro apenas a preparação física e “qualitativa”, refiro-me também a um acompanhamento e preparação psicológica. Para ser guarda-redes, na minha opinião, é necessário ter uma grande preparação psicológica para enfrentar as várias situações desfavoráveis que estes irão ter ao longo da sua carreira, como críticas por erros que não podem ser emendados, momentos decisivos em que é necessário manter a calma, alturas do jogo em que as coisas não estão a correr da melhor maneira e é necessário dar a volta por cima, entre muitas outras situações…

A verdade é que esta é uma posição muito solitária e das que mais críticas recebe quando alguma situação corre menos bem, portanto considero importantíssimo que seja dado um grande apoio psicológico a todos os guarda-redes, desde o inicio da sua carreira. Sendo isto feito, é provável que haja uma melhoria considerável, não só na qualidade, mas também no manter desta qualidade por mais tempo, não ocorrendo tantas oscilações entre bons e maus momentos.

Foto de capa: Montelongo Desportivo

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o mais recente reforço do Chelsea neste mercado de verão

O Chelsea anunciou a chegada de Pep Chavarría. Lateral esquerdo assina um contrato válido de cinco temporadas até 2031.

Unai Emery na antevisão à Supertaça Europeia: «Sinto que o clube está a iniciar uma nova era com esta possibilidade de lutar por troféus»

Unai Emery falou à imprensa antes do PSG x Aston Villa. Jogo é referente à Supertaça Europeia e acontece esta quarta-feira.

Cléber Souza oficializado como reforço do Futsal do Benfica

O Benfica anunciou a contratação de Cléber Souza. O internacional brasileiro chega do Al Qadsiah e assinou contrato até 2028.

Ainars Bagatskis confirmado como novo treinador do Basquetebol do Benfica

O Benfica apresentou Ainars Bagatskis como novo treinador de basquetebol. O técnico letão é o sucessor de Norberto Alves.

PUB

Mais Artigos Populares

Alexis Sánchez confirmado como reforço do CF Montreal

Alexis Sánchez assinou pelo CF Montreal e parte para a MLS. O experiente avançado chileno deixou o futebol europeu, depois de passagens em vários clubes relevantes.

Cagliari contrata Kevin Carlos e Daniel Maldini por empréstimo

O Cagliari anunciou a chegada de Kevin Carlos e de Daniel Maldini. O avançado espanhol chegou cedido do Nice e o médio italiano da Atalanta.

PSG garante contratação de avançado que brilhou no Mundial 2026

O PSG já chegou acordo com o Barcelona para a contratação de Ferran Torres. O avançado espanhol foi o autor do golo decisivo na final do Mundial 2026.