O aspeto psicológico na posição de guarda-redes

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesAlgo que todo o sincero amante de desportos coletivos sabe é que quem leva uma carreira como guarda-redes tem, pelo menos, dois aspetos comuns: a coragem e a loucura… É, também, algo inquestionável para todos os seguidores e praticantes de andebol que a posição de guarda redes tem tido uma importância crescente nos resultados e na qualidade de jogo de qualquer equipa de andebol. Mas será que o treino e a preparação dos guarda-redes têm seguido essa evolução?

O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa Fonte: T-Online
O guarda-redes é capaz de mudar o jogo e empolgar os colegas de equipa
Fonte: T-Online

Infelizmente, na maioria dos casos, os guarda-redes estão privados das melhores condições para uma preparação especifica e contínua (apesar de, nos últimos anos, ter existido uma grande evolução a este nível). Não me refiro apenas a preparação física e “qualitativa”, refiro-me também a um acompanhamento e preparação psicológica. Para ser guarda-redes, na minha opinião, é necessário ter uma grande preparação psicológica para enfrentar as várias situações desfavoráveis que estes irão ter ao longo da sua carreira, como críticas por erros que não podem ser emendados, momentos decisivos em que é necessário manter a calma, alturas do jogo em que as coisas não estão a correr da melhor maneira e é necessário dar a volta por cima, entre muitas outras situações…

A verdade é que esta é uma posição muito solitária e das que mais críticas recebe quando alguma situação corre menos bem, portanto considero importantíssimo que seja dado um grande apoio psicológico a todos os guarda-redes, desde o inicio da sua carreira. Sendo isto feito, é provável que haja uma melhoria considerável, não só na qualidade, mas também no manter desta qualidade por mais tempo, não ocorrendo tantas oscilações entre bons e maus momentos.

Foto de capa: Montelongo Desportivo

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eduardo Quaresma: «É festejar este top 8 na Champions League»

Eduardo Quaresma já falou com os jornalistas depois do encontro entre o Athletic e o Sporting, válido pela oitava jornada da Champions League.

Eis os possíveis adversários do Benfica nos playoffs da Champions League

Após a vitória frente ao Real Madrid, o Benfica terminou na 24.ª posição da tabela da Champions League. Estes são os possíveis adversários nos playoffs.

Eis os 6 destaques da vitória épica do Benfica e do apuramento para os playoffs da Champions League

O Benfica venceu o Real Madrid por 4-2 e está na próxima fase da Champions League (playoffs). Eis os destaques do jogo.

Eis os possíveis adversários do Sporting nos oitavos-de-final da Champions League

Após o triunfo frente ao Athletic Bilbao, o Sporting terminou na 7.ª posição da tabela da Champions League. Estes são os possíveis adversários nos oitavos-de-final.

PUB

Mais Artigos Populares

ÉPICO: Anatoliy Trubin marca nos descontos e Benfica vence Real Madrid para continuar na Champions League

O Benfica venceu Real Madrid no Estádio da Luz, mas não conseguiu o apuramento. Resultados nos outros jogos ditaram sorte triste para as águias.

Eis todos os resultados da última jornada da Champions League

Terminada a fase regular da Champions League, confere todos resultados do da 8.ª e última jornada da competição.

De Oihan Sancet até às boas mexidas de Rui Borges: os destaques do Athletic 2-3 Sporting

O Sporting e o Athletic enfrentaram-se na noite desta quarta-feira no San Mamés, em jogo da oitava jornada da Champions League.