O FC Porto bateu o Madeira SAD por 29-20 e conquistou o título de Campeão Nacional de Andebol. O empate bastava para garantir o 21º título nacional mas a equipa do FC Porto voltou a fazer uma excelente partida, não concedendo qualquer veleidade aos madeirenses, e confirmou uma conquista que já estava “encomendada”. Os portistas recuperam um título que nas últimas três épocas fugiu para o ABC e Sporting CP, respetivamente. Com esta conquista os azuis e brancos igualam em número de títulos o Sporting CP, com 21 títulos para ambos os emblemas.

Depois de uma presença fantástica na Taça EHF, onde alcançou o terceiro lugar na prova e confirmado que está o título de Campeão Nacional, a época pode ainda ser mais vitoriosa visto que o FC Porto pode ainda conquistar a Taça de Portugal e fazer desta época a mais vitoriosa de sempre do andebol portista.

Magnus Andersson é o grande obreiro desta conquista
Fonte: FC Porto

Um dos grandes obreiros desta fantástica época é o treinador Magnus Andersson. Chegou ao FC Porto no início da época e as expetativas eram grandes mas o desempenho da equipa superou todas as expetativas. Além dos brilhantes resultados, o andebol praticado é empolgante e extramente atrativo. Com Magnus Andersson, a equipa marca mais 2,7 golos por jogo no campeonato do que há um ano e sofre menos 2,2. Uma palavra também para o treinador adjunto Carlos Martingo, que foi uma peça preponderante para o sucesso dos azuis e brancos.

Mantendo esta estrutura o FC Porto pode iniciar um ciclo vitorioso que se pode prolongar por diversos anos. Existe muita qualidade e juventude neste plantel que é a base da seleção nacional. A época portista fica celebrizada pelo ataque de sete jogadores contra seis que foi decisivo nos principais jogos. Outro dado revelante do andebol empolgante que esta equipa praticou é a quantidade de jogadores que já ultrapassaram a marca dos 100 golos esta época, antes deste jogo eram sete jogadores e outros quatro estavam lá perto. No dia 2 de junho a festa pode e vai continuar na final-four da Taça de Portugal! Parabéns Campeões!

Foto de Capa: FC Porto

Comentários