Andebol: O regresso do grande Sporting

- Advertisement -

cab andebol

Este título podia destinar-se ao futebol leonino, mas não. Hoje vou falar sobre o andebol do Sporting, que tem vivido tempos conturbados, pelo menos no que toca a ser campeão nacional. Os leões, de resto, não são campeões desde 2000/2001, e os cinco títulos seguidos do Porto fizeram com que os dragões ultrapassassem o Sporting no que a títulos toca nesta modalidade, 18-17.

Depois de vários anos em que se via que a equipa tinha qualidade, mas em que faltava experiência e intensidade, o andebol leonino parece ter atingido os níveis de maturidade necessários para lutar pelo título. Depois de ser terceiro classificado nos últimos três anos, a equipa mostra capacidades para lutar de igual com Porto e Benfica, pelo menos numa prova de regularidade, pois em provas a eliminar não tem havido este problema, como mostram as duas últimas Taças de Portugal, ou a Supertaça conquistada no início deste ano.

Plantel 2013/2014 do Sporting.  Tirado do facebook do clube
Plantel 2013/2014 do Sporting.
Tirado do Facebook do clube

Quarta-feira foi dia de derby, em que Benfica e Sporting defrontaram-se pelo 1º lugar, pois caso o Sporting vencesse ia roubar a liderança às águias, e foi precisamente isso que aconteceu. Depois de três derrotas nos últimos três jogos na Luz, os leões venceram por 30-25, mostrando toda a sua qualidade perante um Benfica muito motivado, pois vinha de uma vitória no Dragão Caixa, algo muito difícil de acontecer, seja em que modalidade for.

Ontem realizou-se a 16ª jornada e o Sporting recebeu o Águas Santas, que apesar de ser 5º classificado, estava apenas a 3 pontos do Sporting. Os leões venceram 31-24 a formação da Maia, mantendo assim a liderança com 43 pontos Com menos um ponto seguem o Benfica e ABC que venceram o Avanca e o Fafe respectivamente. O Porto também venceu no Faial e segue a três pontos, mas com menos um jogo.

A evolução dos leões é clara e todos – mesmo os mais desatentos da modalidade – podem ver, se compararem jogos desta equipa com jogos de temporadas passadas. É também de realçar que o orçamento foi diminuído, tal como em todas as modalidades do Sporting.

Mas não é só nas competições internas que o andebol leonino anda a dar cartas. Depois do brilhante feito do Porto no início do ano, o Sporting conseguiu o feito inédito de uma equipa portuguesa se qualificar para a Fase de Grupos da Taça EHF. Vai ser mais um grande desafio para os verde-brancos, mas que vai servir para os jogadores continuarem a evoluir. Por outro lado, devido ao curto plantel, esta fase de grupos vai acarretar à equipa uma grande sobrecarga de jogos, o que pode prejudicar o campeonato, tal como está a acontecer com o Porto.

É portanto de esperar que o andebol leonino continue o seu desenvolvimento e que continue a dar alegrias aos sportinguistas.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti revela decisão de Neymar e aponta à nova geração do Brasil: «Vamos usar os amigáveis para ver os novos talentos em ação»

Carlo Ancelotti confirmou que Neymar não irá voltar à seleção brasileira e revelou que vai preparar a próxima geração da seleção brasileira.

Ricardo Stan é reforço do Sporting

Riccardo Stan, avançado romeno de 14 anos, é o mais recente reforço da formação do Sporting e vai integrar a equipa de sub-15.

Confirmado: Renato Portaluppi é o sucessor de Luís Castro no Grémio

Renato Portaluppi está de regresso ao Grémio. O técnico canarinho é o sucessor de Luís Castro e assinou contrato até ao final da temporada.

Benfica com incerteza para a partida contra o AC Milan

O Benfica ainda não sabe se Alexander Bah vai poder ser utilizado na partida contra o AC Milan, relativa à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados no Al Nassr por João Félix: avançado está descontente e já se conhece a razão

João Félix está insatisfeito no Al Nassr. O internacional português esperava já ter uma proposta de renovação de contrato nas mãos.

Gabriel Veron voltou a usar a camisola do FC Porto

Gabriel Veron foi suplente utilizado durante o encontro entre o FC Porto B e o Vizela, partida relativa à Segunda Liga.

Moreirense vence Marítimo e regressa aos triunfos na Primeira Liga

O Moreirense venceu o Marítimo por 3-1 para a sexta jornada da Primeira Liga. Equipa de Moreira de Cónegos somou os três pontos.