O Sonho Europeu continua vivo!

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDepois de ter sido eliminado da qualificação para a última grande competição de seleções pela Islândia no play-off, Portugal jogava com a Suíça hoje uma cartada decisiva para o apuramento para o Campeonato Europeu na Croácia em 2018.

Com um pavilhão pronto a apoiar a armada lusitana do início até ao fim, a equipa da casa começou a partida com o seguinte 7 inicial: Alfredo Quintana, Fábio Antunes, Gilberto Duarte, Wilson Davyes, Jorge Silva, Pedro Portela e Daymaro Salina (três dos sete titulares não jogam em Portugal). O primeiro golo da partida foi marcado quando já havia passado um minuto e meio do inicio da partida, por Pedro Portela. No entanto, com 5 minutos volvidos, era a equipa forasteira que se encontrava na frente do marcador (2-3). Daymaro Salina, que fez uma exibição muito conseguida, marcou dois golos seguidos que colocaram Portugal no comando do marcador, posição que já não perderia até ao final da partida. A tranquilidade (ou não) de Portugal na partida passaria muito pela exibição de Hugo Figueira e Alfredo Quintana. O guardião do FC Porto não entrou bem na partida, sendo substituído por Hugo Figueira, que foi decisivo para que Portugal conseguisse a primeira vantagem de três golos (11-8), levando a que o treinador dos Suíços pedisse o primeiro time-out.

Deste desconto de tempo surgiu uma mudança ofensiva por parte da equipa forasteira que se iria manter até ao final da partida: os Suíços passaram a atacar com sete jogadores avançados. Esta alteração não levou a nenhum efeito prático, porque a defesa portuguesa esteve muito coesa durante toda a partida (um dos pontos mais positivos da nossa exibição), o que fez com que Portugal saísse para o intervalo com uma vantagem confortável que viria a ser decisiva na gestão do resto do encontro (17-10).

Seleção e adeptos estão juntos num único objetivo: estar na Croácia em 2018!
Seleção e adeptos estão juntos num único objetivo: estar na Croácia em 2018!

A Suíça precisava de vencer este jogo se ainda queria ter alguma réstia de esperança de se apurar para o Europeu. Foi com esse objetivo que entraram na segunda parte, fazendo um parcial de 0-3. Portugal estava a ter alguma dificuldade em segurar a constante superioridade numérica ofensiva dos forasteiros e, portanto, o selecionador nacional pediu time-out aos oito minutos da segunda parte, com o resultado em 19-16. Alguns minutos depois Hugo Figueira voltou a fazer vibrar as bancadas com um golo de baliza a baliza e com algumas intervenções decisivas, fazendo com que o resultado aos 13 minutos fosse 22-17.

Apesar da grande dificuldade em superar a defesa lusa, a equipa suíça foi recuperando da desvantagem do marcador e a seis minutos do final perdia apenas por dois golos (23-21). Nesta altura apareceu Quintana e Fábio Magalhães que colocaram Portugal no caminho da vitória. O resultado final foi 27-22. Com este resultado Portugal subiu ao segundo lugar do Grupo 6, com 5 pontos. Fábio Magalhães foi o melhor marcador da partida com 5 golos.

O Andebol em Portugal está a voltar aos poucos aos seus melhores dias. É importante que ainda se vão cometer alguns erros e sofrer algumas desilusões, mas a Federação está a caminhar no caminho certo para que o Andebol em Portugal volte a ser de grande nível. Nós, adeptos, estaremos cá para apoiar e ajudar em tudo o que consigamos! Força Portugal!

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Diogo Costa volta a entrar no radar do Liverpool

A TeamTalk avança que Diogo Costa é um de quatro candidatos a suceder Alisson na baliza do Liverpool.

Gonçalo Feio antevê Sporting x Tondela e avisa: «Preparar um jogo de futebol só sem bola não é algo em que eu acredite»

Gonçalo Feio fez a antevisão do Sporting x Tondela. O encontro está marcado para esta quarta-feira, às 20h15, referente à jornada 26 da Primeira Liga.

Sporting vai anunciar a renovação de Rui Borges nesta sexta-feira

Rui Borges vai renovar com o Sporting até junho de 2028. O anúncio da extensão do contrato vai ser feito nesta sexta-feira, dia 1 de maio de 2026.

Dodi Lukebakio quebra silêncio e pede desculpa após momento tenso no Benfica x Moreirense: «Não hão desculpa para isso e não é típico de...

Dodi Lukebakio utilizou as redes sociais para pedir desculpa pelo momento de tensão no Benfica x Moreirense, após ter sido substituído por José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça de Portugal: Já é conhecida a data e horário da final entre Benfica e FC Porto

O Jamor vai receber a final da Taça de Portugal Feminina entre Benfica e FC Porto a partir das 17h15 do dia 17 de maio.

Xavi Hernández destaca melhores médios da atualidade, elogia Neymar e aponta futuro de Lamine Yamal: «É um predestinado»

O antigo jogador e atual treinador Xavi Hernández falou sobre futebol atual, destacou jogadores que admira, e jogadores com a forma de jogar similar.

Barcelona tenta todas as opções para manter Marcus Rashford

O Barcelona continua a negociar com o Manchester United o futuro do anvançado inglês, para garantir a continuidade de Marcus Rashford.