📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Oitavos-de-final dominados pela lei do mais forte!

- Advertisement -

Realizaram-se, no sábado passado dia 26 de Janeiro, cinco dos oito jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal de Andebol Masculino – os jogos entre CS Marítimo – AD Modicus Sandim, ABC – SL Benfica e FC Porto – Sporting CP vão realizar-se em Março.

Tal como é normal em eliminatórias de Taça, existiram jogos para todos os gostos. Contudo, a palavra de ordem na maioria dos encontros foi o domínio completo de uma equipa sobre a outra.

Começando pelo primeiro jogo do dia, pelas 15h, a equipa do Madeira SAD (1ªD) recebeu e venceu o Estarreja AC (3ªD). Liderados por Bruno Landim (sete golos) e Francisco Pereira (seis golos), a equipa insular venceu confortavelmente o jogo por 33-20. Tínhamos assim o primeiro apurado para os quartos-de-final. Seguiu-se depois o encontro entre CF Belenenses (1ªD) e AC Sismaria (2ªD). Mais uma vez, a palavra chave neste encontro foi o domínio do Belenenses sobre o Sismaria, com o resultado final de 41-20 a demonstrá-lo claramente. Os atletas Fábio Semedo e Tiago Ferro estiveram imparáveis, acabando com nove e sete golos respetivamente.

De seguida assistimos à grande surpresa da noite, novamente com o Povoa Andebol Clube (2ªD) a emergir vitorioso do confronto com o CCR Fermentões (1ª D), vencendo a partida por 23-19 e eliminando pela segunda eliminatória consecutiva um adversário primodivisionário!

Pelas 18:30 assistimos, muito provavelmente, ao melhor jogo de todos os que se realizaram até ao momento nos oitavos-de-final. Frente a frente o 1º e 2º classificados da 2ª Divisão Zona 3, o Vitória FC e o CCR Alto do Moinho. Num Pavilhão Antoine Velge vestido de gala, com várias centenas de adeptos a comparecerem ao jogo, a equipa do Vitória saiu vencedora por 23-17 e garantiu o seu lugar na próxima eliminatória, em grande parte devido ao enorme apoio vindo das bancadas que contagiou os jogadores sadinos. Um pavilhão que podia muito bem ser comparado com várias equipas da primeira divisão e uma massa associativa que envergonharia até os próprios clubes grandes!

A ligação entre a equipa e o publico foi evidente no final da partida
Fonte: Carlos Santana

Por fim, em São João da Madeira pelas 21 horas, tivemos a última partida do dia, com a AD Sanjoanense (2ªD) a enfrentar a Águas Santas Milaneza (1ªD). Mais uma vez, a palavra chave foi domínio. Os visitantes venceram calmamente por 42-27 e eliminaram a equipa da casa, em grande parte devido à veia goleadora de Mário Lourenço e Pedro Cruz que marcaram oito e sete golos respetivamente.

Ficam assim a faltar jogar três partidas para terminar os oitavos-de-final: o CS Marítimo vai receber o AD Modicus Sandim, dia 3 de Fevereiro pelas 12 horas; o ABC vai receber no Pavilhão Flávio Sá Leite o SL Benfica, dia 16 de Março pelas 17:30; e o FC Porto vai receber no Dragão Caixa o Sporting CP, dia 17 de Março pelas 16 horas.

No entanto, a Federação de Andebol de Portugal já realizou o sorteio dos quartos de final, com o Madeira SAD a defrontar o vencedor do jogo entre ABC e SL Benfica, o Vitória FC vai receber o Águas Santas, o Póvoa Andebol Clube vai jogar contra o vencedor do jogo entre CS Marítimo e AD Modicus, e o CF Belenenses vai defrontar o vencedor do jogo entre FC Porto e Sporting CP.

P.S: Mais uma vez é preciso destacar aquilo que se passou no Pavilhão Antoine Velge em Setúbal. Infelizmente, e ao contrário de outros países, o andebol em Portugal não tem a visibilidade que merece – sendo a modalidade de pavilhão com mais atletas federados (segundo dados de 2017), a maioria dos pavilhões na primeira divisão encontram-se praticamente vazios – e é importante ver um clube com a história do Vitória FC mostrar como se faz e como se enchem recintos desportivos para ver uma modalidade que tem tanto para oferecer como o andebol.

Foto de Capa: Carlos Santana

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto atualiza estado de 2 jogadores e não há boas notícias

Jan Bendarek e Borja Sainz estão lesionados e não vão marcar presença nas respetivas seleções nacionais, ficando no Olival a recuperar.

Trio da Argentina dispensado por falta de vacinação

Julián Álvarez, Nahuel Molina e Giuliano Simeone falham jogo em Angola por falta de vacinação contra a febre amarela.

Renato Paiva volta a criticar John Textor: «Tenho minhas ideias. Se tiver de morrer, morrerei com as minhas ideias»

Renato Paiva recordou a curta e complicada passagem pelo Botafogo, revelando detalhes sobre a sua relação com John Textor, dono do clube.

Diogo Leite está em grande forma no Union Berlim: eis os números do defesa

Diogo Leite recuperou a titularidade no Union Berlim e tornou-se numa das peças mais sólidas da defesa alemã. Com ele em campo, a equipa sofreu menos golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Noruega não exclui Schjelderup do grupo: «Receberá a sua punição na Dinamarca. E é merecida. Por que deveria puni-lo ainda mais?»

Stale Solbakken, selecionador da Noruega, confirma que não excluirá Andreas Schjelderup do grupo. Extremo do Benfica em polémica.

Roberto Mancini aceita proposta e já tem destino praticamente confirmado

Roberto Mancini deverá ser o próximo treinador do Al Sadd. Fabrizio Romano já deu o Here We Go relativo à mudança.

Podcast À Prova de Bola #17 –  A irregularidade do Benfica e o empate frente ao Casa Pia

O À Prova de Bola neste episódio fala do Benfica e dos problemas desportivos no clube encarnado. Em análise, o mau momento da equipa e o recente empate frente ao Casa Pia.