“Os Conquistadores” regressam ao Andebol

- Advertisement -

No final do passado mês de Julho surgiu a notícia no portal Guimarães Digital que o Vitória Sport Clube, através de um protocolo com o CCR Fermentões, vai trazer de volta, na próxima época, a secção de Andebol, com a equipa sénior, que irá competir na III Divisão.

Este era um desejo antigo de Pedro Guerreiro, vice-presidente para as modalidades dos vimaranenses, sendo que o Andebol é uma modalidade com história no Vitória, mas que já se encontrava encerrada desde a década de 90. Este protocolo permite que o CCR Fermentões mantenha as suas equipas de formação, sendo que o Vitória apenas surgirá, neste momento, como equipa sénior.

De recordar que o CCR Fermentões, em 2018/19, apesar de ter conseguido conquistar a manutenção no Andebol 1, desistiu da participação na prova em 2019/20 e suspendeu o escalão sénior do clube. O objetivo seria continuar a apostar na formação e, quando fosse viável economicamente, regressar com a equipa sénior. Passados dois anos, a solução foi outra, passando pelo regresso do histórico Vitória ao escalão sénior. De realçar, ainda, que foi a desistência do Fermentões em 2019 que permitiu o regresso doutro histórico, o Vitória FC, à primeira divisão.

Um dos principais nomes do Andebol nacional nas últimas duas décadas, Carlos Carneiro, fez grande parte da sua formação, de Infantis a Juvenis, nos escalões do Vitória SC. Terminou a sua formação no Francisco de Holanda e no ABC, tendo passado ao longo da sua carreira sénior pelo ABC, Boavista FC, Fafe, Madeira SAD, SL Benfica e nos últimos cinco anos no Sporting CP. Tem 109 internacionalizações e 313 golos por Portugal, tendo participado no EHF Euro 2006. No seu palmarés tem, entre outros, uma Challenge Cup, cinco títulos do Andebol 1, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.

O Central Carlos Carneiro fez iniciou o seu percurso no Vitória SC
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Temos de esperar para ver se o regresso dos “Conquistadores” vai ser vitorioso, mas podemos, desde já, olhar para este regresso de um histórico do desporto em Portugal como algo muito positivo, principalmente numa altura em que o mais fácil seria adiar este esperado e desejado regresso e em que existem imensas equipas que estão a considerar não participar em competições seniores devido às dificuldades financeiras. Uma atitude de louvar e de grande clube, algo que o Vitória SC nos tem vindo a habituar nos últimos anos. Nota ainda para a participação do CCR Fermentões neste acordo que certamente terá sido decisiva para o regresso dos “Conquistadores”.

Foto de Capa: Vitória SC

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto oficializa lateral esquerdo que vem da Premier League: eis os detalhes

Souza é o mais recente reforço do FC Porto. Defesa brasileiro chega ao Dragão por empréstimo do Tottenham até ao final da temporada.

Custou 70 milhões de euros e vai ser emprestado pelo Chelsea ao Tottenham

Mykhaylo Mudryk vai ter novo clube na Premier League. Extremo será emprestado pelo Chelsea ao Tottenham neste verão.

Atalanta supera Bolonha com final dramático: eis os resultados do dia da Serie A

A Atalanta venceu em casa o Bolonha por 1-0 na segunda jornada da Serie A. Lazar Samardzic marcou aos 90+6 minutos.

Barcelona volta a golear e há 3 jogadores com bis: eis os resultados da La Liga

O Barcelona goleou em casa o Rayo Vallecano por 5-2 na terceira jornada da La Liga. Houve bis de Raphinha, Lamine Yamal e de Sergio Camello.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens: «A equipa não acusou o desgaste e fez uma grande primeira parte»

Carlos Vicens reagiu ao resultado do dérbi do Minho da quarta jornada da Primeira Liga, entre Braga e Vitória SC.

Marco Silva e o Benfica x Estoril Praia: «A chave estava muitas vezes no Dahl a vir como terceiro homem no corredor esquerdo»

Marco Silva analisou o Benfica x Estoril Praia. Jogo realizou-se no Estádio da Luz e encerrou a 4.ª jornada da Primeira Liga.

Vasco Matos: «Aquilo que temos vindo a falar da criação de uma cultura de trabalho e hoje acho que demos um passo em frente...

Vasco Matos analisou o Benfica x Estoril Praia. Jogo realizou-se no Estádio da Luz e encerrou a 4.ª jornada da Primeira Liga.