“Os Conquistadores” regressam ao Andebol

No final do passado mês de Julho surgiu a notícia no portal Guimarães Digital que o Vitória Sport Clube, através de um protocolo com o CCR Fermentões, vai trazer de volta, na próxima época, a secção de Andebol, com a equipa sénior, que irá competir na III Divisão.

Este era um desejo antigo de Pedro Guerreiro, vice-presidente para as modalidades dos vimaranenses, sendo que o Andebol é uma modalidade com história no Vitória, mas que já se encontrava encerrada desde a década de 90. Este protocolo permite que o CCR Fermentões mantenha as suas equipas de formação, sendo que o Vitória apenas surgirá, neste momento, como equipa sénior.

De recordar que o CCR Fermentões, em 2018/19, apesar de ter conseguido conquistar a manutenção no Andebol 1, desistiu da participação na prova em 2019/20 e suspendeu o escalão sénior do clube. O objetivo seria continuar a apostar na formação e, quando fosse viável economicamente, regressar com a equipa sénior. Passados dois anos, a solução foi outra, passando pelo regresso do histórico Vitória ao escalão sénior. De realçar, ainda, que foi a desistência do Fermentões em 2019 que permitiu o regresso doutro histórico, o Vitória FC, à primeira divisão.

Um dos principais nomes do Andebol nacional nas últimas duas décadas, Carlos Carneiro, fez grande parte da sua formação, de Infantis a Juvenis, nos escalões do Vitória SC. Terminou a sua formação no Francisco de Holanda e no ABC, tendo passado ao longo da sua carreira sénior pelo ABC, Boavista FC, Fafe, Madeira SAD, SL Benfica e nos últimos cinco anos no Sporting CP. Tem 109 internacionalizações e 313 golos por Portugal, tendo participado no EHF Euro 2006. No seu palmarés tem, entre outros, uma Challenge Cup, cinco títulos do Andebol 1, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.

O Central Carlos Carneiro fez iniciou o seu percurso no Vitória SC
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Temos de esperar para ver se o regresso dos “Conquistadores” vai ser vitorioso, mas podemos, desde já, olhar para este regresso de um histórico do desporto em Portugal como algo muito positivo, principalmente numa altura em que o mais fácil seria adiar este esperado e desejado regresso e em que existem imensas equipas que estão a considerar não participar em competições seniores devido às dificuldades financeiras. Uma atitude de louvar e de grande clube, algo que o Vitória SC nos tem vindo a habituar nos últimos anos. Nota ainda para a participação do CCR Fermentões neste acordo que certamente terá sido decisiva para o regresso dos “Conquistadores”.

Foto de Capa: Vitória SC

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Damaiense pode disputar Primeira Liga Feminina graças a providência cautelar

O Damaiense pode continuar na Primeira Liga Feminina 2025/26. Providência cautelar salvou a equipa da não inscrição.

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Ares despede-se do FC Porto: «Sempre me senti muito identificado com os valores do clube»

Ricardo Ares despediu-se do posto de treinador do FC Porto em Hóquei em Patins. O técnico vai rumar ao Barcelona.

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.