Pontos decisivos | SL Benfica x Sporting CP

    modalidades cabeçalho

    A ANTEVISÃO: ÁGUIAS RECEBEM LEÕES PARA TENTAR ULTRAPASSAGEM

    Um dos duelos mais esperados do Andebol nacional realiza-se finalmente na penúltima jornada da primeira volta da competição. As Águias recebem os Leões no Pavilhão da Luz em desvantagem pontual. Tanto um rival como o outro, só perderam pontos frente ao FC Porto e se o Sporting conseguiu no Pavilhão João Rocha obter um empate no duelo com os Dragões (29-29), o Benfica foi derrotado no Dragão Arena. Com mais um jogo disputado, o FC Porto é líder com mais um ponto do que o SL Benfica e dois do que o Sporting CP.

    As duas equipas saíram ainda de mais um jogo europeu na fase de grupos da Liga Europeia com o Sporting a conseguir uma vitória na Dinamarca frente ao Skjern (30-28). Em oposição, Benfica que perdeu em casa frente ao Montpellier (24-26).

    No Campeonato, é reconhecido a importância dos jogos entre os candidatos ao título, relevância que é realçada no número reduzido de deslizes com equipas com outros objetivos. A última vez que o Benfica não ganhou na I Divisão, tirando os rivais FC Porto e Benfica, foi em Setúbal frente ao Vitória em novembro de 2021. Já a equipa treinada por Ricardo Costa não escorrega contra clubes de outra dimensão desde maio de 2018, na altura, o Águas Santas impôs-se na penúltima jornada em 2018/2019.

    O Águas Santas foi precisamente um dos adversários que mais dificuldades criou dificuldade perdendo contra ambos por apenas dois golos de diferença. Já, pela margem mínima, o Sporting não passou por essa experiência esta época no Campeonato ao contrário dos comandos de Chema Rodriguez que venceram em Varzim o Póvoa por 31-30.

    Em relação aos dados estatísticos esta época, o Sporting tem a defesa mais batida do Campeonato e tem apenas menos três golos marcados do que o Benfica. O Sporting parece ter uma ligeira vantagem sobre o rival até pela resolução da dependência de Francisco Costa nos golos marcados.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Benfica venceu após prolongamento o último jogo, na final da Supertaça, no início desta época;
    2. Nos 62 encontros entre as duas equipas, o Sporting venceu por 32 vezes e o Benfica 23;
    3. Nos 45 jogos na I Divisão, a vantagem leonina é ainda maior com 28 vitórias, enquanto os encarnados só venceram por 12;
    4. Em casa, o Benfica venceu 12 dos 25 encontros realizados contra o Sporting;
    5. Só por duas vezes no Campeonato, esta época, o Benfica não marcou mais de 30 golos: Águas Santas e FC Porto;
    6. O Sporting marcou menos de 30 golos em quatro jogos na I Divisão em 2022/23: ABC, Águas Santas, FC Porto e Vitória FC;
    7. Em relação aos melhores marcadores dos dois clubes na competição, Martim Costa do lado dos leões tem 61 golos apontados, enquanto Petar Djordjic destaca-se com 47 tentos do lado das águias;
    8. O Benfica tem jogadores de 12 nacionalidades diferentes no plantel, já o Sporting tem 10 países representados na formação principal
    9. Dos convocados no último duelo entre as duas equipas para o Campeonato no Pavilhão da Luz (27-30, vitória do Sporting), dois (Lazar Kurkic e Rogério Moraes) já não estão no plantel das águias e três (Duarte Seixas, Erekle Arsenashvili e Matevz Skov);
    10. Este é o último jogo do Campeonato para o Sporting em 2022 que adiou a jogo da jornada seguinte contra o ADA Maia para fevereiro de 2023.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Petar Djordjic (SL Benfica) – O lateral sérvio é o melhor marcador da equipa encarnada e foi inclusivamente o maior concretizado do lado das águias no último jogo entre as duas equipas no Campeonato.

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Martim Costa (Sporting CP) – Se no ano passado foi Francisco Costa que se destacou na concretização, o seu irmão tem vindo a sobressair a fazer pelo menos dez golos ou mais em quatro dos cinco últimos jogos, incluindo um duelo com o FC Porto e dois nas competições europeias.

    EQUIPAS PROVÁVEIS

    SL Benfica: Sergey Hernández, Gustavo Capdeville, Ádám Juhász, Bélone Moreira, Ander Izquierdo, Carlos Martins, Ole Rahmel, Arnaud Bingo, Paulo Moreno, Alexis Borges, Vladimir Vranjes, Demis Grigoras, Tadej Kljun, Leandro Semedo, Luciano Silva, Petar Djordjic

    Treinador: Chema Rodriguez

    Paulo Moreno, capitão da equipa:

    “Estamos focados no nosso trabalho, pensamos jogo a jogo. O Sporting tem estado bem, sabemos da qualidade do plantel, praticam um bom andebol, mas nós também. O jogo é em nossa casa, não podemos perder, não podemos empatar, queremos ganhar. É esse o foco”.

    Sporting CP: Manuel Gaspar, Leonel Maciel, Natán Suárez, André José, Carlos Ruesga, Mamadou Gassama , Francisco Tavares, Josep Folqués, Edney Silva, Patryk Walczak, Espen Vag, Francisco Costa, Edmilson Araújo, Salvador Salvador, Martim Costa

    Treinador: Ricardo Costa

    Salvador Salvador, capitão da equipa:

    O jogo vai ser muito discutido durante os 60 minutos e quem quiser mais vai acabar por conseguir a vitória. Trabalhámos bastante para ir à Luz ganhar e é isso que nós queremos. Temos vindo a fazer uma grande preparação e estamos prontos para enfrentar o SL Benfica. Tal como em todos os outros jogos, vamos encará-lo para ganhar e seria ótimo acabar este ano com uma vitória no campeonato. É para isso que lá vamos”.

    Foto de Capa: Bola na Rede

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.