Porto coroado e Sporting destronado

Chegou ao fim o calendário do Grupo A da fase final do Campeonato nacional de andebol, e o FC Porto foi consagrado campeão português depois de perder em casa frente ao SL Benfica por 31-34.

Na última jornada, os jogos foram realizados à mesma hora e não houve grandes surpresas: o destaque vai para o Belenenses que acabou por vencer o Águas Santas e beneficiar da vitória do Sporting frente ao Madeira, o que acabou por deixar os azuis do Restelo no quinto lugar. Nas outras posições, como já sabemos, o Porto ficou no primeiro lugar, o Sporting em segundo e o Benfica completa o pódio. Em quarto, o Águas Santas, e o Belenenses e o Madeira Sad, que disputaram os últimos lugares do grupo e terminaram com os mesmos pontos (44), em quinto e sexto respetivamente.

O Belenenses não chegava ao grupo A na fase final há vários anos.
Fonte: Os Belenenses

O Porto realizou uma fase final irrepreensível: começou atrás do Sporting, mas conseguiu superar-se a todos os níveis e, até à última jornada, foi invicto. Os azuis e brancos foram a melhor defesa com 256 golos sofridos (menos 6 do que o Benfica) e o melhor ataque com 322 tentos conseguidos (mais 18 do que o Sporting) – tudo somado resulta na melhor época desportiva da equipa de andebol do Porto. Esta equipa alcançou um terceiro lugar histórico na Taça EHF, um campeonato muito ambicionado, e ainda pode conquistar a Taça de Portugal, onde defrontará o Póvoa na meia final.

Pode-se dizer que o grande impulsionador destas conquistas foi o treinador Magnus Andersen – implementou um estilo de jogo muito dinâmico e atrativo, com ideias bem definidas e um plantel completo e mais disciplinado.

Magnus Andersen revolucionou o andebol do FC Porto.
Fonte: FC Porto

Em contraste, a fase final do Sporting foi desastrosa – o Porto ficou à frente por quatro pontos e recordo que o Sporting terminou a primeira fase como líder em igualdade pontual com os azuis e brancos. Os leões somaram três derrotas (contra o Porto, o Benfica e o Águas Santas) e um empate (frente ao Porto). O Sporting acabou por não conseguir conquistar o campeonato (o terceiro seguido) e perdeu-o para o Porto, que teve bastante mérito na conquista. A boa prestação na Liga dos Campeões acabou por limitar a condição física dos pupilos de Hugo Canela e prejudicar as aspirações leoninas ao título.

Já o Benfica terminou com os mesmos pontos do que o Sporting, mas em terceiro devido à menor diferença de golos – 40 golos positivos do Sporting contra 20 do Benfica. A época dos encarnados não foi a que Carlos Resende estava a espera no início da temporada, quando venceu a Supertaça ao Sporting. Um modesto terceiro lugar, um desempenho “normal” na Taça EHF e, na Taça de Portugal, caiu nos oitavos.

Dos três últimos classificados do Grupo A, o Águas Santas somou 46 pontos e o Belenenses e o Madeira Sad 44. O Belenenses teve, como o Águas Santas, três vitórias e sete derrotas, mas a superior prestação da equipa do norte na primeira fase ditou a classificação final. Os azuis terminaram com a pior defesa do grupo (320 tentos sofridos) e a pior diferença de golos (58 golos negativos).

Resta agora a final four da Taça de Portugal, onde ainda estão três equipas deste grupo A – o Porto que vai defrontar o Póvoa, o Madeira Sad e o Águas Santas que vão jogar entre si. O Porto é a equipa favorita à conquista da prova.

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença confirma possibilidade do Mundial de Clubes 2029 em Portugal: «Há conversas iniciais sobre a possibilidade»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença aborda saída de Cristiano Ronaldo da seleção: «A marca Cristiano Ronaldo será eterna e ultrapassa as nossas fronteiras»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença revela 3 possíveis sucessores de Roberto Martínez na seleção

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença e futuro de Roberto Martínez e do impacto de Cristiano Ronaldo na decisão: «Quem decidirá o futuro selecionador nacional será Pedro Proença»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença volta a abrir portas a Supertaça no Estrangeiro: «Quantos emigrantes é que temos na nossa diáspora?»

Pedro Proença concedeu uma entrevista ao Expresso. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Carlos Vicens quer levar Braga em frente na luta pela Europa League: «Em casa estamos em vantagem»

Carlos Vicens fez a antevisão do Braga x Levski Sofia da Europa League. Arsenalistas procuram seguir em frente.

Fábio Veríssimo e comunicado do Benfica contra a sua nomeação: «Não me deixa magoado»

Fábio Veríssimo falou em conferência de imprensa antes da final da Supertaça. Comunicado do Benfica em destaque.