Portugal 35-37 Espanha: Título escapou na ineficácia final

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: ÚLTIMOS 12 MINUTOS FATAIS NA VANTAGEM NACIONAL

Portugal tinha uma oportunidade de ouro para assegurar o título europeu sub-20 frente a Espanha a quem ganhou na Fase de Grupos (36-35). Esta era a segunda presença no jogo decisivo da competição depois de 2010 em que os portugueses perderam frente à Dinamarca.

A Seleção Nacional começou a bom nível, conseguindo uma vantagem de dois golos logo nos primeiros minutos. Contudo, a organização defensiva espanhola atrapalhou os jogadores portugueses e os rivais ibéricos conseguiram dar a reviravolta no marcador antes dos primeiros dez minutos.

A partir dos 16 minutos com o golo de Ricardo Brandão e até ao intervalo, o duelo esteve muito equilibrado com a igualdade a ser a mais prevalente no resultado. Contudo, Portugal conseguiu chegar ao descanso a vencer pela margem mínima com o quarto golo de André Sousa no jogo.

No segundo tempo, a equipa nacional entrou a todo o gás e aproveitando as exclusões de Álex Lodos e de Eneko Furundarena para alargar a vantagem para três golos. Os comandados de Carlos Martingo estavam na melhor fase da partida com Francisco Costa e André Sousa a serem importantes na concretização e Tiago Ferreira a ter várias intervenções importantes na baliza.

A 12 minutos do final, Portugal tinha quatro golos de vantagem (32-28) depois do golo de Ricardo Brandão. No entanto, vários ataques consecutivos falhados permitiram à Espanha chegar à vantagem a sete minutos do final (32-33). A pressão era já muita sobre os jovens portugueses e mesmo com três golos de André Sousa e a desvantagem nacional na margem mínima no derradeiro minuto, a Espanha garantiu o título europeu com um golo de Jan Gurri depois de um time out pedido a 20 segundos do fim.

Apesar da derrota, a Seleção Nacional Sub-20 mostrou argumentos para ganhar o Europeu e demonstrou sobretudo que há muito talento a emergir em Portugal.

A FIGURA

Jan Gurri – O central espanhol esteve muito eficaz no capítulo do remate, aproveitando a passividade da defesa portuguesa. Ativo na construção defensiva alta espanhola e no movimento ofensivo. Destaque também para André Sousa que foi importante na manobra ofensiva e fez 10 golos em 13 tentativas, empurrando a equipa para a frente em fases complicadas em especial no final onde a lucidez faltava.

O FORA DE JOGO


Martim Costa – O lateral acabou por estar abaixo do nível a que costuma jogar. Menos de 50% eficácia nos remates só conseguiu marcar o primeiro golo já perto do intervalo. Melhorou na segunda parte, mas esteve mais discreto do que o habitual neste Europeu e nesta época.

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

A Seleção Nacional Sub 20 apresentou algumas dificuldades iniciais perante a defesa alta espanhola. Com Francisco Costa a ser bastante vigiado, André Sousa teve mais espaço para alvejar a baliza adversária.

Na defesa, os comandados de Carlos Martingo estiveram sob a linha de seis metros entre os esquemas 5×1 e 6×0. Por vezes, os lusos apresentaram uma atitude demasiado passiva na proteção da sua baliza.

EQUIPA E PONTUAÇÕES

Diogo Rêma (5)

Tiago Ferreira (7)

André Sousa (8)

Vasco Costa (6)

Gabriel Viana (6)

Pedro Oliveira (6)

Tiago Teixeira (-)

Nuno Queirós (-)

António Machado (-)

Ricardo Brandão (6)

Gabriel Cavalcanti (6)

Miguel Oliveira (-)

João Gomes (6)

Francisco Costa (7)

Nilton Melo (6)

Martim Costa (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – ESPANHA

A Seleção Espanhola apresentou uma defesa alta para tentar travar o movimento ofensivo de Portugal. No ataque, os espanhóis usaram e abusaram da ponta esquerda para Marti Soler finalizar.

Os selecionados de Rodrigo Reñones usaram eficazmente os ataques rápidos, em especial na minha primeira parte, para conseguirem encontrar espaços para alvejarem a baliza. Na segunda parte, conseguiram mais espaço na zona central, com o central Jan Gurri a destacar-se na facilidade de remate e na concretização.

EQUIPA E PONTUAÇÕES

Daniel Martínez (-)

Roberto Domenech (7)

Jan Gurri (8)

Gorka Nieto (6)

Bruno Reguart (8)

Antonio Martínez (6)

Martí Soler (6)

Carlos Álvarez (6)

Arnau Fernández (6)

Javi Rodríguez (6)

Artur Parera (-)

Eneko Furundarena (6)

Julen Urruzola (-)

Julen Múgica (6)

Daniel Serrano (6)

Álex Lodo (6)

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.