Portugal 24-28 Islândia: Entrada em falso no começo do Euro

- Advertisement -

A CRÓNICA: MURALHA CAPDEVILLE NÃO CHEGOU

Foi a entrada de Portugal no campeonato europeu de Andebol e teve pela frente a seleção da Islândia, prevendo-se um desafio interessante como o primeiro na competição. O que fica, também, na memória, é que a seleção portuguesa teve a preparação afetada por lesões e casos positivos à COVID-19 nos convocados.

O jogo começou com uma grande pressão ofensiva por parte dos “heróis do mar”, mas também uma grande agressividade defensiva dos islandeses (o que ficou demonstrado com a exclusão por dois minutos de Elvar Jonsson, logo ao mesmo minuto da partida).

Enquanto Rui Silva era o cérebro do jogo de Portugal, Gustavo Capdeville era o tronco que mantinha firme e hirta a exibição do coletivo com defesa atrás de defesa. Faltava a concretização dos “golos dados” falhados, ponto onde a Islândia pouco errava.

Portugal começou a acusar alguma pressão, com bastantes perdas de bola. O que “safava” os heróis do mar era o “sufoco” defensivo islandês que abria brechas nos espaços e permitia concretizar. Mas a primeira parte ficou marcada por uma grande carga agressiva, exclusões e uma muralha que fez de tudo o que podia na baliza portuguesa. Na entrada para o intervalo, a Islândia vencia Portugal por 14-10.

Frente a todas as adversidades, Portugal foi mostrando ao longo do encontro que tinha ido para lutar e para vencer. Os jogadores jogaram no limite do esforço, mas, também, nos limites das linhas delimitadoras do terreno de jogo, o que comprometeu bastantes jogadas de perigo.

Os comandados de Paulo Jorge Pereira foram perdendo o controlo do jogo, com a Islândia a aproveitar cada desatenção portuguesa em seu proveito. A vantagem ia dilatando, com Portugal a correr atrás do prejuízo, mas já pouco mais dava para fazer. Num lance, o jogo poderia passar para o 20-23 e, num piscar de olhos, o marcador já se encontrava num 19-25.

Foi, praticamente, neste ponto do jogo que a expectativa e ambição pela vitória “morreu”, porque já era limitado o tempo restante e grande a dilatação no resultado. No final, Portugal acabou vencido pela Islândia, por 24-28.

A esperança reside no jogo frente à Hungria, o próximo desta fase de grupos do campeonato europeu.

 

A FIGURA

Sigvaldi Bjorn Gudjonsson – Deu uma masterclass sobre como atacar no Andebol e fez toda a diferença na equipa da Islândia.

O FORA DE JOGO

Perdas de bola de Portugal – Foi um dos grandes fatores que fizeram custar o jogo a Portugal. Com muitos erros cometidos, a quantidade de perdas de bola fizeram com que a seleção acabasse por perder o controlo do jogo.

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL 

Com um destro a lateral direito, a solução habitual da seleção permitiu criar mais desequilíbrio nesse lado do terreno de jogo. O central Rui Silva foi o verdadeiro “cérebro” da equipa, sendo o construtor ofensivo.

A nível defensivo, Portugal optou por uma defesa bastante aberta, com os jogadores a conseguir tirar proveito da sua estatura perante os islandeses.

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Gustavo Capdeville (7)

Manuel Gaspar (6)

Rui Silva (7)

Victor Iturriza (7)

Alexandre Cavalcanti (6)

António Areia (6)

Fábio Magalhães (6)

Diogo Branquinho (6)

Gilberto Duarte (5)

Daymaro Salina (6)

Angel Hernandez (5)

Tiago Rocha (6)

Salvador Salvador (5)

Miguel Martins (6)

Miguel Alves (6)

Leonel Fernandes (7)

 

ANÁLISE TÁTICA – ISLÂNDIA

A Islândia começou o encontro com uma grande agressividade a nível defensivo, pressionando bastante na defesa individual, não deixando grande margem de manobra ofensiva a Portugal.

Os ataques temporizados e “estudados” foram uma mais-valia para os islandeses, conseguindo encontrar algumas falhas na defesa portuguesa.

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Bjorgvin Pall Gustavsson (7)

Janus Dadi Smarason (6)

Omar Ingi Magnusson (7)

Elvar Jonsson (6)

Aron Palmarsson (7)

Viggo Kristjansson (6)

Bjarki Mar Elisson (7)

Gisli Thorgeir Kristjansson (7)

Arnar Freyer Arnarsson (5)

Ymir Gislason (6)

Olafur Gudmundsson (6)

Viktor Hallgrimsson (6)

Ellidi Vidarsson (6)

Sigvaldi Born Gudjonsson (9)

Kristjan Orn Krisjanssen (5)

Orri Frey Thorkelsson (5)

Artigo revisto por Joana Mendes

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Fernández segue Enzo Maresca e já está confirmado como reforço do Manchester City

Enzo Fernández já foi apresentado como reforço do Manchester City. Médio troca o Chelsea pelos cityzens no último dia de mercado.

Próximo reforço do Benfica neste mercado já aterrou em Lisboa

Claudio Echeverri está em Lisboa. Jovem argentino aterrou esta noite e prepara-se para reforçar o ataque do Benfica de Marco Silva.

Reforços de peso no Deportivo A Coruña: José María Giménez e Marc Casadó chegam do Atlético Madrid e Barcelona

Dupla de peso no Deportivo A Coruña. José María Giménez e Marc Casadó juntam-se ao plantel do emblema recém-promovido à La Liga.

Tosin Adarabioyo esteve na lista do Benfica e acaba no Tottenham por 8 milhões de euros

Tosin Adarabioyo foi oficializado como reforço do Tottenham. O defesa deixa o Chelsea e assina em definitivo pelos spurs.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting contrata defesa-central ao Leganés: «É um grande clube e estou aqui para trabalhar e continuar a crescer»

Djibril Gueye é o mais recente reforço do Sporting no mercado de verão. Defesa-central de 19 anos vai representar a equipa B.

Já custou 72 milhões de euros e vai ser treinado por Martín Anselmi no Elche

Thomas Lemar já foi oficializado como novo jogador do Elche. Internacional francês vai ser treinado por Martín Anselmi.

Jonathan David e Issiaka Kamate juntam-se ao plantel de Diego Simeone no Atlético Madrid

O Atlético Madrid oficializou as contratações de Jonathan David e Issiaka Kamate. Avançado canadiano chega por empréstimo com opção de compra.