O Sporting é bicampeão nacional de andebol. Há claramente um antes e um depois de o Sporting vencer o título em 2016/17. O FC Porto era nada mais nada menos do que heptacampeão nacional – o único na história do andebol português. Nos últimos dois anos, em que os verde e brancos foram vencedores, os dragões têm fraquejado. Aquilo a que os adeptos foram habituados no Dragão Caixa desapareceu como se nunca tivesse existido.

Contudo, a nova temporada vai chegando e parece haver uma mudança de rumo: novo treinador, muitas caras novas e o título nacional acima de tudo. 

O novo treinador é Magnus Andersson. Sueco e com experiência, como jogador (chegou a ser distinguido como MVP do campeonato europeu de 1994, precisamente jogado em Portugal) e como treinador (já venceu uma Liga e uma Taça Dinamarquesa e uma Taça EHF). O cargo que vai ocupar está ligeiramente minado uma vez que a vitória do título nacional é quase obrigatória para este FC Porto.

Com o novo treinador, chegam cinco “caras novas”: três novidades, que são Djibril M’Bengue (ex-Estugarda), Fábio Magalhães (ex-Chartres) e Leonel Fernandes (ex-ADA Mais), e dois regressos, Yoan Balázquez (ex-SD Teucro) e Alexis Borges (ex-Barcelona). Reforços de peso para auxiliar Magnus Andersson. Os trabalhos da equipa começaram há pouco mais de um mês. Um FC Porto que parece rejuvenescido e disposto a deixar tudo em campo. Os jogadores que regressaram este ano ao clube demonstram enorme ambição e vontade de representar os azuis e brancos.

Apesar dos reforços, o Porto manteve as suas principais pérolas
Fonte: FC Porto
Anúncio Publicitário

O caminho parece ser o acertado. Novo treinador, reforços de peso e regressados com melhor nível de competitividade. Os dragões vão ter de suar muito para regressarem àquilo que já foram no andebol. No ano passado não discutiram verdadeiramente o título (foi entre Benfica e Sporting) e o grande objetivo passa por mudar isso. 

O importante agora é esperar para ver se a luta pelo título é a dois, a três ou até a quatro, dependendo da aposta dos outros grandes, ABC de Braga, SL Benfica e Sporting CP. 

A disputa do campeonato nacional de andebol começa precisamente com o FC Porto – Madeira SAD, no dia 29 de agosto, as 20 horas e 30 minutos. O Sporting começa a defesa do título contra o Sporting da Horta, fora, o ABC joga contra o Artística Avanca/Bioria, e o Benfica enfrenta o Maia/Ismai.

Foto de Capa: Carlos Silva Photography/Bola na Rede

Comentários