Seleção em consolidação no topo | Andebol

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A Seleção Nacional de Andebol saiu do Europeu de 2026 de cabeça erguida, com a melhor prestação de sempre e com algo que nem sempre é fácil de conquistar em competições desta dimensão: respeito. Respeito dos adversários, dos adeptos da modalidade e de quem percebe o jogo para lá do resultado cru.

Portugal apresentou-se com uma identidade clara, um andebol moderno, intenso, inteligente nos dois lados do campo e, sobretudo, competitivo. Houve qualidade individual, houve organização coletiva e houve personalidade — aquela capacidade de olhar olhos nos olhos seleções historicamente mais fortes e jogar sem complexos. Esta equipa já não vai aos Europeus para aprender; vai para discutir jogos. A vitória frente à tetracampeã mundial Dinamarca foi o pináculo da prestação. Os Heróis do Mar foram os únicos na competição a derrotar a seleção campeã europeia 2026.

O único resultado verdadeiramente desnivelado ao longo do torneio surgiu frente à França e não pode ser explicado apenas pela qualidade do adversário. Portugal esteve abaixo do seu nível habitual, tanto no plano defensivo como ofensivo, permitiu demasiadas facilidades, revelou pouca agressividade na contenção e teve dificuldades em encontrar soluções no ataque organizado. Ao intervalo, o marcador já refletia esse desnível (28-15), uma diferença de 13 golos que expôs uma primeira parte claramente conseguida pelos franceses. A reação na segunda metade, que reduziu a desvantagem para um resultado final de 46-38, atenuou o impacto do desaire, mas não apaga uma exibição globalmente insuficiente para este patamar competitivo.

No entanto, em termos gerais, este Europeu deixa sinais muito positivos para o futuro. Há talento, há profundidade, há maturidade competitiva e há uma clara sensação de que esta geração ainda não atingiu o seu teto. O andebol português já não vive de surpresas ocasionais: vive de competência sustentada e a história continua no Mundial do próximo ano, presença garantida

Fica a eliminação, sim. Mas fica sobretudo a certeza de que Portugal pertence a este patamar. E que, com prestações assim, o próximo passo não é sonhar — é exigir ainda mais.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas defende soberania do treinador e aborda polémica na seleção: «É claro que um jogador com a dimensão de Cristiano Ronaldo não pode...

André Villas-Boas falou à margem da celebração dos 25 anos da Casa do FC Porto de Chaves. Presidente do clube abordou Cristiano Ronaldo.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Vitória SC

O FC Porto derrotou o Vitória SC por expressivos e categóricos 47-21 na sétima jornada da Primeira Liga de Andebol, num encontro que teve lugar no Dragão Arena.

André Villas-Boas relativiza relvado do Marítimo, mas destaca: «É um dos relvados menos bem classificados da Primeira Liga. Isso está bem documentado e registado»

André Villas-Boas falou à margem da celebração dos 25 anos da Casa do FC Porto de Chaves. Presidente do clube abordou relvado do Marítimo.

André Villas-Boas mostra-se feliz com o regresso de Samu Aghehowa e avisa adversários: «Tem uma fome de golo enorme»

André Villas-Boas falou à margem da celebração dos 25 anos da Casa do FC Porto de Chaves. Presidente do clube abordou recuperação de Samu Aghehowa.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas comenta estreia de reforços do FC Porto: «Acho que é importante dar minutos a alguns jogadores»

André Villas-Boas falou à margem da celebração dos 25 anos da Casa do FC Porto de Chaves. Presidente do clube abordou exibição dos reforços.

Franjo Ivanovic comenta ‘humilhação’ da Croácia: «Nunca vi uma Croácia assim»

A Croácia foi derrotada pela Inglaterra por sete bolas a zero durante este sábado. Franjo Ivanovic reagiu ao encontro.

André Villas-Boas explica chegada de Chris Smalling fora de horas: «Um pedido específico do treinador que o clube aceitou»

André Villas-Boas falou à margem da celebração dos 25 anos da Casa do FC Porto de Chaves. Presidente do clube abordou chegada de Chris Smalling.