SL Benfica | Andebol feminino de regresso ao topo

    Recuperada de lesão, Patrícia Rodrigues não demorou a reassumir-se como uma das referências ofensiva da equipa. Dos reforços, Ana Ursu rapidamente se assumiu como a melhor guarda-redes do Benfica e do campeonato, a pivot Rita Campos mostrou importância na equipa nos dois lados do campo, enquanto a lateral Maria Unjanque fazia estragos com a potencia do seu remate.

    No entanto, mesmo no meio deste percurso vitorioso, nem tudo foram rosas. A ponta-esquerda Margaria Sá Pessoa, uma jovem de 20 anos que começava a afirmar-se na equipa, contraiu uma grave lesão em Janeiro que a afastaria da competição no resto da época.

    Poucas semanas depois, seria a goleadora Maria Unjanque a lesionar-se com gravidade. No entanto, esta conseguiria recuperar a tempo de dar o seu contributo na recta final da temporada.

    Estes percalços levaram o Benfica a recorrer ao mercado a meio da época para suplantar as baixas no plantel. O primeiro reforço para a segunda metade da época seria a estoniana Alina Molkova. Atleta de 24 anos, Alina Molkova é uma jogadora polivalente, que pode jogar a central, a lateral e a ponta-esquerda. Pouco depois seria contratada a ponta-esquerda Jelsia Monteiro, jovem angolana contratada ao 1º de Agosto.

    Mas seria um pouco mais tarde que se daria aquela que é provavelmente, a maior bomba da história do andebol feminino em Portugal. O Benfica contratava a ponta-esquerda ucraniana Viktoriya Borschenko.

    A experiente ponta-esquerda ucraniana encontrava-se a jogar na Rússia, país que viria a deixar em virtude da guerra. Trata-se de uma jogadora de com muita qualidade e com grande experiência internacional e que rapidamente mostrou que tem um andamento competitivo muito superior às restantes jogadoras.

    A equipa encarnada foi derrubando os obstáculos com maior ou menor dificuldade, conseguindo selar as contas do título a quatro jornadas do fim, com uma vitória por 23-27 em casa da Juve Lis. Seria o campeonato nacional conquistado pelo andebol feminino do Sport Lisboa e Benfica.

    Na Taça de Portugal, a equipa foi trilhando o seu caminho, eliminando o ND Santa Joana, o CS Madeira e o AC Vermoim, carimbando o apuramento à Final Four realizada em Santo Tirso no fim-de-semana de 4 e 5 de Junho.

    Depois de uma difícil vitória diante do Alavarium na semi-final por 28-26, a equipa encarnada não teve quaisquer problemas em derrotar o Colégio de Gaia na final por 38-31, conquistando a sua sétima Taça de Portugal na história e conquistando a histórica Dobradinha

    Ao todo, foram dois troféus conquistados e 30 vitórias em 31 jogos. João Alexandre Florêncio, para além de ter recolocado esta secção na rota dos títulos, conseguiu ainda o feito inédito de se sagrar campeão nacional pelo Benfica no masculino e no feminino. Esta equipa mostrou ser mais forte que todas as outras e tem condições para criar um ciclo hegemónico na modalidade.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.