📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica na Fase de Grupos da EHF Cup

- Advertisement -

O SL Benfica disputou nos dias 16 e 23 de novembro o acesso à Fase de Grupos da EHF Cup, a segunda mais importante competição europeia de clubes. Para cumprir o objetivo as “águias” tinham pela frente os croatas RK Nexe.

A primeira mão disputou-se na Croácia. O início no jogo foi equilibrado, mas os encarnados não conseguiram acompanhar o ritmo do jogo, deixando a equipa croata assumir o comando do marcador. Ao intervalo, o RK Nexe vencia 18-12 e o Benfica precisava de recuperar a desvantagem para a missão em Portugal não ser praticamente impossível. As principais melhorias da equipa de Carlos Resende foram na defesa, o que levou a que fosse possível reduzir a desvantagem no marcador para quatro golos, sendo o placar final 30-26. Não sendo um bom resultado, ao menos foi possível reduzir a desvantagem de seis golos do intervalo. Para as “águias” alcançarem a Fase de Grupos seria preciso vencer na Luz por cinco golos ou mais ou por quatro golos caso o RK Nexe marcasse menos de 26 golos.

Deste modo, o jogo da segunda mão era decisivo não só para a eliminatória, mas também para a época do Benfica, já que a equipa tem tido dificuldades em competir com o Sporting CP e o FC Porto a nível interno, tendo já perdido dois jogos com os dois rivais, ambos no Pavilhão da Luz. A tarefa à partida já era difícil e ainda mais ficou com as ausências de Petar Djordjic, melhor marcador da partida da primeira mão, e de Fábio Vidrago.

Sabendo que estava obrigado a vencer por pelo menos quatro golos, a equipa de Carlos Resende assumiu logo a vantagem no marcador no início da partida com uma defesa muito consistente e um ataque bem organizado. Ao intervalo, o resultado era 12-10, o que era insuficiente para atingir os objetivos da equipa. Durante a segunda parte, o Benfica teve, por várias vezes, vantagens de três/quatro golos, mas nunca conseguia adiantar-se no marcador de forma a ter uma vantagem mais segura, quer por falhas técnicas, quer pela boa exibição do guarda-redes da equipa adversária.

Na reta final da partida, o Benfica apenas tinha um golo de vantagem (24-23), adivinhando-se grandes dificuldades para alcançar um resultado que permitisse avançar a eliminatória. Mas nesse momento apareceram as grandes figuras, o capitão Paulo Moreno e o guardião Borko Ristovski, que foram decisivos nos últimos minutos com defesas e golos. Foi, inclusive, o pivot do Benfica que marcou o último golo da partida, mas ao regressar para a defesa cometeu um erro infantil que poderia ter sido fatal: impediu a reposição de bola do RK Nexe, sendo, assim, expulso e a equipa croata teve direito a um livre de sete metros que sendo concretizado teria eliminado o Benfica. Felizmente para o Benfica e para o Andebol Português, Dumencic desperdiçou a oportunidade e os encarnados apuraram-se para a Fase de Grupos da EHF Cup.

O momento chave da eliminatória: a bola à trave no último suspiro da partida
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Estas são boas notícias para o SL Benfica, já que uma boa prestação europeia pode ser a última esperança para uma boa época e para Carlos Resende, que está no último ano de contrato, manter o seu lugar como treinador, já que o Benfica não parece ter as mesmas armas para lutar pelo campeonato com o FC Porto e o Sporting CP em níveis de Liga dos Campeões. Mas estas são também boas notícias para o Andebol Português, já que ao mesmo tempo que o FC Porto e o Sporting CP estão encaminhados para se apurarem para a próxima fase da EHF Champions League, o SL Benfica vai estar na Fase de Grupos da EHF Cup.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim eleito Treinador do Mês da Premier League pela primeira vez

Ruben Amorim foi eleito treinador do mês da Premier League. É a primeira vez que o técnico português vence o troféu ao serviço do Manchester United.

Eis os 4 destaques da derrota do Braga frente ao Genk na Europa League

O Braga sofreu a primeira derrota na Europa League na 4.ª jornada por 4-3. Eis os destaques do jogo na Pedreira.

Ruben Amorim destaca jogador do Manchester United: «Tem muita força mental»

Ruben Amorim deu uma nova entrevista em Inglaterra. Técnico do Manchester United deixou vários elogios a Harry Maguire.

Ruben Amorim explica maior lição após 1 ano no Manchester United: «Não sabia disso enquanto treinador»

Ruben Amorim deu uma nova entrevista em Inglaterra. Técnico português abordou vários temas, entre eles a maior lição.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Guedes quer voltar à Seleção Nacional: «É onde todos os jogadores portugueses querem estar»

Gonçalo Guedes quer regressar à Seleção Nacional. Avançado da Real Sociedad tem noção da dificuldade que é nos dias de hoje.

Benfica cancela conferência de José Mourinho por ser dia de eleições

O Benfica não vai realizar conferência de antevisão ao jogo com o Casa Pia. Dia das eleições motivou decisão das águias.

Abel Ferreira indignado: «Estamos a discutir títulos e a perder jogadores para as seleções fazerem jogos amigáveis…»

O Palmeiras jogará contra o Santos (partida em atraso) no meio da pausa internacional. Abel Ferreira lamenta desfalque.