SL Benfica na Fase de Grupos da EHF Cup

- Advertisement -

O SL Benfica disputou nos dias 16 e 23 de novembro o acesso à Fase de Grupos da EHF Cup, a segunda mais importante competição europeia de clubes. Para cumprir o objetivo as “águias” tinham pela frente os croatas RK Nexe.

A primeira mão disputou-se na Croácia. O início no jogo foi equilibrado, mas os encarnados não conseguiram acompanhar o ritmo do jogo, deixando a equipa croata assumir o comando do marcador. Ao intervalo, o RK Nexe vencia 18-12 e o Benfica precisava de recuperar a desvantagem para a missão em Portugal não ser praticamente impossível. As principais melhorias da equipa de Carlos Resende foram na defesa, o que levou a que fosse possível reduzir a desvantagem no marcador para quatro golos, sendo o placar final 30-26. Não sendo um bom resultado, ao menos foi possível reduzir a desvantagem de seis golos do intervalo. Para as “águias” alcançarem a Fase de Grupos seria preciso vencer na Luz por cinco golos ou mais ou por quatro golos caso o RK Nexe marcasse menos de 26 golos.

Deste modo, o jogo da segunda mão era decisivo não só para a eliminatória, mas também para a época do Benfica, já que a equipa tem tido dificuldades em competir com o Sporting CP e o FC Porto a nível interno, tendo já perdido dois jogos com os dois rivais, ambos no Pavilhão da Luz. A tarefa à partida já era difícil e ainda mais ficou com as ausências de Petar Djordjic, melhor marcador da partida da primeira mão, e de Fábio Vidrago.

Sabendo que estava obrigado a vencer por pelo menos quatro golos, a equipa de Carlos Resende assumiu logo a vantagem no marcador no início da partida com uma defesa muito consistente e um ataque bem organizado. Ao intervalo, o resultado era 12-10, o que era insuficiente para atingir os objetivos da equipa. Durante a segunda parte, o Benfica teve, por várias vezes, vantagens de três/quatro golos, mas nunca conseguia adiantar-se no marcador de forma a ter uma vantagem mais segura, quer por falhas técnicas, quer pela boa exibição do guarda-redes da equipa adversária.

Na reta final da partida, o Benfica apenas tinha um golo de vantagem (24-23), adivinhando-se grandes dificuldades para alcançar um resultado que permitisse avançar a eliminatória. Mas nesse momento apareceram as grandes figuras, o capitão Paulo Moreno e o guardião Borko Ristovski, que foram decisivos nos últimos minutos com defesas e golos. Foi, inclusive, o pivot do Benfica que marcou o último golo da partida, mas ao regressar para a defesa cometeu um erro infantil que poderia ter sido fatal: impediu a reposição de bola do RK Nexe, sendo, assim, expulso e a equipa croata teve direito a um livre de sete metros que sendo concretizado teria eliminado o Benfica. Felizmente para o Benfica e para o Andebol Português, Dumencic desperdiçou a oportunidade e os encarnados apuraram-se para a Fase de Grupos da EHF Cup.

O momento chave da eliminatória: a bola à trave no último suspiro da partida
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Estas são boas notícias para o SL Benfica, já que uma boa prestação europeia pode ser a última esperança para uma boa época e para Carlos Resende, que está no último ano de contrato, manter o seu lugar como treinador, já que o Benfica não parece ter as mesmas armas para lutar pelo campeonato com o FC Porto e o Sporting CP em níveis de Liga dos Campeões. Mas estas são também boas notícias para o Andebol Português, já que ao mesmo tempo que o FC Porto e o Sporting CP estão encaminhados para se apurarem para a próxima fase da EHF Champions League, o SL Benfica vai estar na Fase de Grupos da EHF Cup.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal goleia na Bélgica e Real Madrid vence na visita ao Paris FC: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quarta-feira, o Arsenal e o Real Madrid venceram na primeira mão dos playoffs da Champions League Feminina.

Lazio derrota o Bolonha nos penáltis e qualifica-se para as meias-finais da Taça de Itália

Após um empate a uma bola em 120 minutos, a Lazio levou a melhor sobre o Bolonha nos penáltis e garantiu a passagem às meias-finais da Taça de Itália.

Liverpool escapa com vitória curta no terreno do Sunderland

Na 26.ª jornada da Premier League, Virgil Van Dijk voltou a ser herói no triunfo do Liverpool sobre o Sunderland por uma bola a zero.

Real Sociedad leva a melhor sobre o Athletic na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei

A Real Sociedad venceu pela margem mínima na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei frente ao Athletic. Gonçalo Guedes assistiu o golo da vitória.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique garante passagem às meias-finais da Taça da Alemanha com triunfo sobre o RB Leipzig

O Bayern Munique recebeu e bateu o RB Leipzig por duas bolas a zero nos quartos-de-final da Taça da Alemanha.

Sporting perde com Hammarby e está em desvantagem nos quartos de final da Taça Europa Feminina

O Sporting perdeu em casa com o Hammarby por 1-0 na primeira mão dos quartos de final da Taça Europa Feminina.

Manchester City derrota Fulham de Marco Silva: eis os resultados do dia da Premier League

O Manchester City venceu o Fulham de Marco Silva por 3-0 na jornada 26 da Premier League. Antoine Semenyo marcou e assistiu.