Sporting CP 28-29 FC Porto: Dragões isolam-se na liderança

- Advertisement -

A CRÓNICA: DRAGÕES GARANTEM VITÓRIA NO ÚLTIMO LANCE

 

À partida para este jogo, FC Porto e Sporting CP partilhavam a liderança do campeonato. O clássico assumia assim proporções ainda mais relevantes.

O Sporting entrou melhor no jogo. Com bastante apoio no Pavilhão João Rocha, a equipa da casa chegou a estar a vencer por quatro golos de diferença durante a primeira parte. Manuel Gaspar esteve imponente na baliza e Francisco Costa destacou-se de longe nas finalizações pela capacidade de penetração na defesa adversária e facilidade de remate.

Já o Porto lidou com algumas dificuldades a nível da eficácia ofensiva, nomeadamente nos livres de sete metros. Três das situações de bola parada não foram concretizadas. De destacar também as muitas exclusões de dois minutos para as duas equipas o que mostra a agressividade na disputa de cada lance. Ao intervalo, os leões venciam por 13-10.

No segundo tempo, os portistas contaram com Frandsen inspirado na baliza e melhoram frente à baliza adversária. Ao minuto 38, os dragões não só conseguiram colocar-se em vantagem como também conseguiram uma vantagem por dois golos, depois de terem marcado uma série de três golos sem resposta leonina. A verdade é que o Sporting não voltaria a estar em vantagem.

Já os leões continuavam a contar com a criatividade de Francisco Costa para não deixarem os dragões fugirem no marcador.

Nos últimos dez minutos, o Sporting aumentou a pressão ofensiva e levou mesmo a que Daymaro Salina fosse expulso a sete minutos do fim. Os jogadores do Porto ficaram mais ansiosos, cometendo erros que levaram a que perdessem a vantagem que chegou a ser de três golos. A dois minutos do fim, o Sporting igualava o marcador (26-26).

Os dois treinadores pediram desconto de tempo, nestes últimos momentos de jogo para darem as últimas instruções, numa fase em que as duas equipas podiam ganhar. Os dois conjuntos não facilitaram ofensivamente e chegaram coladas no resultado (28-28) a 20 segundos do término do jogo. Os dragões tinham a última posse de bola no jogo e os visitantes tentaram uma marcação alta para não só impedir que o adversário marcasse, mas para ainda tentar chegar ao golo. Contudo, o melhor marcador do lado dos dragões fez o tento da vitória.

Os portistas conseguem assim isolar-se na liderança e afastar-se dos leões, num duelo bastante intenso quer física, quer psicologicamente.

A FIGURA

Kiko Costa Sporting
Fonte: Sporting CP

Francisco Costa – Os leões perderam, é certo, mas o jovem jogador fez 19 (!) dos 28 golos da equipa. Quando o Sporting parecia que não tinha espaço para visar a baliza adversária, Francisco Costa arranjava sempre forma. Eficaz também nos livres de sete metros. Importante também como organizador na manobra ofensiva leonina.

O FORA DE JOGO

Pedro Cruz – O experiente andebolista do Porto não esteve ao seu melhor nível hoje. Pouco eficaz a nível dos livres de sete metros, também por culpa do guarda-redes leonino Manuel Gaspar. Cometeu um erro que podia ter custado a vitória, ao hesitar e falhar um passe, permitindo que o Sporting conseguisse igualar o resultado.

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

O técnico Ricardo Costa apostou numa defesa subida, em especial, nos últimos minutos do jogo com uma marcação quase homem a homem. Ofensivamente, Francisco Costa foi o maestro da equipa e o mais concretizador perante alguma dificuldade que a equipa teve, especialmente na segunda parte, para desequilibrar a defensiva portista.

EQUIPA E PONTUAÇÕES

Matevz Skok (7)

Manuel Gaspar (7)

Yassine Belkaid (6)

Natán Suárez (6)

Carlos Ruesga (6)

Hanser Rodríguez (6)

Mamadou Gassama (6)

Francisco Tavares (6)

 Josep Folqués (6)

 António Machado (6)

 Jonas Tidemand (6)

Erekle Arsenashvili (6)

 Edmilson Araújo (6)

 Francisco Costa (8)

Salvador Salvador (7)

Jens Schongarth (6)

Martim Costa (7)

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

O técnico Magnus Anderssen apostou na defesa, muito pressionante sobre o portador da bola, obrigando o Sporting a recorrer as laterais. Ofensivamente tentou explorar os pontas para chegar à baliza adversária.

EQUIPA E PONTUAÇÕES

Nikola Mitrevski (7)

Sebastian Frandsen (7)

Diogo Oliveira (-)

Rui Silva (6)

Leonel Fernandes (6)

Diogo Branquinho (6)

 António Areia (8)

Miguel Alves (6)

Victor Iturriza (6)

Daymaro Salina (6)

Jesús Hurtado (6)

 Pedro Valdés (6)

 Pedro Cruz (6)

 Djibril M´Bengue (6)

Ivan Sliskovic (6)

 Fábio Magalhães (6)

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Margarido na mira de Rui Rodrigues para assumir o comando técnico do Vitória SC

Rui Rodrigues quer contratar Tiago Margarido para o comando técnico do Vitória SC. O novo presidente vai falar com Gil Lameiras.

Faz-se história: Curaçau é o país mais pequeno a jogar um Mundial

O Curaçau é o país mais pequeno da história a jogar um Mundial. Entretanto, também já marcaram o seu primeiro golo.

Sami Khedira pode acompanhar José Mourinho no Real Madrid: eis as novidades

Sami Khedira é o favorito para integrar a equipa técnica de José Mourinho. Técnico português teve conversas com o ex-jogador.

Ataque ao mercado: eis as 5 contratações já fechadas no Real Madrid

O Real Madrid tem fechadas cinco contratações até ao momento: José Mourinho, Denzel Drumfries, Konaté, Bernardo Silva e Cucurella.

PUB

Mais Artigos Populares

Oficial: Pedro Porro renova contrato com o Tottenham

O Tottenham anunciou este domingo a renovação de contrato de Pedro Porro. Lateral está no clube desde 2022/23.

Nova medalha para Portugal: Fernando Pimenta tricampeão europeu em K1 5000 metros

Fernando Pimenta conquistou novamente a prova de K1 5000 metros. Atleta português é agora tricampeão europeu.

Sporting entra na corrida por médio: Há concorrência e clube na linha da frente

O Sporting entrou na corrida por Cheveyo Tsawa. Leões olham para o médio como uma possível alternativa a Sergi Altimira.