Sporting CP 26-23 FC Porto: “Show” de Skok!

- Advertisement -

Grande clássico de andebol esta quarta-feira. Em partida referente à 18ª jornada do Campeonato Andebol 1, Sporting CP e FC Porto defrontaram-se no Pavilhão João Rocha, que se vestiu de gala com 2602 espetadores, num jogo cheio de emoção.

Com uma enorme atmosfera no pavilhão, proporcionada pelos 2602 espetadores presentes, o FC Porto entrou mais forte. Com Alfredo Quintana num excelente momento de forma, a equipa da casa tinha dificuldades em ultrapassar o guardião portista, que ia defendendo grande parte das tentativas ofensivas do Sporting CP de tal forma que, aos cinco minutos de jogo, o marcador já assinalava um 5-2 favorável aos visitantes.

Tal como tem sido recorrente ao longo a época, os comandados de Hugo Canela entraram extremamente nervosos na partida, colecionando falhas técnicas no plano ofensivo e defensivo. Aos dez minutos de jogo, a partida teve de ser interrompida durante largos minutos devido ao lançamento de objetos para dentro de campo por parte da claque sportinguista. Essa pausa acabou por beneficiar o infrator, uma vez que, de seguida, o Sporting CP voltou ao jogo mais calmo e assertivo em ambos os planos de jogo. Aos 22 minutos, o FC Porto continuava na frente do marcador, em grande parte devido à entrada do jovem Miguel Martins – que cada vez mais se afirma como o jogador mais influente da equipa, a par de Alfredo Quintana – em jogo, conferindo velocidade e clarividência no momento ofensivo.

Apesar de ter havido uma aproximação por parte da equipa leonina, a maior eficácia no momento da finalização por parte do FC Porto ia fazendo a diferença e permitia-lhe manter a vantagem – pontas António Areia e Diogo Branquinho iam sendo os mais esclarecidos – de tal forma que, ao intervalo, o marcador assinalava 12-15 favorável à equipa visitante.

A segunda parte foi diferente, apesar de ter começado de forma bastante semelhante. O Sporting CP procurava anular a desvantagem trazida do primeiro tempo, mas o FC Porto ia-se mostrando extremamente coeso – uma caraterística que tem demonstrado ao longo da época. No entanto, a equipa da casa vinha do intervalo com a lição mais bem estudada no plano defensivo e desde cedo se percebeu que os jogadores portistas teriam de trabalhar mais para marcar golos na segunda parte.

Aos 39 minutos, o ponta-direita Valentin Ghionea falhou o seu primeiro livre de sete metros e, na resposta, o FC Porto conseguiu fazer o 15-19, aumentando a vantagem para quatro golos de diferença. Nas bancadas temia-se o pior, mas depois apareceu Skok. Matevz Skok.

O guarda-redes esloveno apareceu quando a sua equipa mais precisava, fechando a baliza a sete chaves nos últimos 22 minutos e permitindo a reviravolta no marcador. Uma série de três defesas consecutivas permitiu à equipa conseguir um parcial de 3-0, deixando a desvantagem em apenas um golo. O FC Porto encontrou-se e conseguiu voltar a encontrar o caminho para o golo, mas, nesse momento, e embalado pela força vinda da bancada, o Sporting CP já tinha ganhado confiança. O empate chegou aos 18 minutos e, desse momento para a frente, assistiu-se a uma autêntica batalha.

Cada ataque tinha de ultrapassar uma autêntica muralha defensiva
Fonte: FPA

Ambas as equipas procuravam a vitória mas Skok ia fazendo a diferença. Ao defender o seu segundo livre de sete metros na segunda parte, permitiu à equipa de Hugo Canela atingir pela primeira vez a liderança no marcador à passagem do minuto 25, por intermédio de Frankis Carol. Esse foi um momento decisivo na partida, uma vez que, desse momento para a frente, e pela primeira vez na partida, se viu uma equipa portista completamente desnorteada, procurando o golo com mais coração do que com cabeça.

As falhas técnicas sucediam-se e o Sporting CP ia aproveitando para dilatar a vantagem no marcador, com o resultado final a ser de 26-23 favorável ao Sporting, um resultado que não espelha o equilíbrio que se sentiu durante a partida.

EQUIPAS

Sporting CP: Matevz Skok, Ivan Nikcevic (2), Frankis Carol (5), Bosko Bjelanovic, Pedro Valdes (2), Edmilson Araújo (3), Valentin Ghionea (8), Rafael Paulo, Carlos Ruesga (2), Pedro Solha (1), Aljosa Cudic, Tiago Rocha, Carlos Carneiro, Fabio Chiuffa, Nuno Reis, Luís Frade (3).

FC Porto: Alfredo Quintana, Diogo Branquinho (4), Fábio Magalhães (2), Rui Silva (1), Djibril Mbengue (2), António Areia (7), Alexis Borges (1), Victor Iturriza, Leandro Semedo, Yoan Blanco, Miguel Martins (3), Angel Zulueta, Daymaro Salina (1), Leonel Fernandes, Thomas Bauer, Miguel Alves (1).

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Viníciu Júnior e Lucas Paquetá abordam a lesão de Raphinha: «Acho que foi a mesma da última vez»

Depois de apontar um golo e uma assistência, Vinícius Júnior analisou o Brasil x Haiti e lamentou a lesão do compatriota Raphinha.

Ramón Álvarez de Mon em exclusivo ao Bola na Rede: «José Mourinho chega a esta segunda etapa agradecido pela oportunidade»

Ramón Álvarez de Mon esteve à conversa com o Bola na Rede. A mudança de José Mourinho para o Real Madrid foi o tema dominante.

Inter Milão paga três milhões de euros e assegura a contratação de guarda-redes da Lazio

Ivan Provedel será reforço do Inter Milão a troco de 3 milhões de euros. O guarda-redes de 32 anos representou a Lazio durante quatro temporadas.

Carlo Ancelotti analisa vitória do Brasil e confirma regresso de Neymar: «Vai estar à disposição no jogo contra a Escócia»

Carlo Ancelotti reagiu ao triunfo do Brasil por 3-0 frente ao Haiti e confirmou que Neymar estará disponível para o último jogo da fase de grupos do Mundial.

PUB

Mais Artigos Populares

Para fazer estragos? Sporting conta 3 internacionais portuguesas para a posição de ponta de lança

O Sporting passou a ter três internacionais portuguesas disponíveis para a posição de ponta de lança, depois da chegada de Ana Dias.

Uruguai x Cabo Verde em canal aberto: Onde ver os Tubarões Azuis a tentar fazer história novamente?

Cabo Verde enfrenta o Uruguai às 23h deste domingo, na segunda jornada do Grupo H do Mundial 2026. Jogo será transmitido na Sport TV 5 e Livemode TV.

Marco Silva com poder no Benfica: treinador ‘encosta’ alvo dos encarnados

Marco Silva não fecha a porta a uma chegada de um novo ponta de lança ao Benfica, mas Wout Weghorst não entra nos planos do treinador.