A CRÓNICA: ENCARNADOS SEMPRE NA FRENTE DO MARCADOR
O SL Benfica levou de vencida os polacos do SPR Wisła Płock SA nas meias-finais da Liga Europeia da EHF, a segunda competição europeia de Andebol.
A jogar a Final Four na sua cidade, as águias entraram melhor e estava a ganhar por três golos de diferença a meio da primeira parte (5-2). O guarda-redes espanhol Sergey Hernández fez várias defesas importantes para conquistar o avanço no marcador.
Another save from Sergey Hernandez 😱🤯 @SLBenfica Best goalkeeeper today? 🔥 pic.twitter.com/UojhxfNOMV
— EHF European League (@ehfel_official) May 28, 2022
Até ao intervalo, o Benfica esteve sempre em vantagem no marcador, mas viu por duas vezes os polacos a conseguirem estabelecer a margem mínima no marcador. Ao intervalo, os encarnados ganhavam por dois golos de diferença (10-8), num primeiro tempo com poucos tentos.
Na etapa complementar, o Wisła Płock sofreu um contratempo muito cedo. O ponta esquerda Krajewski foi expulso aos 2´ e o Benfica conseguiu, nos minutos seguintes, alargar a vantagem no resultado para seis golos a 20´ do fim.
⚡️ Lazar Kukic ✖️ Petar Djordjic 💥
The life is easy in Portugal 🇵🇹 #ehffinals #ehfel @SLBenfica pic.twitter.com/bzLJB3OtvD
— EHF European League (@ehfel_official) May 28, 2022
Após um timeout pedido pelo treinador dos polacos, o Wisła Płock parecia que ia conseguir estabilizar e reduzir a desvantagem no marcador. Contudo, várias falhas ofensivas levaram a que os encarnados cavalgassem definitivamente para a vitória e a 8´ do final, o Benfica ganhava por dez golos de diferença (24-14).
Os vice-campeões polacos só conseguiram amenizar ligeiramente a desvantagem. Ainda assim, os encarnados obtiveram uma vitória clara e asseguraram presença na final da Liga Europeia frente ao campeão em título, o SC Magdeburg. Os alemães deixaram pelo caminho os croatas do RK Nexe (34-29).
A FIGURA
Sergey Hernandez – O guarda-redes do Benfica foi importante com várias defesas decisivas, em especial no início do jogo que permitiram às águias saltarem para a frente do marcador.
O FORA DE JOGO
Przemyslaw Krajewski – O internacional polaco não teve uma boa atitude e acabou por prejudicar a equipa numa altura decisiva. O maior problema é que o ponta é reincidente neste tipo de comportamentos.
ANÁLISE TÁTICA – SPR WISŁA PŁOCK SA
Os polacos tiveram dificuldades a penetrar na muralha encarnada. Sem Krajewski, a equipa enfrentou ainda maiores dificuldades, com o treinador Xavi Sabaté a pedir dois Playout, mas que acabaram por não serem suficientes para a equipa discutir o resultado.
EQUIPA E PONTUAÇÕES
Adam Morawski (6)
Krystian Witkowski (-)
Dmitry Zhitnikov (5)
Michal Daszek (5)
Jan Jurecic (5)
Przemyslaw Krajewski (4)
Lovro Mihic (5)
Mikolaj Czaplinski (-)
Abel Serdio (5)
Leon Susnja (5)
Tin Lucin (5)
Uros Mitrovic (5)
David Fernandez (5)
Zoltan Szita (5)
Mirsad Terzic (-)
Sergei Kosorotov (5)
ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA
O técnico Chema Rodriguez colocou a equipa compacta a defender e recuperação da bola para realizar transições rápidas.
EQUIPA E PONTUAÇÕES
Sergey Hernández (8)
Gustavo Capdeville (6)
Bélone Moreira (6)
Lazar Kukic (7)
Francisco Pereira (6)
Mahamadou Keita (-)
Jonas Kallman (6)
Carlos Martins (-)
Ole Rahmel (7)
Paulo Moreno (6)
Alexis Borges (7)
Rogério Moraes (6)
Demis Grigoras (-)
Tadej Kljun (-)
Luciano Silva (6)
Petar Djordjic (8)
Artigo revisto por Joana Mendes