Três candidatos claros e CF Os Belenenses no grupo de elite dez anos depois

- Advertisement -

Terminou a primeira fase do campeonato de andebol e já se prevê uma fase final cheia de emoção e incerteza. Sporting CP e FC Porto estão no topo da tabela em igualdade pontual (37) e SL Benfica a um ponto, no terceiro lugar. Destaque ainda para o CF Os Belenenses, que voltou ao grupo de elite passados dez anos.

A primeira fase do campeonato nacional foi uma pequena amostra da luta que vai decorrer até ao final da época. Enorme equilíbrio dos três principais candidatos ao título, com o Sporting a mostrar-se ligeiramente superior. No confronto direto, apenas perdeu com o Benfica no pavilhão da Luz, e apenas por um golo. Já o Porto venceu todos os jogos frente aos encarnados. As equipas chegam a esta fase com tudo em aberto. 

A fase final inicia-se logo com um Sporting-Benfica, num jogo que pode ser decisivo para as contas do título. Nos outros jogos, o Águas Santas joga com o Madeira SAD e o Porto recebe a grande surpresa deste campeonato, o Belenenses, que deixou para trás o ABC de Braga na fase regular.

Os azuis do Restelo não faziam parte do grupo de elite do andebol nacional há dez anos e asseguraram um lugar cativo na última jornada da fase regular ao empatar com o Benfica, destruindo as aspirações do ABC. 

As duas derrotas do Porto no campeonato são frente ao Sporting
Fonte: FC Porto

O grupo A é então constituído por Sporting, Porto, Benfica, Madeira SAD, Águas Santas e Belenenses. O grupo B é composto por ABC de Braga, Maia / Ismai, Avanca, Boa Hora, Sporting da Horta, Fermentões, Fafe e Arsenal.

O campeonato vai estar ao rubro até ao fim, com os três grandes em destaque nesta fase. Todos os encontros serão finais e os jogos europeus podem ter algum peso na prestação do Sporting e Porto. Os leões jogam contra o Veszprém e os dragões enfrentam o Cuenca, ambos no dia 24. Estes jogos exigem enorme preparação e podem limitar os planteis das duas equipas.

Contudo, se tivesse de apostar num campeão agora, a minha escolha seria o Sporting, de Hugo Canela. Tem o melhor plantel, uma equipa de estrelas para o campeonato português. Frankis Carol e Carlos Ruesga são dois dos melhores jogadores do campeonato e, quando estão na melhor forma, não deixam hipóteses à concorrência. A presença na Liga dos Campeões pode ser uma enorme limitação nas aspirações leoninas. De qualquer forma, não me surpreenderia se o campeão fosse o Porto ou o Benfica. Os dragões têm demonstrado uma eficácia tremenda, um andebol de qualidade, coeso e esclarecido. Magnus Andersson revolucionou a equipa portista, e já colhe os frutos.

O Benfica, com Carlos Resende, tem jogos em que demonstra uma qualidade acima da dos rivais, com um andebol agressivo, incisivo e muito forte defensivamente. O plantel tem muito talento, com Alexandre Cavalcanti, Belone Moreira e Pedro Seabra Marques, mas por vezes deixa a desejar.

Dos candidatos, o Benfica foi o que não ganhou um maior número de jogos (quatro até agora – um empate frente ao Belenenses e três derrotas, uma frente ao Sporting e duas frente ao Porto).

O Benfica venceu o Sporting em casa e impôs a primeira derrota do Sporting frente a um rival no campeonato
Fonte: SL Benfica

Faltam agora dez jogos até à decisão final e a expetativa é grande. Porto e Benfica vão fazer tudo para destronar o bicampeão nacional, Sporting, que tem demonstrado alguma hegemonia no andebol, com alguns registos históricos desde que Hugo Canela chegou à equipa verde e branca.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: CF “Os Belenenses”

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.