Três candidatos claros e CF Os Belenenses no grupo de elite dez anos depois

- Advertisement -

Terminou a primeira fase do campeonato de andebol e já se prevê uma fase final cheia de emoção e incerteza. Sporting CP e FC Porto estão no topo da tabela em igualdade pontual (37) e SL Benfica a um ponto, no terceiro lugar. Destaque ainda para o CF Os Belenenses, que voltou ao grupo de elite passados dez anos.

A primeira fase do campeonato nacional foi uma pequena amostra da luta que vai decorrer até ao final da época. Enorme equilíbrio dos três principais candidatos ao título, com o Sporting a mostrar-se ligeiramente superior. No confronto direto, apenas perdeu com o Benfica no pavilhão da Luz, e apenas por um golo. Já o Porto venceu todos os jogos frente aos encarnados. As equipas chegam a esta fase com tudo em aberto. 

A fase final inicia-se logo com um Sporting-Benfica, num jogo que pode ser decisivo para as contas do título. Nos outros jogos, o Águas Santas joga com o Madeira SAD e o Porto recebe a grande surpresa deste campeonato, o Belenenses, que deixou para trás o ABC de Braga na fase regular.

Os azuis do Restelo não faziam parte do grupo de elite do andebol nacional há dez anos e asseguraram um lugar cativo na última jornada da fase regular ao empatar com o Benfica, destruindo as aspirações do ABC. 

As duas derrotas do Porto no campeonato são frente ao Sporting
Fonte: FC Porto

O grupo A é então constituído por Sporting, Porto, Benfica, Madeira SAD, Águas Santas e Belenenses. O grupo B é composto por ABC de Braga, Maia / Ismai, Avanca, Boa Hora, Sporting da Horta, Fermentões, Fafe e Arsenal.

O campeonato vai estar ao rubro até ao fim, com os três grandes em destaque nesta fase. Todos os encontros serão finais e os jogos europeus podem ter algum peso na prestação do Sporting e Porto. Os leões jogam contra o Veszprém e os dragões enfrentam o Cuenca, ambos no dia 24. Estes jogos exigem enorme preparação e podem limitar os planteis das duas equipas.

Contudo, se tivesse de apostar num campeão agora, a minha escolha seria o Sporting, de Hugo Canela. Tem o melhor plantel, uma equipa de estrelas para o campeonato português. Frankis Carol e Carlos Ruesga são dois dos melhores jogadores do campeonato e, quando estão na melhor forma, não deixam hipóteses à concorrência. A presença na Liga dos Campeões pode ser uma enorme limitação nas aspirações leoninas. De qualquer forma, não me surpreenderia se o campeão fosse o Porto ou o Benfica. Os dragões têm demonstrado uma eficácia tremenda, um andebol de qualidade, coeso e esclarecido. Magnus Andersson revolucionou a equipa portista, e já colhe os frutos.

O Benfica, com Carlos Resende, tem jogos em que demonstra uma qualidade acima da dos rivais, com um andebol agressivo, incisivo e muito forte defensivamente. O plantel tem muito talento, com Alexandre Cavalcanti, Belone Moreira e Pedro Seabra Marques, mas por vezes deixa a desejar.

Dos candidatos, o Benfica foi o que não ganhou um maior número de jogos (quatro até agora – um empate frente ao Belenenses e três derrotas, uma frente ao Sporting e duas frente ao Porto).

O Benfica venceu o Sporting em casa e impôs a primeira derrota do Sporting frente a um rival no campeonato
Fonte: SL Benfica

Faltam agora dez jogos até à decisão final e a expetativa é grande. Porto e Benfica vão fazer tudo para destronar o bicampeão nacional, Sporting, que tem demonstrado alguma hegemonia no andebol, com alguns registos históricos desde que Hugo Canela chegou à equipa verde e branca.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: CF “Os Belenenses”

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futsal: Portugal vence Japão por 4-1 em encontro particular

A seleção portuguesa de futsal venceu o Japão por 4-1, esta quinta-feira, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, no primeiro de dois jogos de preparação entre as duas equipas.

Eis o Ranking UEFA depois do empate do FC Porto na Europa League

O FC Porto empatou com o Nottingham Forest esta quinta-feira na Europa League. Portugal somou mais pontos no Ranking UEFA.

Vítor Pereira revela conteúdo de conversa com Francesco Farioli e agradece: «Gostei muito do gesto do presidente, do André, e gostei de ouvir os...

Vítor Pereira analisou o desfecho da primeira mão dos quartos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Nottingham Forest.

Francesco Farioli lamenta desperdício contra o Nottingham Forest: «Sem o killer instinct perdemos pontos e foi o que aconteceu. No momento de matar é...

Francesco Farioli analisou o desfecho da primeira mão dos quartos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Nottingham Forest.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek admite impacto do auto-golo na equipa do FC Porto: «Perdemos confiança e tivemos dificuldades, mas recuperámo-la e tivemos oportunidades»

Jan Bednarek analisou o desfecho da primeira mão dos quartos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Nottingham Forest.

Morato considera empate do Nottingham Forest no Dragão positivo e avalia: «É difícil vir aqui jogar»

Morato analisou o desfecho da primeira mão dos quartos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Nottingham Forest.

William Gomes rejeita meta de golos na época e lamenta empate do FC Porto: «Há noites em que a gente tenta, tenta, tenta e...

William Gomes analisou o desfecho da primeira mão dos quartos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Nottingham Forest.