Um passo de cada vez

- Advertisement -

O andebol em Portugal tem vindo a crescer a passos largos. Este crescimento pode não ser imediatamente percetível, quando comparado com o futebol, por exemplo, mas a verdade é que o andebol é um dos desportos mais praticados no território luso.

O resultado está espelhado no ranking da EHF e em mais uma subida de posição (pelo segundo ano consecutivo) de Portugal, no setor masculino, que mantém assim as quatro equipas em provas europeias, na época 2019/2020. De nono para oitavo, o país vai enraizando a modalidade na população que conta com mais de 50 mil praticantes federados – para se ter uma pequena ideia do crescimento, em 2000, o andebol em Portugal contava com cerca de 20 mil atletas. A França lidera a lista depois de uma época em que teve três equipas presentes nas meias finais da Liga dos Campeões.

Os grandes investimentos de Benfica, Porto e Sporting para disputarem o campeonato trouxeram para Portugal alguns nomes do andebol mundial. Carlos Ruesga, ex-Barcelona, Tiago Rocha, que esteve três anos ao serviço do Wisla Plock, ou Nikola Spelíc, antigo jogador do Maribor, são alguns dos exemplos que têm transportado o nível da disputa do título nacional para outro patamar.

Portugal, no palmarés, contabiliza três Challenge Cups – duas do Sporting e uma do ABC
Fonte: ABC de Braga

Contudo, a estrutura que sustenta o andebol continua a ser frágil – poucas transmissões televisivas dos jogos (reservadas aos clássicos nacionais da modalidade), falta de apoios para melhorar as condições da prática de andebol e a pouca divulgação em algum do território nacional. Os indicadores são bons, mas é preciso continuar a trabalhar no caminho certo para que Portugal se afirme no contexto europeu.

Quanto ao setor feminino, Portugal desceu no ranking da EHF em relação ao ano passado. Ocupa agora a posição 25 da lista mas mantém o mesmo número de equipas nas competições internacionais – uma equipa na EHF Cup e três na Challenge Cup. A Hungria lidera a tabela à frente da Roménia, em segundo, e da Rússia, em terceiro.

Foto de Capa: Andebol SCP

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Raúl Asencio absolvido no caso do vídeo íntimo: «Agora é a minha vez de falar»

Raúl Asencio foi absolvido no caso do vídeo sexual. As duas vítimas perdoaram o defesa do Real Madrid, permitindo a retirada da acusação.

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno regressa às vitórias na Liga Belga

Na terceira jornada da Liga Belga, o Anderlecht de Vítor Bruno recebeu e venceu o Kortrijk pela margem mínima.

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.