cab andebol

Quando faltam duas jornadas para o final do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos, o Andebol 1, ainda nada está decidido. Os quatro primeiros classificados, FC Porto, Sporting, SL Benfica e ABC, estão na luta pelo título nacional de seniores.

Na primeira posição, e mais próximo de alcançar o título, temos o FC Porto, com 51 pontos – Porto que venceu mais um difícil encontro, esta semana, frente ao Águas Santas, por 27-24, na Maia. O Porto está cada vez mais perto do “Hexa”: basta um triunfo na próxima jornada frente ao ABC, o quarto classificado, para este inédito feito se concretizar.

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic tem um papel dominante no andebol em Portugal, apesar de se ter deslocado a um campo tradicionalmente difícil, com o resultado ao intervalo a ser prova disso mesmo. As equipas recolheram ao intervalo empatadas a 12 golos. As principais dificuldades do FC Porto deveram-se à cerrada defesa dos homens do Águas Santas.

Na segunda parte do encontro os Dragões aumentaram o rendimento, assumiram a liderança do marcador e não mais a largaram até ao final do encontro. Gilberto Duarte, com dez golos marcados neste encontro, foi o melhor jogador da partida. É sem dúvida um dos maiores ativos desta equipa. Muito perto de fazer história no andebol nacional, os Dragões têm a oportunidade já na próxima jornada de concretizar o feito histórico de conquistar seis campeonatos seguidos.

Na segunda posição temos um Sporting perseguidor, com menos dois pontos do que o Porto (49 pontos), que também venceu este fim-de-semana, frente ao ABC. A equipa de Braga, com esta derrota (35-30), começa a ver cada vez mais longe as hipóteses de conquistar o título esta época. Sporting merecia mais esta época, mas não nos podemos esquecer da qualidade técnica dos Dragões, nomeadamente na segunda fase do campeonato. Sporting venceu confortavelmente o ABC, tendo a possibilidade de assegurar o título caso haja um deslize do FC Porto. E apesar de o adversário estar a lutar pelo título, o Sporting tomou como sua a partida e venceu justamente o encontro.

Pedro Portela em acção frente ao ABC Fonte: César Santos
Pedro Portela em acção frente ao ABC
Fonte: César Santos

Benfica e ABC estão mais longe do título, a quatro e cinco pontos do primeiro classificado respetivamente, quando faltam disputar apenas seis pontos. Os deslizes dos encarnados nesta segunda fase colocaram esta equipa numa situação mais complicada no que toca à conquista do título, mas ainda é possível e os jogadores têm de acreditar, apesar de não depender exclusivamente dos próprios jogadores encarnados.

ABC, que tinha uma boa oportunidade de subir na classificação e de se aproximar do Porto, acabou por perder e está praticamente afastado do título devido à dificuldade da receção ao Porto na próxima jornada. Apesar da capacidade técnica de equipa de Braga, a derrota com o Sporting não ajudou à motivação destes jogadores.

Vão ser jogos de muita emoção nas próximas duas semanas, com um título à vista e uma possível conquista do “hexa” por parte FC Porto.

Comentários

Artigo anteriorSporting 0-1 Estoril: Perdeu-se um belo registo
Próximo artigoA caminho do Brasil
Benfiquista de coração. Aos Domingos, relata os golos do Monte Agraço Futebol Clube em primeira mão para a Oásis FM. Anda a tentar bater o recorde do grito de golo mais extenso, mas não está fácil. Vibra a ouvir um relato como ninguém. A festa que liga as pessoas ao desporto move-o e poder transmitir essa festa a quem o acompanha através da rádio faz dele uma pessoa feliz.                                                                                                                                                 O Rúben não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.