As Figuras do Ano de 2021 nas Modalidades

    FÓRMULA E

    Nyck De Vries – A temporada de 2021 da categoria mais electrizante do desporto automóvel não desapontou. Na primeira época enquanto modalidade oficialmente ratificada pela FIA, um total de 13 (!) pilotos chegaram à última ronda em Berlim com possibilidade matemática de se sagrarem campeões do mundo. Situação possivelmente inédita no mundo da velocidade, mas que para a Fórmula E ficou muito próxima de uma mera circunstância habitual.

    Absoluta prova disso mesmo foi o facto de 11 pilotos terem conseguido subir ao mais alto degrau do pódio, numa temporada composta por 15 corridas. Um deles, António Félix da Costa, o português que defendia o título ao serviço da DS Techeetah. Feitas as contas, apenas quatro pilotos repetiram vitórias: o veterano Lucas di Grassi, os britânicos Sam Bird e Jake Dennis, e o eventual campeão Nyck de Vries.

    Dos quatro, o que mais se destacou, e para quem vai o voto do Bola na Rede para Melhor Piloto de 2021, foi mesmo Nyck de Vries. O neerlandês da Mercedes, apenas no seu segundo ano na categoria (tal como a própria equipa), manteve-se sempre na luta pelo título apesar de quatro desistências, e conseguiu-o muito por culpa das duas vitórias que amealhou cedo no campeonato em Diriyah, na primeira ronda, e no primeiro E-Prix de Valência, em Abril.

    Duas vitórias convincentes, que mostraram a classe e o potencial do antigo campeão de Fórmula 2. Em Diriyah, na primeira corrida nocturna da FE, de Vries não deu hipóteses à concorrência acabando todas as sessões (incluíndo treinos livres) no topo da classificação. Já em Valência, outro desafio incrivelmente tenso para o neerlandês, a gerir a bateria do seu Mercedes-EQ de forma exímia para fintar as tribulações que atingiram a grande maioria do pelotão na fase final e somar mais 25 pontos decisivos rumo ao troféu mais cobiçado.

    Às duas vitórias juntou ainda dois segundos lugares nas rondas disputadas em Londres, já perto do final do campeonato, para saltar para a frente da classificação e não mais largar a liderança de uma época de atrito. Terminou sete pontos à frente do mais directo perseguidor (também segundo na nossa lista de candidatos a piloto do ano), o suíço Edoardo Mortara (ROKiT Venturi), que conseguiu a sua segunda vitória na FE e se destacou aos comandos de um carro inferior ao Mercedes.

    Perseverança, maturidade e talento. São estas as características-chave que Nyck de Vries colocou em evidência este ano e que nos levam a colocá-lo no topo da lista de pilotos da Fórmula E na temporada de 2020/21. Desde a coroação, de Vries já brilhou em testes da Fórmula 1 (em Abu Dhabi, onde foi o mais rápido) e da IndyCar, onde, tal como o colega de equipa Stoffel Vandoorne, esteve mais uma vez em evidência desta feita pela rápida adaptação.

    Continuando na Mercedes-EQ em 2022, a vencedora do campeonato de construtores, de Vries tem tudo para repetir a façanha e colocar, talvez, ainda mais pressão na Mercedes F1 no que toca ao lugar de segundo piloto. Se assim o desejar, entenda-se, porque a agenda e a sala de troféus, essas, estão cada vez mais cheias…

    Angelina Barreiro, Carlos Eduardo Lopes e Luís Manuel Barros

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.