10 frente-a-frente que queremos ver em 2019

    2.

    Kenda Harrison x Brianna McNeal (100 metros com Barreiras)

    Kendra Harrison: 26 anos (PB: 12.20)

    Brianna McNeal: 27 anos (PB: 12:26)

    https://www.youtube.com/watch?v=jLECSzk6cc0

    “Qualquer evento com ambas as atletas presentes pode significar a queda do recorde mundial”. As palavras não são do autor deste artigo, mas sim do recordista mundial do evento equivalente no masculino (Aries Merritt) e por aqui concorda-se totalmente. Num evento que tem sido uma autêntica montanha russa, um dia bom pode significar um recorde mundial e um dia mau pode significar ficar de fora dos Mundiais. Foi mais ou menos isso que aconteceu a Kendra Harrison em 2016 quando incrivelmente falhou nos Trials norte-americanos o apuramento para os Jogos e duas semanas depois foi a Londres bater o recorde mundial que durava há 28 anos. Um ano depois, nos Mundiais de Londres, Kendra voltaria a falhar o pódio apesar de entrar como favorita e em 2018 acabou por perder também duas importantes finais ao ar livre (Diamond League e Continental Cup), ainda que em Pista Coberta tenha alcançado o título mundial dos 60 metros, com direito a recorde dos campeonatos. Na distância ao ar livre, Kendra Harrison alcançou a melhor marca mundial em todos os últimos 3 anos, mas como se vê, isso não se tem traduzido em títulos globais.

    Brianna McNeal conta com um palmarés de impôr respeito, que inclui o Ouro nos Mundiais de Moscovo em 2013 e o Ouro nos Jogos do Rio em 2016. Falhou Londres devido a uma suspensão de 1 ano relacionada com aspetos administrativos de comunicação às autoridades anti-doping, mas regressou em grande em 2018, ao vencer, por exemplo, a final da Diamond League e a voltar já a correr na casa dos 12.3. Apesar de Harrison ser a atual recordista mundial, essa marca é também uma das ambições de McNeal, que é a 4ª mais rápida de sempre. É difícil prever o futuro imediato de um evento que transborda de qualidade – só nos EUA há, pelo menos, 7 atletas com capacidade de lutar por um Ouro global e apenas 3 lugares de qualificação…- mas nos confrontos entre ambas as atletas em 2018, Kendra venceu 3 e Brianna 2, o que demonstra bem o equilíbrio que poderemos esperar, sabendo ainda que em momentos de decisão o mindset de Brianna tem-se mostrado superior.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.