10 frente-a-frente que queremos ver em 2019

    9.

    Sergey Shubenkov x Omar McLeod (110 metros com Barreiras)

    Sergey Shubenkov: 28 anos (PB: 12.92)

    Omar McLeod: 24 anos (PB: 12.90)

    McLeod e Shubenkov já se conhecem de várias batalhas
    Fonte: Shangai Diamond League

    O jamaicano Omar McLeod tem dominado o evento nos últimos eventos globais, sendo o atual campeão mundial e olímpico em título. Teve no entanto um 2018 “preguiçoso” em que pareceu pouco focado na temporada, tendo apenas competido até aos primeiros dias de Julho. Ainda que oficialmente afetado por problemas físicos, não parece ter sido essa a única razão para o abaixamento de forma de McLeod que parece concentrar todas as suas forças no ciclo de 3 anos de eventos globais que agora se inicia. Quem aproveitou para aparecer em melhor forma do que nunca foi o russo Sergey Shubenkov, que foi campeão mundial em 2015, esteve ausente dos Jogos do Rio devido ao castigo russo e depois regressou em Londres, sendo 2º. Em 2018, não só bateu o seu recorde pessoal, como correu por 4 vezes abaixo dos 13 segundos, algo que apenas tinha acontecido por uma vez na sua carreira – quando tinha sido campeão mundial em Pequim! Falhou inesperadamente nos Europeus, mas rebalanceou-se, vencendo com grande qualidade a final da Diamond League e a Continental Cup.

    Caso tenhamos o McLeod de 2016 e 2017 e o Shubenkov de 2018, poderemos esperar emoção a rodos, relembrando que a melhor forma dos dois atletas é bastante similar e que nunca se encontraram ambos no topo da sua respetiva forma. É bastante possível que, pelo menos, um dos atletas baixe dos 12.9 nesta temporada aproximando-se perigosamente do recorde mundial de Aries Merritt (12.90). Ainda que Omar McLeod não seja um atleta propriamente ativo a nível de meetings internacionais, o confronto entre ambos deverá ser inevitável em algumas etapas DL e certamente que o será nos Mundiais de Doha.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.