10 frente-a-frente que queremos ver em 2019

    8.

    Caterine Ibarguen x Yulimar Rojas (Triplo Salto)

    Caterine Ibarguen: 34 anos (PB: 15.31 metros)

    Yulimar Rojas: 23 anos (PB: 15.02 metros)

    É um pouco estranho dizer que alguém esteve desaparecido em 2018 e ao mesmo tempo venceu um título mundial, mas esse foi precisamente o caso da venezuelana Yulimar Rojas. Depois de ter despertado para o estrelato em 2016 com o título mundial Indoor em Portland e com a Prata nos Olímpicos do Rio – além do enorme recorde pessoal de 15.02 metros – foi em 2017 que Rojas conquistou o seu primeiro Ouro global ao ar livre, batendo a lenda Caterine Ibarguen em Londres por apenas 2 centímetros. Esperava-se que esse fosse o tiro de partida para o domínio da venezuelana que parece possuir as condições físicas perfeitas para o Triplo, mas a pupila de Iván Pedroso apresenta resultados em uma única competição em 2018: os Mundiais de Pista Coberta de Birmingham, em que participou como convidada por ser a campeã em título, e onde revalidou o seu Ouro. Tendo passado também por alguns problemas físicos, a atleta não competiu ao ar livre e deixou espaço aberto para a veterana colombiana. E Ibarguen aproveitou. Tão bem que foi eleita a melhor atleta do ano pela IAAF, tendo brilhado tanto no Triplo (onde conquistou o seu 5º troféu de Diamante na disciplina e não tendo perdido qualquer prova durante o ano) quanto no Comprimento, onde também venceu o Diamante.

     

    É assim um duelo difícil de prevero desfecho para Doha, apesar de sabermos que expectavelmente as carreiras das atletas estão a entrar em ciclos completamente opostos e como tal será natural que a venezuelana assuma o domínio da disciplina, vislumbrando-se poucas atletas capazes de lhe fazer frente, apesar da emergência de novos interessantes valores. Se 2019 seguir a tendência habitual – e pode não seguir, pois é uma época especial, com os Mundiais a realizarem-se quase um mês após o término da Diamond League – Rojas não terá uma participação alargada em circuitos Diamond League e procurará principalmente estar pronta para os Mundiais. O que vier daí poderá ser especialmente interessante, tendo a certeza que será um dos últimos anos em que veremos este duelo entre uma atleta que um dia o mundo pensou que poderia vir a ser recordista mundial (Ibarguen) e outra atleta que muitos acreditam ter o potencial para chegar próximo dessa marca (Rojas) num futuro próximo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.