10 frente-a-frente que queremos ver em 2019

- Advertisement -

6.

Noah Lyles x Christian Coleman (100 metros / 200 metros)

Noha Lyles: 21 anos (PB: 9.88 / 19.65)

Christian Coleman: 22 anos (PB: 9.79 / 19.85)

São as duas novas coqueluches da velocidade norte-americana nas distâncias mais curtas e não poderiam ser mais diferentes entre si, tanto a nível desportivo, quanto pessoal, o que não impede que os dois partilhem uma relação de amizade e respeito mútuo. Christian Coleman, com uma personalidade mais reservada, despertou as atenções do mundo em 2017 quando na final dos Campeonatos Universitários correu a distância de 100 metros em 9.82 (+1.3), marca que foi a melhor mundial desse ano. Embora menos falado, nesse mesmo ano, Christian Coleman correu os 200 metros em 19.85 (-0.5), naquele que foi o terceiro melhor tempo de 2017. Por ter realizado um número bastante elevado de provas na exigente temporada universitária norte-americana, Coleman chegou aos Mundiais um pouco desgastado, optando por não competir no duplo hectómetro. Nos 100 metros foi medalhado de Prata atrás de Justin Gatlin e à frente de Usain Bolt. Em 2018, valendo-se dos seus explosivos arranques, brilhou na temporada de pista coberta (título mundial e recorde mundial nos 60 metros) e, embora as lesões tenham em muito condicionado a sua temporada ao ar livre, ainda foi capaz de correr os 100 metros em 9.79 (-0.3), marca líder mundial do ano que lhe garantiu a vitória na final da Diamond League em Bruxelas.

Noah Lyles, que ainda demonstra muitos problemas na fase de aceleração do sprint, tem brilhado sobretudo nos 200 metros. Com um percurso diferente do de Coleman – Lyles nem sequer passou pela Universidade – o jovem alcançou a marca líder mundial do ano ao correr em 19.65 (+0.9), correndo em outras 3 ocasiões abaixo dos 19.7, feito que numa única época apenas Bolt havia alcançado. Voltou também a correr 100 metros, 2 anos depois. Já se tornou campeão norte-americano da distância e também já entrou na casa dos 9.8. Ambos os atletas encontraram-se em 2018 em Rabat e Birmingham, ambas as situações nos 100 metros, com as vitórias a sorrirem a Coleman, no entanto Lyles parece levar vantagem nos 200 metros, tendo conquistando os dois últimos troféus de diamante nessa distância. Iremos ver os dois atletas a procurar a qualificação em ambas as distâncias para os Mundiais de Doha? Lyles já confirmou que quer estar nos 100 e nos 200 metros. Em 2018, Coleman tinha alguns meetings de 200 metros programados, mas deixou cair essa possibilidade por lesão. Em 2019 deverá voltar a atacar a distância e é muito provável que vejamos Coleman e Lyles várias vezes frente a frente.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hearts tropeça e pode ver o Celtic aproximar-se

O Hearts não foi além de um empate contra o Motherwell a uma bola, num encontro a contar para a 36.ª jornada da Liga Escocesa.

Rodrigo Zalazar pode rumar ao Sporting devido a… Georgiy Sudakov

Rodrigo Zalazar pode ser reforço do Sporting, apesar do interesse do Benfica em contar com os seus serviços.

Mudança quase total? Sporting pode passar por remodelação no meio campo

O Sporting pode passar por uma remodelação quase total no meio campo no próximo mercado de transferências de verão.

Torreense vence Lusitânia de Lourosa e evita subida do Académico de Viseu à Primeira Liga neste sábado: eis os resultados do dia

O Torreense, Vizela e Académico de Viseu venceram esta noite de sábado os seus desafios. Vê os resultados da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting quer Pedro Lima e está disposto a oferecer 3,5 milhões de euros ao AVS SAD

Pedro Lima interessa ao Sporting e pode deixar o AVS SAD. A operação teria um custo de três milhões e meio de euros.

Real Bétis não segura vantagem e empata com Real Sociedad em final dramático: eis os resultados do dia da La Liga

A Real Sociedad e o Real Bétis empataram 2-2 na jornada 35 da La Liga. Houve golo de Mikel Oyarzabal aos 90+1' minutos.

Jogo de loucos na Liga 3: Académica recupera desvantagem de 3 golos e empata com Mafra

A Académica empatou 3-3 na casa do Mafra na jornada 13 da fase de promoção da Liga 3. Emblema de Coimbra recuperou desvantagem de 3 golos.