Publicidade

A Diamond League viaja até à Europa! E é já esta quinta-feira!

Pedro Pires · 7 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A Diamond League viaja finalmente para a Europa na temporada 2018 e o primeiro meeting em solo europeu é já esta quinta-feira, em Roma. Com mais nomes europeus como seria de esperar, mas a manter a qualidade habitual, há importantes provas e fields a destacar, pelo que não iremos perder tempo e iremos focar-nos naquelas que serão as provas que mais prometem na nossa óptica, voltando ao modelo igualitário de referir 5 provas no masculino e 5 provas no feminino.

Masculino

100 Metros: Há poucos dias, Ronnie Baker com uma autêntica demonstração de força bateu, de forma algo surpreendente, Christian Coleman, em Eugene. O tempo de 9.78 foi obtido com um vento ligeiramente antirregulamentar, mas poucas dúvidas restaram que Baker vale neste momento bem mais do que os 9.97 que tem para apresentar como recorde pessoal. Coleman terá aqui a sua segunda prova da temporada e sem a pressão dos holofotes que teve em Eugene, veremos como se comporta o prodígio norte-americano.

Uma coisa é certa: este 2018 parece marcado por esta inesperada rivalidade norte-americana, depois dos confrontos na temporada de Pista Coberta e agora ao Ar Livre. Mas o elenco de Roma tem um bónus que se chama Akani Simbine. O atleta sul-africano que tem um melhor pessoal de 9.89, já bateu nesta temporada Yohan Blake para se sagrar o campeão dos Jogos da Commonwealth, apesar de nessa prova ter partido bastante mal. Presente também estará o campeão mundial dos 200 metros, o turco Ramil Guliyev e o francês Jimmy Vicaut, que esta época já correu em 10.00. Desta vez, a prova é a pontuar para a classificação da Diamond League. 

1500 Metros: É um dos elencos mais fortes de Roma e contará com os maiores nomes da distância na atualidade. Elijah Manangoi, do Quénia, é o campeão mundial e já este ano venceu os Jogos da Commonwealth na distância. Viu, ainda assim, na prova da Milha em Eugene, ficarem à sua frente o jovem de 18 anos etíope Samuel Tefera e o seu compatriota Timothy Cheruiyot no primeiro lugar. Os 3 estarão aqui numa prova que promete incendiar a pista e as bancadas. Cheruiyot é o medalhado de Prata de Londres e o vencedor da edição 2017 da Diamond League. Tefera sagrou-se campeão mundial de Pista Coberta em Birmingham e melhor elenco não se poderia pedir. Em pista também estará outra jovem promessa etíope, que até já venceu um meeting da Diamond League esta temporada, em Doha, Taresa Tolosa e Ayanleh Souleiman, outro ex-campeão mundial em Pista Coberta. Pode bem vir a ser a prova da noite na pista! 

400 Metros Com Barreiras: Muita curiosidade também para a distância mais longa das barreiras que contará com o norueguês Karsten Warholm, o surpreendente campeão mundial de Londres, que se estreará aqui na temporada ao ar livre, agora com muito mais gente atenta ao mesmo.

O Surpreendente título de Warholm

Não poderia ter uma estreia mais complicada, pois em pista estará presente o campeão olímpico Kerron Clement e também o atleta que lidera o ranking mundial e que começou a temporada 2018 com estrondo (com um recorde pessoal de 47.57 em Doha) de seu nome Abderrahman Samba! Yasmani Copello, Rasmus Magi e o campeão mundial de Pequim, Nicholas Bett irão também lutar por pontos que garantam uma boa posição na classificação da competição. 

Salto em Comprimento: Rezando para que não caia qualquer um dos participantes deste concurso, poderemos vir a ter um elenco que irá puxar ao máximo por Luvo Manyonga e isso só pode ser um muito bom prenúncio. O campeão mundial já saltou este ano 8.56 metros, estando bastante próximo do seu recorde pessoal de 8.65 metros. 

Luvo Manyonga, o campeão mundial e estrela sul-africana
Fonte: IAAF

Foi batido em Birmingham pelo jovem de 18 anos cubano, Juan Miguel Echevarría, e espera-se que o adiado reencontro aconteça aqui em Roma. Quem também muito saltou em Birmingham (8.42) e conquistou o Bronze foi o norte-americano Marquis Dendy e ele também estará por aqui, confirmando a presença dos 3 medalhados dos Mundiais de Pista Coberta. Mas há mais: o medalhado de Bronze de Londres, o também sul-africano Ruswahl Samaai também aqui compete, assim como Jeff Henderson, o atual campeão olímpico! Se as condições climatéricas permitirem, poderemos ter um concurso histórico em Roma. 

Lançamento do Disco: Outra prova que parece uma autêntica final de uma competição global! Passarão por Roma os dois irmãos Harting (Robert e Christoph), que foram os dois últimos campeões olímpicos da disciplina. Também presente estará o atual campeão mundial, Andrius Gudzius, bem como Piotr Malachowski (campeão mundial em Pequim). Daniel Stahl, Prata de Londres e Fedrick Dacres (campeão dos Jogos da Commonwealth) ajudam a compor um elenco que irá fazer vibrar todos os fãs dos lançamentos. O recorde do meeting (68.78m) que até pertence a Malachowki estará certamente sob ameaça. 

Feminino

100 Metros Com Barreiras: Brianna McNeal, a campeã olímpica, regressou em grande estilo à competição e até já bateu Kendra Harrison em Xangai. E aqui virá à procura de baixar pela primeira vez dos 12.40 nesta temporada e ameaçar o recorde do meeting que pertence a Vera Komisova desde 1980 (!) em 12.39. No entanto, em pista terá várias adversárias de peso, onde se destaca aquela que terminou colada a si em Xangai, Sharika Nelvis e também outras norte-americanas de enorme valor como Dawn Harper-Nelson (na sua última temporada da carreira) e Jasmin Stowers. Se da Europa, o nome de Nadine Visser já impõe respeito depois do Bronze de Birmingham, existem ainda dois outros nomes de fora dos EUA que merecem destaque: a ex-campeã mundial Danielle Williams e a actual campeã dos Jogos da Commonwealth, Tobi Amusan, da Nigéria. Como habitualmente, um dos eventos da noite. 

400 Metros Com Barreiras: É uma prova que não contará para a pontuação da Diamond League, mas que irá praticamente repetir um elenco que deu espectáculo em Eugene, onde Janieve Russell surpreendeu Dalilah Muhammad, a campeã olímpica, sobre a meta. Em Xangai, o desfecho tinha sido exatamente o contrário. As duas irão voltar a medir forças na capital italiana, sendo secundadas por nomes como Cassandra Tate ou Georganne Moline. Será que iremos voltar a ver Russell a terminar na frente de Muhammad?  

https://www.youtube.com/watch?v=wtgrO-sntbg

3000 Metros Com Obstáculos: Emma Coburn é a campeã mundial. Ainda parece estranho dizer isto, quando desde sempre nos habituamos a um avassalador domínio queniano nesta prova, mas a norte-americana surpreendeu tudo e todos com o seu título mundial de Londres. Ela vem aqui a Roma fazer a sua estreia nesta temporada ao ar livre, desta vez com um estatuto diferente a preservar. 

O fantástico Ouro de Coburn em Londres

Outra atleta que surpreendeu já este ano e que fez manchetes um pouco por todo o lado é Aisha Praught. A jamaicana deu ao seu país uma inédita medalha de Ouro nos Jogos da Commonwealth e sendo ela colega de treinos de Coburn estamos curiosos para perceber se as duas trarão alguma estratégia conjunta para superar as quenianas. É que a armada que as quenianas aqui trazem não é para brincadeiras, contando com nomes como Hyvin Kiyeng (a campeã mundial de 2015), Beatrice Chepkoech (que tem um recorde pessoal abaixo dos 9 minutos), Norah Jeruto (a campeã africana) e Celliphine Chespol, a grande promessa queniana de apenas 19 anos, campeã mundial júnior em 2016. 

Salto em Altura: É claro que Mariya Lasitskene é a favorita em qualquer prova onde compita. A russa que tem um recorde pessoal de 2.06 metros ainda não saltou acima dos 2 metros este ano, mas deverá vir a Roma com o aliciante extra de passar para o comando do ranking mundial depois de Thiam ter saltado 2.01 metros no último fim-de-semana na Áustria. Em Roma, Mariya vai ter pela frente as medalhadas de Prata dos Mundiais de Londres (Yuliya Levchenko) e dos Jogos do Rio (Mirela Demireva), sendo que Vashti Cunningham e Levern Spencer são outros nomes que já saltaram acima dos 1.90 metros nesta temporada e que podem dificultar a tarefa da atleta que continua a competir como independente em virtude do castigo russo. 

Lançamento do Disco: Se no masculino o disco promete, no feminino também não lhe faltam condimentos para uma grande prova. Sandra Perkovic é a óbvia favorita e já este ano lançou bem perto do seu recorde pessoal (71.41) com os 71.38 de Doha, onde foi uma das figuras de maior destaque. Se voltar a lançar a esse nível, ninguém poderá evitar mais uma vitória da atleta croata.

Sandra Perkovic é a grande figura do Disco feminino
Fonte: IAAF

Os maiores obstáculos poderão vir de Cuba, com as suas duas grandes figuras, Yaimé Pérez e Denia Caballero, presentes. Destaque ainda para a presença da portuguesa Irina Rodrigues que certamente virá motivada pelo título europeu de clubes alcançado no passado fim-de-semana, ao serviço do Sporting. 

Além de Irina Rodrigues, outro português está inscrito no Meeting de Roma. Falamos de Diogo Ferreira que irá competir num concurso de Vara que conta com nomes como Sam Kendricks, Thiago Braz da Silva ou Piotr Lisek. 

O meeting de Roma, também conhecido por Golden Gala, terá transmissão para Portugal em directo na SportTv 1, já esta quinta-feira, a partir das 19 horas com os habituais comentários do António Fernandes. 

Foto de Capa: IAAF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Pedro Pires

Redação Bola na Rede · ver artigos