A glória do triplo salto verde e branco

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Antes de partirem para os Mundiais de Atletismo que decorrem este ano em Londres, os atletas portugueses deslocaram-se a Vagos para disputar a última fase do campeonato. Mais uma vez, Patrícia Mamona e Nélson Évora foram os atletas em destaque depois de já terem brilhado no campeonato da Europa ao trazerem para ‘casa’ as medalhas de prata e ouro, respectivamente. Numa prova onde o vento foi o pior inimigo, os atletas do Sporting voltaram a mostrar que estão numa forma incrível e, que a continuarem assim, é bem provável que se crie uma hegemonia sportinguista nas próximas temporadas, no que ao triplo salto diz respeito.

Nélson Évora trocou o Benfica pelo Sporting quando muita gente já o dava como ‘acabado’ para a modalidade depois das várias lesões que o vinham a atormentar de há uns anos para cá. A verdade é que o português continua a dar cartas no desporto que o tornou um ídolo nacional e, desta vez, Nélson Évora saltou 16,78 metros, marca que foi suficiente para arrecadar o título de campeão nacional de triplo salto. Este título vem coroar uma série de boas prestações do português que, tal como referido anteriormente, também arrecadou o título de campeão europeu em Março passado. Para além de Nélson Évora, também Marcos Caldeira teve uma prova interessante em Vagos, ao conquistar o terceiro lugar do pódio com a marca de 15,71 metros.

Em Março, Patrícia Mamona já tinha conquistado o título de vice-campeã europeia de triplo salto Fonte: Facebook oficial de Patrícia Mamona
Em Março, Patrícia Mamona já tinha conquistado o título de vice-campeã europeia de triplo salto
Fonte: Facebook oficial de Patrícia Mamona

No que ao troféu feminino diz respeito, Patrícia Mamona não esteve com cerimónias e conquistou o seu décimo título nacional consecutivo. Se alguém ainda tinha dúvidas em relação à grande forma da portuguesa, todas elas foram dissipadas, ainda para mais sendo ela a vice-campeã europeia de triplo salto em pista coberta. A verdade é que, cada vez mais, a hegemonia criada por Patrícia Mamona nas competições nacionais tem vindo a ser cimentada ao aliar a grande qualidade que possui a uma grande capacidade de trabalho, algo que lhe tem permitido ganhar títulos com regularidade e competir ‘olhos nos olhos’ com as suas maiores rivais europeias. A atleta de 28 anos arrecadou o título com um salto de 14,40 metros, oito centímetros a mais daquilo que tinha saltado em Março em Belgrado e que, na altura, tinha sido a sua melhor marca pessoal do ano.

Neste momento, o Sporting tem os dois melhores atletas portugueses de triplo salto, tanto no feminino como no masculino, algo que é sinónimo de títulos e boas prestações nacionais e europeias. Nélson Évora é uma contratação recente ao invés de Patrícia Mamona, atleta que tem muitos anos de casa. Para o Sporting e em particular para o atletismo enquanto modalidade verde e branca de referência, é muito importante que sejamos capazes de manter ambos os atletas por muitos mais anos, dando-lhes as condições necessárias para que continuem a vencer e a elevar o nome do clube o mais alto possível.

Foto de Capa: Facebook oficial de Patrícia Mamona

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting inscreve Moncef Zekri na Liga Portugal após atraso na documentação

Moncef Zekri foi inscrito pelo Sporting na Liga Portugal. O atraso na inscrição deveu-se a uma demora na obtenção da documentação necessária.

FC Porto prepara receção ao Moreirense com cinco baixas e uma novidade

Esta quarta-feira, o FC Porto realizou mais um treino de preparação para o duelo da 5.ª jornada da Primeira Liga, frente ao Moreirense.

Estrela do Nápoles confessa: «Se Mourinho me ligasse, pensaria no assunto»

Scott McTominay mostrou-se aberto a um reencontro com José Mourinho. Técnico lançou o internacional escocês no Manchester United.

Lens anuncia dois reforços: Antigo jogador do Benfica chega por empréstimo sem opção de compra

O Lens, vice-campeão francês em 2025/26, oficializou as contratações do defesa-central Jean-Clair Todibo e do extremo Junior Kadile.

PUB

Mais Artigos Populares

Seleção Nacional Futebol de Praia: Eis os convocados para a Superfinal da Liga Europeia

Selecionador Bruno Torres anunciou a lista de convocados da Seleção Nacional de Futebol de Praia para a Superfinal da Liga Europeia

Já é conhecido o próximo clube de Stephan El Shaarawy e é em Itália

Stephan El Shaarawy já tem próximo passo definido: Genoa. Avançado de 33 anos continuará, desta forma, a jogar em Itália.

Central brasileiro que foi associado a Benfica e Sporting continua na Serie A

Juan Jesus foi oficializado como reforço do Venezia até ao final da temporada. O central brasileiro chegou a ser associado a Benfica e Sporting.