A Magia da Pista Coberta

    Nas barreiras, a única distância presente em grandes competições é a dos 60 metros com barreiras, pelo que obviamente corredores mais rápidos na aceleração e com maior capacidade de explosão têm uma enorme vantagem. Omar McLeod domina o circuito Indoor (tal como o Outdoor) e é o campeão mundial de Pista Coberta. Por fim, nas estafetas, temos os 4×400, habitualmente dominados pelos EUA.

    Omar McLeod, uma estrela ao ar livre e em pista coberta Fonte: Jamaica Olympics
    Omar McLeod, uma estrela ao ar livre e em pista coberta
    Fonte: Jamaica Olympics

    No que diz respeito às Provas Combinadas, aos Lançamentos e Saltos, uma bastante significativa parte dos grandes nomes costumam marcar presença nas grandes competições. Não há Decatlo, sendo que para os homens há o Heptatlo e no feminino o Pentatlo. Os lançamentos estão limitados apenas ao Peso e nos Saltos temos tudo o habitual: Comprimento, Altura, Triplo e Vara.

    Quanto a Portugal, embora nunca tenhamos recebido Europeus de Pista Coberta, é curioso que já recebemos Mundiais Indoor, em 2001, no Pavilhão Atlântico em Lisboa.

    Rui Silva, Campeão mundial Indoor dos 1500 Metros em Lisboa 2001 Fonte: FPF
    Rui Silva, Campeão mundial Indoor dos 1500 Metros em Lisboa 2001
    Fonte: FPF

    Nessa edição, Rui Silva conquistou uma medalha de Ouro nos 1500 e Carlos Calado a medalha de Bronze no Comprimento. Outras estrelas que por cá brilharam com honras de medalha de Ouro foram Hicham El Guerrouj, Ivan Pedroso, Maria Mutola ou Olga Yegorova, entre outros.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.