A magia dos mais jovens: saltou-se como não se saltava há 23 anos. E Evelise voltou a brilhar!

    9. Os 100 metros masculinos com uma (surpreendente) nova liderança mundial 

    As atenções para a prova de 100 metros de Kingston estavam centradas no duelo entre Yohan Blake e Noah Lyles. E até podemos falar primeiro em Lyles, afinal a jovem estrela norte-americana dos 200 metros, também fará apenas 21 anos no próximo mês e aqui enquadra-se na perfeição. Todos sabíamos que ele valia bem mais do que o seu recorde pessoal dava a entender. Lyles foi campeão mundial júnior nos 100 metros em 2016, mas desde aí tem dado total prioridade aos 200, tendo 0 provas com vento legal desde essa data. Foi à Jamaica baixar o seu melhor pessoal de 10.14 para 9.93, confirmando que neste momento vale abaixo dos 10 segundos nos 100 metros. No entanto, Lyles não venceu essa prova. Quem levou a melhor foi Zharnel Hughes, o britânico de 22 anos que conseguiu um enorme recorde pessoal de 10.01 para 9.91 (antes desta época, o seu melhor era…10.10!), assumindo a liderança do ranking mundial. 

    É indesmentível que a velocidade britânica passa por dias muito entusiasmantes e tudo vindo de gente jovem. Já agora, não há lugar por aqui para falarmos do grande recorde pessoal e nacional de Dina Asher-Smith nos 100 metros (10.92)? Não? É pena, é que ela também ainda tem apenas 22 anos. Já falámos. 

    10. Abaixo dos 18 anos, o futuro parece ser já o presente! 

    E sempre falando de gente nova, deixámos os mais novos ainda para o final. Jordan Diaz e Tamari Davis. Recordem estes nomes, pois temos a certeza que irão ouvir falar muito deles no futuro. Jordan Diaz é o tal saltador cubano que ficou famoso no ano passado ao ir aos Mundiais Sub-18 de Nairobi saltar 17.30 no Triplo, na altura ainda com 16 anos! Pois bem, agora “envelheceu”, “já” tem 17 anos e já salta 17.41 metros! A impressionante marca é um novo recorde mundial sub-18, um novo recorde nacional júnior cubano (e sendo Cuba a terra de saltadores que é, isto diz muito) e está muito próximo da marca de recorde mundial júnior (17.50) que pertence ao alemão Volker Mai desde 1985! Seguem-se os Mundiais Júniores de Tampere!

    Jordan Diaz no dia em que se sagrou campeão mundial sub-18! O recorde esse, já foi melhorado!
    Fonte: IAAF

    E vamos lá falar de Tamari Davis. A jovem norte-americana tem apenas 15 anos. E falamos dela aqui porque ela já corre os 100 metros em 11.13! É o melhor tempo da história com esta idade igualado com Briana Williams que também o fez em 2018, embora Briana estivesse a poucos dias de completar 16. Tamari Davis terá todo o ano para tentar melhorar essa marca e ficar com essa melhor marca de grupo de idade somente para si. Além desses 11.13, a jovem já correu os 200 metros em 22.48 este ano, o que a torna a terceira melhor sub-18 (!) de sempre nos 200 metros, a somar a já ser a sétima melhor sub-18 de sempre nos 100. Aos 15 anos!  

    O Atletismo do presente está bem e recomenda-se. O do futuro parece ser ainda mais promissor! 

    Foto de Capa: Federação Portuguesa de Atletismo

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.