A Norte-Americana que preferiu ser Jamaicana e conquistar o mundo

    Jamaicana ou Norte-Americana?

    Briana nasceu nos EUA, filha de pai norte-americano e de mãe jamaicana. Tal como outra jovem promessa de quem falamos na semana passada – Armand Duplantis –, sempre teve como local de residência os EUA, tendo feito toda a sua formação em terras do tio Sam. Tal como Armand Duplantis, Briana Williams, de forma algo surpreendente, escolheu representar a Jamaica em competições internacionais. A confusão ainda se adensa mais quando percebemos que foi a sua própria mãe – jamaicana – a fazer uma página pessoal de Facebook para a filha, com a menção “futura campeã olímpica norte-americana”! Acontece que Briana, tendo cidadania de ambos os países, pediu à mãe para retirar essa menção, uma vez que ela própria decidiu competir pela Jamaica.

     

    Embora os EUA sejam conhecidos por pagar melhor financeiramente às suas estrelas maiores do Track (não falemos aqui de contratos milionários com marcas, de casos como Usain Bolt), Briana sentiu o apelo de representar o país jamaicano quando, desde bem cedo – a atleta todos os anos visita e passa algum tempo na Jamaica –, percebeu as diferenças na forma como os jamaicanos e os norte-americanos vivem o Atletismo. A própria mãe, em entrevista ao Jamaica Observer, explica um pouco dessas razões: “O Atletismo nos EUA é aborrecido, nada parecido com o que vemos nos campeonatos jamaicanos. Eu acredito que essa tenha sido a principal razão pela qual ela escolheu representar a Jamaica. Foi uma decisão só dela.”. Assim, Briana – a não ser que um dia protagonize uma polémica transferência – será sempre vista por todos nós como a “jamaicana”, ainda que, até aos seus 15 anos, tivesse revistas da especialidade norte-americana a fazerem referências a si como “a grande promessa norte-americana da velocidade”. Curioso, não?

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.