A Norte-Americana que preferiu ser Jamaicana e conquistar o mundo

    As rivalidades com Davis – Kevona, Tamari?

    Já por aqui falámos de Kevona Davis, outra promessa jamaicana, que tem despertado muitas atenções. É apenas 4 meses mais velha do que Briana Williams, mas, em anos atléticos, isso significa um ano de diferença nos escalões jovens (uma vez que Kevona nasceu em Dezembro de 2000 e Briana em Março de 2001). O recorde pessoal de Kevona Davis de 11.16 (+0.9) foi alcançado na última vez em que ela fez essa distância este ano e foi logo em março, nos campeonatos escolares internos. Infelizmente, lesões afastaram-na dos Carifta Games e mais tarde dos Mundiais, ficando por saber como poderia ser uma final com Kevona, também presente em Tampere. Ainda em março correu em 22.72 (+0.8) os 200 metros (nos mesmos campeonatos), marca que na altura a colocava como a 4ª juvenil mais rápida de sempre, agora 6ª. Caso Kevona tenha um 2019 livre de lesões, pode ser um ano bastante interessante de acompanhar a nível interno jamaicano, com a disputa particular com Briana.

    https://www.youtube.com/watch?v=KT6Y1o3Uw8s

    Contudo, não é Kevona a única Davis com quem Briana irá competir nos próximos anos. Outra jovem prodígio que tem vindo a despertar muitas atenções é a norte-americana Tamari Davis. Tamari, que ainda é mais nova (nascida em 2003), com 15 anos, igualou em junho a marca nos 100 metros de Briana Williams, com os seus 11.13 (+1.6) nos EUA. Isto coloca as duas como as mais rápidas de sempre com a idade de 15 anos (Tamari já tinha sido a mais rápida de sempre aos 12 anos). Também nos 200 metros, Tamari Davis tem demonstrado resultados do outro mundo, com os seus 22.48 (+1.9), corridos em maio, a serem os mais rápidos de sempre corridos por alguém com 15 anos e a 3ª melhor marca da história em atletas juvenis (sub-18). Nos campeonatos escolares da Florida este ano já se assistiu a um vislumbre do futuro, com o duelo entre Tamari e Briana a quedar-se com uma vitória para cada uma: Briana nos 100 e Tamari nos 200. A rivalidade entre as duas já é visível e assumida em entrevistas. Ambas as atletas são constantemente questionadas acerca disso (também porque ambas estão no sistema escolar norte-americano e no mesmo Estado!) e Tamari não escondeu que procurou a “vingança” na prova de 200 metros, depois de ter ficado bastante desapontada após a final dos 100. Promete…

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.