Allyson Felix – Ainda haverá espaço para mais?

- Advertisement -

Allyson Felix: A lenda

Contabilizando as medalhas individuais e de estafeta, Allyson Felix tem um recorde de 16 medalhas em Campeonatos Mundiais (11 de Ouro) e 9 medalhas em Jogos Olímpicos (6 de Ouro). É um registo sem qualquer paralelo que colocam a norte-americana como a mais condecorada atleta da história, com 25 medalhas globais.

Muitos de nós terão as primeiras lembranças dela nos 200 metros, prova que dominou, tendo sido campeã mundial (por 3 vezes) e olímpica (em Londres, depois de duas Pratas). Mas, na verdade, o primeiro grande sucesso internacional e onde se percebeu o talento que existia dentro de Felix foi nos 100 metros! Em Julho de 2001, com 16 anos, tornou-se campeã mundial sub-18 (juvenil) nos 100 metros, em Debrecen, correndo na altura a distância em 11.57. No entanto, rapidamente se percebeu que as suas características físicas e de corrida poderiam ser também potencializadas em sprints mais longos. Dois anos depois, em Maio de 2003, iria à Cidade do México, correr os 200 metros em 22.11 (-0.5)! Felix ainda tinha 17 anos por esta altura e a marca mantém-se até aos dias de hoje como o recorde mundial júnior (sub-20) da distância. A segunda melhor marca sub-20 de sempre? Também é de Felix! Os 22.19 (+0.8) que correu em Atenas um ano depois e que lhe deram a medalha de Prata nos Jogos Olímpicos com apenas 18 anos. Por essa altura, já ninguém tinha dúvidas do diamante a ser trabalhado que ali constava. Um ano depois, em 2005, ainda com 19 anos, Allyson foi a Helsínquia conquistar o seu primeiro Ouro em eventos globais seniores, com a vitória na final dos 200 metros dessa competição.

Em 2005, Allyson conquistou o seu primeiro título global
Fonte: IAAF

Em 2007, começaram as conquistas a nível de estafetas, algo que se tornou parte do sucesso da atleta e que a acompanhou ao longo de toda a sua carreira, mostrando a sua versatilidade para todas as distâncias do sprint, arrecadando medalhas tanto nas estafetas 4×100 quanto 4×400. Nas estafetas 4×100, a atleta contribuiu para 6 medalhas globais e nas estafetas 4×400 contribuiu já para 8 medalhas globais. A nível individual foram 7 medalhas nos 200 metros e 4 nos 400 metros.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.