As competições que irão marcar 2019

    1 a 3 de Março: Europeus de Pista Coberta (Glasgow) 

    Nelson Évora é o atual bicampeão europeu em pista coberta
    Fonte: IAAF

    A temporada de Pista Coberta de 2018 foi uma das melhores da história do nosso desporto. Vários recordes mundiais, continentais, nacionais ou de competição foram batidos e será muito difícil que 2019 tenha o mesmo nível por diferentes fatores. Primeiro, porque não existindo um evento global ao ar livre em 2018, muitos atletas concentraram mais atenções na temporada Indoor. Segundo, porque sendo que a grande competição Indoor será europeia, dificilmente veremos americanos, africanos ou asiáticos tão entusiasmados com os pavilhões como vimos no ano passado. Terceiro, e por último, porque iremos ter Mundiais no final do ano e numa altura nada habitual, pelo que muitos atletas terão receio de apostar forte na pista coberta. 

    Ainda assim, isto pode vir a ser algo positivo. O facto de muitos atletas de elite terem esse receio pode abrir caminho a outros atletas que usualmente não entrariam em posição de disputar finais ou mesmo medalhas – o que pode ser um fator positivo para países como Portugal, que podem ver as suas expetativas de classificações positivas aumentar exponencialmente. Pode parecer um pouco de futurologia, até porque já vimos algumas das principais estrelas europeias a afirmar que querem estar em Glasgow (Mariya Lasitskene, Laura Muir ou Renaud Lavillenie, por exemplo) e o facto dos Campeonatos se realizarem em Glasgow deverá garantir que a maioria dos atletas britânicos olhe com especial atenção para eles, o que significa de imediato a presença de uma parte significativa da elite europeia. De qualquer forma, cenários como o que irá suceder com Kevin Mayer – o recordista do Decatlo já confirmou que não irá fazer as provas combinadas em Glasgow e irá tentar o apuramento apenas no Salto com Vara – podem repetir-se, vendo alguns atletas fora do seu habitat natural, antes de verdadeiramente atacarem a temporada ao ar livre. Há dois anos, Nelson Évora foi Ouro e Patrícia Mamona foi Prata no Triplo. 

    Antes destes Europeus, o pequeno circuito de meetings da IAAF deverá proporcionar os eventos mais badalados da temporada de pista coberta, mas isso não impedirá de acompanharmos com especial atenção outras ompetições. No ano passado, por exemplo, nos Universitários norte-americanos cairam alguns recordes mundiais…

    O Campeonato de Portugal de Pista Coberta realiza-se a 10 de Fevereiro e a final do Nacional de Clubes uma semana depois. 

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.