As competições que irão marcar 2019

- Advertisement -

Mundiais de Doha (27/09 – 06/10)

A competir em casa, Mutaz Essa Barshim será um dos favoritos no Salto em Altura
Fonte: IAAF

Devido ao facto dos Mundiais se realizarem numa fase tão tardia (em que normalmente a temporada já terminou), até foi criada uma nova competição que é uma espécie de Ryder Cup para o Atletismo, um duelo entre EUA e Europa, que se irá realizar a 9 e 10 de setembro. O evento realizar-se-á em Minsk (na Bielorrúsia), mas é pouco claro, para já, se é algo para continuar ou se será um evento único apenas para preencher mais o calendário até ao ponto alto da temporada. 

Esse ponto alto será mesmo em Doha com os Mundiais ao ar livre. A polémica escolha de Doha, no Qatar, ainda continuará a dar muito que falar, mas se dúvidas persistem quanto a alguns aspetos como a adesão do público local, poucas dúvidas persistem em relação à esperada qualidade do evento. O ano de 2018 serviu de antecâmara para o que se perspetiva ser um dos melhores ciclos da história do Atletismo e Doha deverá ser palco de muitos eventos apaixonantes. O estádio, com um sistema especial de ar condicionado, irá estar preparado para auxiliar atletas e público a gerir as difíceis condições climatéricas da cidade e o mesmo fator levou à alteração dos horários das provas de estrada que se irão realizar de madrugada. 

Irremediavelmente, teremos que referir que serão os primeiros Mundiais da era pós-Bolt, pelo que será especialmente interessante perceber como as audiências globais irão seguir o evento, que ainda por cima se irá realizar numa altura em que irá já colidir com a temporada futebolística europeia. De resto, duelos apaixonantes são esperados em praticamente todos os eventos, que deverão contar com a presença da maioria dos atuais campeões mundiais e olímpicos e também com a presença de jovens que prometem mesmo abalar com o desporto – começando em Armand Duplantis, passando por Juan Miguel Echevarría e terminando em Sydney Mclaughlin. 

Será para esta competição que todos os atletas de elite irão apontar baterias e a data da realização do evento implicará também diferentes e interessantes abordagens para a obtenção dos picos de forma no final de Setembro. No que diz respeito aos atletas portugueses, a mais de 9 meses da competição, existem alguns atletas com legítimas aspirações de medalha (os campeões europeus Nelson Évora e Inês Henriques e o vencedor da Diamond League Pedro Pablo Pichardo serão as maiores possibilidades) e outros poderão aspirar a surpreender. Relembramos que os rankings IAAF não irão ainda contar para a qualificação para os Mundiais de Doha e por isso as exigentes marcas de qualificação – popularmente chamadas de “mínimos” – serão a principal forma de garantir presença em Doha.

Irá Inês Henriques repetir o título mundial?
Fonte: IAAF

Foto de Capa: IAAF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a chama acesa | Arouca x Benfica

Mourinho bate-se com uma série de dúvidas no Benfica, as mais óbvias prendendo-se com tudo o que envolve a intermediária.

Nuno Borges fica pelo caminho nos quartos-de-final do Phoenix Challenger após derrota frente a Marcos Giron

Nuno Borges (49.º) foi eliminado nos quartos-de-final do Phoenix Challenger por Marcos Giron (69.º) em dois sets, com parciais de 7-6(8) e 6-2. 

Benfica apresenta recurso à suspensão de José Mourinho e ainda acredita que o técnico pode estar no banco em Arouca

O Benfica apresentou um recurso à suspensão de José Mourinho pela expulsão no Clássico, alegando que o técnico pontapeou a bola na direção da bancada.

Sporting volta ao ataque por Yeremay Hernández e pode bater recorde de transferência

Depois das negociações falhadas durante o verão, o Sporting ainda não desistiu do extremo do Deportivo da Corunha, Yeremay Hernández.

PUB

Mais Artigos Populares

Max Verstappen critica Fórmula 1: «Tenho treinado no Mario Kart»

Max Verstappen voltou a criticar as mudanças nos novos carros da Fórmula 1. Na antevisão do Grande Prémio da China, o piloto falou do tema com ironia e admitiu que nem tem passado muito tempo no simulador antes da qualificação.

Benfica assegura Simão Lopes com contrato profissional

O médio de 16 anos Simão Amorim Lopes assinou contrato profissional com o Benfica. O jovem jogador cumpre a nona época no clube, ao qual chegou em 2017. 

Carlos Vela torna-se proprietário do Los Angeles FC

O Los Angeles FC anunciou que o antigo avançado Carlos Vela passou a ser acionista do clube.Carlos Vela adquiriu uma participação minoritária e vai integrar o grupo de proprietários responsável pela gestão e estratégia do clube.