As polémicas alterações da IAAF

    • O fim da longa distância em pista? Disciplinas de primeira e disciplinas de segunda?

    Logicamente que as decisões tomadas levaram a algumas reações bastante violentas na imprensa de referência e nas redes sociais. No caso da eliminação dos 5.000 metros, não se pode dizer que tenha sido totalmente surpreendente a decisão da IAAF. Já em vários eventos, a Federação havia testado a fórmula dos 3.000 metros e, mesmo em edições anteriores, já estava a utilizar uma fórmula mista de algumas provas de 3.000 e outras de 5.000.

    Parecia uma questão de tempo e agora muitas vozes afirmam que o plano da IAAF é acabar definitivamente com os 10.000 metros em Mundiais e Jogos Olímpicos (a distância já não fazia parte das disciplinas Diamond League e já foi excluída para futuros Mundiais Sub-20) e tornar os 5.000 na disciplina que tem um espaço quase reduzido a grandes campeonatos. Apesar de Sebastian Coe (o presidente da IAAF) ter afirmado que sabe que “a mudança nunca é fácil”, mas que a IAAF tomava estas decisões para poder vender um produto mais atrativo que seria positivo para o desporto, poucos foram convencidos pelas suas palavras.

    Federações como a do Quénia ou da Etiópia foram bastante expansivas, com cartas à IAAF, existindo até acusações de discriminação naquilo que parece ser um ataque claro da IAAF à longa distância em pista, que tem sido durante largos anos dominada pela nações leste-africanas. 

    Em relação à eliminação de outras disciplinas, ainda sem se saber que disciplinas cairão, a maioria dos analistas prevê que, pelo menos, 4 dos 8 eventos sejam eventos de saltos e lançamentos, sendo que os 3.000 metros obstáculos ou os 800 metros são outras provas que poderão estar em risco.

    Por muitos foram criticados os critérios escolhidos pela IAAF – baseados no entretenimento e disciplinas com duelos muitos antecipados – por serem bastante subjetivos e dependentes de cada momento.

    Há quem diga ainda que a IAAF está a criar uma primeira e segunda divisões de Atletismo, com vários agentes a levantarem sérias interrogações se será viável para os atletas de elite continuarem no desporto, caso não tenham a possibilidade de realizar qualquer evento da Diamond League (os que normalmente possibilitam maior encaixe financeiro) o que irá afetar negativamente as disciplinas, tal como já acontece com o Lançamento do Martelo (a única disciplina de pista – sem contar com as combinadas – que neste momento não faz parte da Diamond League) que praticamente só é lembrado em grandes campeonatos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.