📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As polémicas alterações da IAAF

- Advertisement -

3. A Marcha fica mesmo mais curta 

Outra polémica decisão saída do Conselho de Doha é a aprovação da redução das distâncias nas provas da Marcha em grandes campeonatos. Até aqui as distâncias dos 20 km e dos 50 km (apenas recentemente para as mulheres) têm sido as distâncias percorridas em grandes eventos, mas a IAAF entendeu que, de forma a tornar a Marcha mais atrativa, é essencial reduzir as distâncias e consequentemente o tempo de cada evento. 

Campeã mundial em Londres, será que Inês terá oportunidade em Tóquio?
Fonte: IAAF

Sem que ainda se tenha chegado a uma conclusão absoluta das novas distâncias, o que é facto é que serão escolhidas duas entre quatro possíveis distâncias para o futuro: 10, 20, 30 e 35 km, sendo que o grande objetivo da IAAF é que as distâncias sejam reduzidas para 10 e 30 km, podendo tal ser feito de forma gradual já a partir dos Mundiais de Eugene, em 2021. 

Também no que diz respeito à Marcha, ao serem divulgados os mínimos para os Jogos de Tóquio, saltou à vista que não existe qualquer referência aos 50 km femininos, indo ao encontro das informações que temos de que o Comité Olímpico Internacional rejeitou o pedido para a incorporação da distância no feminino nestes Jogos, alegando ser um pedido tardio, não sendo possível disponibilizar “espaço extra” para mais eventos de Atletismo, uma vez que tal iria aumentar a quota de atletas reservada para a modalidade.

É curioso que ao mesmo tempo tenha sido aceite a nova disciplina dos 4×400 mistos…Ainda assim, a IAAF, implicitamente, parece confirmar essa mesma informação ao também afirmar que chegou a um acordo com o COI para a partir de 2021 trabalhar na equiparação de distâncias entre homens e mulheres, o que sugere que tal não irá acontecer em 2020.

E como a partir de 2021, as distâncias irão ser reduzidas, o cenário mais provável parece ser o de que nunca iremos ver a prova de 50km Marcha no feminino em competições olímpicas. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Barcelona x Atlético Madrid, o 1º Clássico no renovado Camp Nou?

O Barcelona regressa ao Camp Nou para um jogo grande da La Liga. Duelo diante do Atlético Madrid a meio da semana.

Treinador dos Boston Celtics elogia Neemias Queta: «O mérito é dele e vai continuar a melhorar»

Joe Mazzulla deixou rasgados elogios a Neemias Queta. Apesar da derrota dos Boston Celtics, poste português somou melhores números da carreira.

Ruben Amorim preocupado com jogador do Manchester United: «Eu consigo sentir ansiedade sempre que toca na bola»

Ruben Amorim fez a antevisão do Crystal Palace x Manchester United. Red devils numa senda de três jogos sem vencer na Premier League.

Ruben Amorim e problemas defensivos do Manchester United: «Somos demasiado brandos perto da área»

Ruben Amorim fez a antevisão do Crystal Palace x Manchester United. Red devils numa senda de três jogos sem vencer na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Filipe Luís estudou a fundo Abel Ferreira: «Li o livro dele e as entrevistas, ajuda a entender como ele pensa o futebol»

Filipe Luís analisou a final da Taça Libertadores ganha. O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0 na final da prova.

Filipe Luís e vitória na Libertadores: «Como ganhámos eu sou um fenómeno e o Abel não vale nada»

Filipe Luís analisou a final da Taça Libertadores ganha. O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0 na final da prova.

Abel Ferreira e arbitragem da final da Libertadores: «Acho que o árbitro foi muito simpático e não quis estragar a final»

Abel Ferreira analisou a final da Taça Libertadores perdida pelo Verdão. O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0 na final da prova.