As polémicas alterações da IAAF

- Advertisement -

3. A Marcha fica mesmo mais curta 

Outra polémica decisão saída do Conselho de Doha é a aprovação da redução das distâncias nas provas da Marcha em grandes campeonatos. Até aqui as distâncias dos 20 km e dos 50 km (apenas recentemente para as mulheres) têm sido as distâncias percorridas em grandes eventos, mas a IAAF entendeu que, de forma a tornar a Marcha mais atrativa, é essencial reduzir as distâncias e consequentemente o tempo de cada evento. 

Campeã mundial em Londres, será que Inês terá oportunidade em Tóquio?
Fonte: IAAF

Sem que ainda se tenha chegado a uma conclusão absoluta das novas distâncias, o que é facto é que serão escolhidas duas entre quatro possíveis distâncias para o futuro: 10, 20, 30 e 35 km, sendo que o grande objetivo da IAAF é que as distâncias sejam reduzidas para 10 e 30 km, podendo tal ser feito de forma gradual já a partir dos Mundiais de Eugene, em 2021. 

Também no que diz respeito à Marcha, ao serem divulgados os mínimos para os Jogos de Tóquio, saltou à vista que não existe qualquer referência aos 50 km femininos, indo ao encontro das informações que temos de que o Comité Olímpico Internacional rejeitou o pedido para a incorporação da distância no feminino nestes Jogos, alegando ser um pedido tardio, não sendo possível disponibilizar “espaço extra” para mais eventos de Atletismo, uma vez que tal iria aumentar a quota de atletas reservada para a modalidade.

É curioso que ao mesmo tempo tenha sido aceite a nova disciplina dos 4×400 mistos…Ainda assim, a IAAF, implicitamente, parece confirmar essa mesma informação ao também afirmar que chegou a um acordo com o COI para a partir de 2021 trabalhar na equiparação de distâncias entre homens e mulheres, o que sugere que tal não irá acontecer em 2020.

E como a partir de 2021, as distâncias irão ser reduzidas, o cenário mais provável parece ser o de que nunca iremos ver a prova de 50km Marcha no feminino em competições olímpicas. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Galatasaray olha para jogador encostado por Ruben Amorim no Manchester United

Tyrell Malacia está a ser seguido pelo Galatasaray, que pretende fazer chegar a Manchester uma proposta. O defesa ainda não jogou esta época.

Crystal Palace interessado em defesa do West Ham de Nuno Espírito Santo

Max Kilman está na rota do Crystal Palace. O defesa do West Ham pode suceder a Marc Guehi que poderá sair no próximo mercado de transferências.

Kyle Walker arrependido: «Não deveria ter saído do Manchester City»

Kyle Walker admitiu estar arrependido por ter trocado o Manchester City pelo AC Milan. Na altura, Sergio Conceição treinava o clube italiano.

Egito vence Guiné-Bissau pela margem mínima e consolida-se no topo da tabela: Eis os resultados da qualificação africana

O Egito vence por 1-0 a Guiné-Bissau e reforça a primeira posição do grupo A. Jogou-se a décima jornada da qualificação africana para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Motta recusa 3 ofertas para voltar a treinar

Thiago Motta dá nega a 3 clubes de países diferentes. O antigo treinador da Juventus continua sem clube desde que deixou o cargo na época passada.

Tragédia para uns, possível felicidade para outros: Rui Borges e José Mourinho podem ter razões para sorrir depois deste domingo

A Grécia está fora da qualificação para o Mundial 2026. A seleção conta com jogadores de Benfica e Sporting nas suas fileiras.

Mundial 2026: já há 21 seleções com presença garantida na prova

A composição do Mundial 2026 está a ser definida. Já existem 21 seleções qualificadas para a prova que se vai realizar na América do Norte.