As polémicas alterações da IAAF

    • As reacções 

    As novidades da IAAF foram particularmente mal recebidas no mundo da Marcha. No que diz respeito à redução de distâncias, alguns atletas afirmaram nas redes sociais que se sentiam forçados a procurar outro emprego e que esta decisão iria contribuir para o fim da Marcha como a conhecemos.

    Choveram críticas à Comissão da Marcha e até houve casos – como o do britânico Tom Bosworth – em que os atletas lamentaram a decisão de anunciar mudanças sem que tudo ainda esteja definido, não podendo os atletas e treinadores ter um plano completo para o seu futuro, pois não sabem em que exata distância se devem especializar. 

    Já no que concerne à não inclusão dos 50km femininos em Tóquio, as reações foram bem mais tímidas. Para muito terá contribuído o facto de não ter sido comunicada exatamente uma decisão e ser mais uma “ausência de decisão”, de momento, que indica que a distância estará fora.

    A IAAF refere várias vezes a quota de atletas em Jogos Olímpicos para justificar as suas mudanças e as novas quotas nem sequer incluem atletas para os 50km femininos, então é somar 2+2 para se perceber que nem a IAAF acredita nessa possibilidade.

    A nível nacional, Inês Henriques, a atual campeã mundial e europeia dos 50km Marcha foi a voz mais crítica de toda a situação. Em declarações ao jornal A Bola, a atleta afirmou que não compreende porque “estão a introduzir uma nova prova, os 4×400 mistos, mas deixam de fora outra que já existia nos Mundiais (…)”, confirmando que vai recorrer a todas as vias legais para garantir que as marchadoras tenham as mesmas oportunidades que os homens já em Tóquio.

    Foto de Capa: IAAF

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.