Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
De hoje até Domingo motivos de interesse não faltarão no Atletismo, seja a nível nacional, continental ou mundial, dos séniores ou dos mais jovens!
Como grandes destaques teremos o meeting de Lausanne a contar para a Diamond League que promete provas de enorme valor e que estão a gerar grande expectativa, teremos os Campeonatos de Portugal e os Europeus Sub-18 que começam hoje!
Diamond League – Athletissima (Meeting de Lausanne)
O que não pode perder:
200 Metros Masculino
Os americanos andam loucos com esta prova e têm mais do que razões para tal. Noah Lyles é o fenómeno da velocidade no momento e domina os rankings dos 100 e dos 200 metros. Nos 200, correu em Eugene em 19.69 (+2.0) no mês de Maio. Desde aí nunca mais correu esta distância, tendo andado a dedicar-se a baixar as suas marcas nos 100 metros. O que esperar de Lausanne? Ninguém sabe, mas pela frente terá outros dois jovens prodígios norte-americanos. O primeiro que falamos é Rai Benjamin, que é especialista dos 400 metros barreiras, fará 21 anos apenas este mês, mas já correu o 3º tempo de 400 barreiras mais rápido de sempre e, na estreia como profissional na semana passada, correu em Paris os 200 metros abaixo dos 20 segundos (19.99)!

Fonte: IAAF
No entanto, o grande rival de Lyles e o duelo que todos querem ver é com Michael Norman! Norman tem-se dedicado nos últimos tempos mais aos 400 metros, onde é o líder mundial (em 43.61) e detém o recorde mundial Indoor (44.52), mas foi nos 200 metros que se sagrou campeão mundial júnior em 2016. Regressou aos 200 metros na prova de Paris da semana passada e correu em 19.84 (-0.6), mostrando claramente que se sente na praia ao correr a distância. Um embate de luxo, apimentado pela presença de outro norte-americano que já correu abaixo dos 20 segundos este ano, Isiah Young.
110 Barreiras Masculino
Sergey Shubenkov está a todo o gás e ocupa a liderança mundial, depois de ter corrido em 12.92 segundos na Húngria. Foi o melhor tempo de sempre de um atleta russo nos 110 metros com barreiras, é recorde nacional, embora a IAAF considere a marca como…independente. Shubenkov que foi campeão em 2015 em 12.98 (+0.1), apenas baixou dos 13 segundos por 3 vezes na sua carreira e duas foram em 2018. Pela frente terá Omar McLeod, aquele que tem sido o claro dominador da disciplina nos últimos anos. Foi campeão mundial de pista coberta (2016), campeão olímpico (2016) e campeão mundial (2017) e por isso continua a ser a grande figura do evento. Possui um recorde pessoal de 12.90 (+0.7), mas este ano ainda não baixou dos 13 segundos. Acredita-se que se os dois estiverem num dia perfeito e se derem tudo até ao final, poderemos ter aqui um tempo a entrar na casa dos 12.8! E falando de 12.8, em pista estará o recordista mundial, Aries Merritt. Nesse dia em 2012, Merritt correu em 12.80, num enorme recorde que está difícil de ser aproximado. O norte-americano parece longe desses tempos, mas estar em pista (e a este nível) já é uma vitória, tendo em conta as batalhas que enfrentou.
Triplo Salto Masculino
Uma prova de cara/coroa, em que é praticamente impossível prever o vencedor. Christian Taylor é duplamente campeão olímpico e triplamente campeão mundial. É a grande figura da disciplina e é há muito apontado como o atleta que pode ser capaz de bater o recorde mundial. Já andou lá perto, anda um pouco mais longe, ainda assim o seu melhor da temporada em 17.81 metros (+0.6) impõe respeito, ainda mais se tivermos em conta que a sua preparação não tem sido exclusivamente dedicada ao Triplo (tem também feito 400 metros!). No entanto, Taylor já perdeu esta época e foi mesmo no dia em que fez os 17.81.

Fonte: IAAF
Perdeu para Pedro Pablo Pichardo, o atleta agora português que saltou nesse dia em Doha 17.95 metros, marca com que lidera o ranking mundial. Pichardo não tem saltado muito, é verdade, mas neste regresso mais de um mês depois à competição deverá trazer algo na manga para voltar a derrotar Taylor e mostrar que os seus problemas passados… no passado ficaram! Em provas estarão também outros dois norte-americanos, Chris Benard e Donald Scott, e o líder europeu do ano, Alexis Copello.
400 Metros Barreiras Masculino
Aqui há pouco a dizer. Por demais temos falado desta prova, que continua a surpreender tudo e todos e a apresentar um nível do melhor que o mundo já viu. Em menos de um mês, assistimos à segunda e terceira melhor marca da história e o autor da segunda, líder mundial da distância, é Abderrahman Samba. O atleta do Qatar tem dominado o circuito por completo e em Paris tornou-se no segundo atleta da história a descer dos 47 segundos! Partirá na lane 5, pronto para mais um grande resultado, ensanduichado (esta palavra escrita parece estranha, mas parece que é assim) entre dois atletas em grande forma também: Karsten Warholm que é o campeão mundial da distância e que este ano já bateu o recorde norueguês e o sub-23 europeu (47.81) e Kyron McMaster que em Paris há poucos dias correu em 47.54!
100 Metros Feminino
Muito, muito interesse para a velocidade mais curta feminina, não só por termos aqui as principais suspeitas do costume, mas por termos aqui um novo elemento que não sabemos o que poderá trazer. Mas já lá vamos. Para já referir que em prova estará a líder mundial Marie-Josée Ta Lou, que tem dominado o circuito, tem duas vitórias na Diamond League, com o melhor da temporada a ser feito em Doha na primeira prova da época em 10.85 (+1.5). A campeã olímpica dos 100 e 200, Elaine Thompson, aqui estará à procura de retomar a forma a que nos habituou, apesar dos problemas físicos que tem enfrentado e em pista também estará a sua grande rival, a campeã mundial dos 200 metros, Dafne Schippers! Murielle Ahouré que se sagrou campeã mundial dos 60 metros em pista coberta é outro dos nomes a ter em conta (venceu em Oslo), mas a grande curiosidade reside numa norte-americana de 22 anos que fará aqui a sua estreia profissional. Aleia Hobbs já é um nome por demais conhecido e só nesta temporada já fez sete (!) provas abaixo dos 11 segundos (com vento legal).

Fonte: IAAF
Venceu os Universitários, venceu os Nacionais e agora vem à procura de conquistar o mundo. Vamos ver como se sai na sua primeira prova no circuito internacional.
400 Metros Feminino
Salwa Eid Naser tem brilhado nesta edição da Diamond League e não se cansa de bater recordes pessoais aos seus 20 anos. Se desta vez voltar a fazê-lo poderá muito bem assumir a liderança do ranking mundial, uma vez que em Paris correu em 49.55 e a melhor marca do ano é repartida por Shaunae Miller-Uibo e Shakima Wimbley em 49.52. Wimbley também aqui estará e, já com um maior tempo de descanso para esta prova, estamos curiosos para perceber que tipo de resposta poderá dar a Naser. Jessica Beard também tem demonstrado uma interessante regularidade e Courtney Okolo sagrou-se campeã mundial indoor este ano em Birmingham. No entanto, o duelo que todos querem ver é Naser x Wimbley.
1500 Metros Feminino
Presentes estarão muitas das principais figuras que têm dominado a época nos 1500, como é o caso de Gudaf Tsegay, de apenas 21 anos, que deu um show em Estocolmo, à frente de Laura Muir que também aqui estará. A norte-americana Shelby Houlihan e a marroquina Rababe Arafi são outras atletas que já correram abaixo dos quatro minutos nesta temporada, mas o grande nome em prova até poderá ser o de Sifan Hassan, aqui de regresso aos 1500, correndo a distância pela primeira vez nesta temporada. A atleta treinada por Alberto Salazar tem tido uma época low-profile a braços com alguns problemas físicos. Veremos como se estreia em 2018 na sua prova de eleição. Atenção, no entanto, a Caster Semenya.

Fonte: IAAF
Semenya tem somado recordes atrás de recordes e apesar dos 1500 não serem “a sua” prova, já alcançou um recorde nacional cedo na temporada, com os 3:59.92 no meeting de Doha. Da forma como a sul-africana tem vindo a correr, não admiraria nada que levasse a vitória de Lausanne.
Salto em Comprimento Feminino
Interessantíssimo elenco que conta com a nova líder mundial, Lorraine Ugen, que saltou 7.05 metros nos Nacionais Britânicos do passado fim-de-semana e com as anteriores líderes Malaika Mihambo e Ivana Spanovic que andam a cheirar os sete metros (ambas com 6.99 nesta temporada). A campeã olímpica, Tianna Bartoletta, estará por cá, ainda longe do que nos habituou, mas a grande curiosidade é mesmo ver o que poderá saltar Caterine Ibarguen! Sim, leram bem. A colombiana estrela do Triplo fará a competição do Salto em Comprimento em Lausanne, poucas semanas depois de ter saltado 6.87 metros em Marselha, ela que já não fazia este salto desde 2015 e de forma mais ou menos regular desde 2012! Veremos como se comporta aqui, sem a pressão habitual do Triplo, embora saibamos que para ela a pressão nunca parece ser um problema!
O meeting de Lausanne decorre hoje – 5 de Julho – a partir das 19 horas com transmissão em directo na SPORT.TV1, com os comentários do António Fernandes.
Europeus Sub-18
De Quinta a Domingo decorrem também os Campeonatos da Europa de Sub-18 em Gyor, na Hungria. A representar Portugal teremos os seguintes atletas:
Ana Costa – 400m e Estafeta Medley; Bárbara Bica – Dardo; Bárbara Neiva – 2.000m Obstáculos; Beatriz Andrade – 100m e Estafeta Medley; Eduarda Ferreira – Triplo Salto; Eva Gonçalves – Disco; Juliana Guerreiro – 400m Barreiras e Estafeta Medley; Lia Lemos – 3.000m; Maria J. Barbosa – 100m e Estafeta Medley; Mariana Pestana – Martelo; Sara Moreira – 100m Barreiras e Estafeta Medley; Bernardo Moreira – 400m Barreiras; Etson Barros – 2.000 Obstáculos; João Bernardo – 10.000m Marcha; João Buaró – Vara; João Peixoto – 800m; Pedro Vilas Boas – 800m; Rogério Amaral – 1.500m
Na edição de 2016, a primeira, Portugal conquistou uma medalha, a de Bronze por Marisa Vaz Carvalho no Comprimento. A mesma atleta viria a ser finalista na velocidade com barreiras (100 metros barreiras), sendo que os outros finalistas foram Mariana Machado nos 1500 e Inês Reis nos 5.000 metros Marcha.

Fonte: SL Benfica
Este ano, grande destaque no masculino para Etson Barros que domina o ranking europeu nos 2.000 metros obstáculos (com 5:46.11) e para João Buaró na Vara que é oitavo do ranking europeu este ano (4.95). Já no feminino, a atleta melhor colocada é Beatriz Andrade com 11.82 nos 100 metros, em 16.ª no ranking dos atletas com melhores marcas. No entanto, convém referir que dado o escalão que falamos, muitas surpresas podem ocorrer e nem sempre as marcas com que os atletas se apresentam em competições internacionais reflectem os resultados que podem vir a alcançar.
Os campeonatos terão transmissão em directo na Eurosport 1 e 2.
Campeonatos de Portugal em Pista 2018
Em Leiria decorrerão, durante este fim-de-semana, os Campeonatos de Portugal que contarão com a nata do Atletismo nacional. O novo modelo de ranking da IAAF (ainda por conhecer na totalidade) utilizará os campeonatos nacionais como forma de obtenção de pontos e como tal a Federação prevê que situações como as do passado (em que muitos dos atletas saltavam os campeonatos) deverão deixar de acontecer. Inscritos para estes campeonatos temos nomes como Nelson Évora, Pedro Pablo Pichardo, David Lima, Carlos Nascimento, Tsanko Arnaudov, Diogo Ferreira ou Francisco Belo no masculino e no feminino temos como inscritas, por exemplo, Patrícia Mamona, Susana Costa, Cátia Azevedo, Marta Pen Freitas, Evelise Veiga, Ana Cabecinha ou Jéssica Inchude, o que permite perceber a qualidade da edição 2018 dos Campeonatos. Recorde-se que muitos atletas procuram também aqui marcas que lhes permitam garantir ou confirmar a qualificação para os Europeus de Berlim, que decorrerão em Agosto próximo.

Fonte: FPA
Outra grande novidade do evento é a tentativa da Federação de aproximar cada vez mais o público dos atletas, tendo criado áreas específicas em determinadas eventos que permitirão uma experiência mais completa e, presume-se, mais interessante para os espectadores, a exemplo de algumas experiências feitas por esse mundo fora.
Podes aqui consultar a lista de inscritos e os horários.
Artigo revisto por: Rita Asseiceiro









