Atletismo | Os melhores do ano: Quais as escolhas da World Athletics?

- Advertisement -

No passado sábado, realizou-se a anual gala da World Athletics, que distingue os melhores de cada ano no Atletismo. Apesar de ter sido um ano recheado de cancelamento, adiamentos e em que alguns atletas pouco ou nada competiram, não se pode dizer que nenhum dos nomeados tenha tido um ano fraco ou que, em circunstâncias normais, não tivesse também sido nomeado.

Atente-se aos cinco finalistas para prémio de melhor masculino do ano:

Joshua Cheptegei (Uganda): bateu os recordes mundiais dos 5.000 metros, dos 10.000 metros e ainda dos 5km em estrada.

Mondo Duplantis (Suécia): bateu o recorde mundial do Salto com Vara por duas vezes e ainda saltou o mais alto de sempre ao ar livre (o de pista coberta conta como recorde absoluto)

Ryan Crouser (EUA): Imbatível em dez competições no Peso e chegou aos 22.91m, o terceiro, igualado, a lançar mais longe na história.

Johannes Vetter (Alemanha): Venceu 8 de 9 competições no Dardo e lançou a 97.76m, o segundo maior lançamento da história e pertíssimo de um recorde que parecia impossível até há bem pouco tempo.

Kartsen Warholm (Noruega): Venceu tudo o que havia para vencer e correu os 400 barreiras em 46.87 segundos, a segunda marca mais rápida da história.

E quanto às mulheres? Falemos das cinco nomeadas:

Letesenbet Gidey (Etiópia): Bateu o histórico recorde dos 5.000 metros, que pertencia a Tirunesh Dibaba.

Sifan Hassan (Holanda): Correu a maior distância de sempre em uma hora e bateu o recorde europeu dos 10.000 metros, com a quarta melhor marca da história.

Peres Jepchirchir (Quénia): Venceu o título mundial da Meia-Maratona e quebrou por duas vezes o recorde da Meia-Maratona em provas exclusivamente femininas (1:05:16 o melhor)

Elaine Thompson (Jamaica): Venceu as sete provas de 100 metros que fez e foi líder mundial do ano em 10.85 segundos.

Yulimar Rojas (Venezuela): Não perdeu qualquer prova no Triplo e bateu o recorde mundial em pista coberta, ao saltar 15.43 metros.

Restam assim poucas dúvidas sobre a qualidade dos atletas e das performances em causa. Então, no meio de tanta qualidade, como a World Athletics escolheu?

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a continuidade de Hidemasa Morita: «Gostaríamos de continuar a contar com ele, mas às vezes não é possível»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a passagem do Torreense à final da Taça de Portugal: «Já estive do outro lado»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

Tiago Tomás decisivo no apuramento do Estugarda para a final da Taça da Alemanha: «Estou sem palavras»

Tiago Tomás foi decisivo ao apurar o Estugarda para a final da Taça da Alemanha e admitiu o desejo de vencer o troféu.

Rui Borges elogia jogador: «Não o queríamos ter perdido»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges dá más notícias em relação ao Morten Hjulmand: «Possivelmente não o teremos até ao final da época»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli comenta futuro de Terem Moffi: Moffi e Nice? É claro que ambas as partes se querem separar»

Francesco Farioli projetou o encontro referente à 31.ª jornada da Primeira Liga. O FC Porto desloca-se ao terreno do Estrela da Amadora.

Imprensa espanhola confirma o interesse do Braga em Chupe do Málaga

O Braga quer contratar Chupe. O jovem avançado está ao serviço do Málaga e tem sido um dos destaques na segunda divisão espanhola.