Birmingham 2018: O Balanço Global dos Campeonatos

- Advertisement -

Do dia 1 ao 4 deste mês realizaram-se os Mundiais de Pista Coberta e só se estiveram muito desatentos não repararam que estivemos por Birmingham a acompanhar tudinho ao vivo! Com este artigo, iremos, em definitivo, encerrar as nossas publicações no que se refere aos mesmos, procurando fazer uma análise geral de tudo o que aconteceu, mais ou menos positivo.

Resultados

Pode-se dizer que tivemos uns Campeonatos com bastante sucesso neste aspecto. Foram batidos 5 recordes dos campeonatos e 1 recorde mundial. Mas as grandes marcas começaram logo no segundo dia (e o segundo mais forte dos campeonatos). Murielle Ahouré (CIV) tornou-se a nova campeã mundial da velocidade (60 metros), correndo em 6.97, naquela que é a melhor marca dos últimos 8 anos. Antes disso, já tínhamos tido um fantástico concurso de Salto em Comprimento, em que os três primeiros ficaram separados por 3 escassos centímetros (8.46 – 8.44 – 8.42), com a vitória a sorrir ao jovem cubano de 19 anos, Miguel Echevarria, batendo o actual campeão mundial ao ar livre. Para se ter uma ideia da qualidade, o Salto que deu a medalha de Bronze daria para vencer os últimos 8 campeonatos mundiais indoor!

No terceiro dia, o dia de mais emoções, começámos com a queda durante a manhã do recorde dos campeonatos no Lançamento do Peso (Tom Walsh, ao lançar 22.31 metros) e tivemos direito a mais um recorde dos campeonatos (Sandi Morris saltou 5.95 com a Vara) antes de passarmos à velocidade. Aí duas estrelas norte-americanas brilharam. Kendra Harrison (USA) conquistou, finalmente, o seu primeiro grande título global e com estrondo nos 60 metros barreiras: recorde dos campeonatos em 7.70 (igualando o recorde norte-americano) e tornando-se a primeira mulher da história a correr por três vezes abaixo dos 7.80 nos mesmos campeonatos (aliás, nunca ninguém o tinha feito duas vezes sequer). Christian Coleman também viria a bater um aguardado recorde dos campeonatos, ao correr em 6.37 segundos, deixando cair mais um recorde de Maurice Greene.

Fonte: IAAF

Nessa mesma noite, tivemos ainda Courtney Okolo a correr a 4ª melhor marca de sempre norte-americana nos 400 metros (50.55), vimos um Heptatlo terminar com a diferença de…apenas 5 pontos (!) e vimos Genzebe Dibaba fazer uma dobradinha (1500/3000) pela primeira vez na sua carreira, a suceder a uma fantástica prova inaugural de 3.000 metros logo na primeira noite.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De craque do PAOK a despromovido à Bundesliga 2: Quem é Kostas Koulierakis, alvo do Benfica?

Kostas Koulierakis foi o mais recente defesa central apontado ao Benfica. O defesa central representa o Wolfsburgo.

Operação central: Benfica tem titular do Wolfsburgo na mira

O Benfica está interessado em Kostas Koulierakis do Wolfsburgo. O grego de 22 anos tem um valor de mercado de 25 milhões de euros.

GP Bélgica: Nem um VSC trava Kimi Antonelli

Kimi Antonelli venceu durante este domingo o Grande Prémio da Bélgica. O piloto da Mercedes está de volta aos triunfos.

António Salvador aborda mercado e elogia Carlos Vicens: «O Braga tem uma identidade própria, visível seja a jogar em casa ou a jogar fora»

António Salvador admite que o plantel do Braga está 90% fechado. O presidente dos minhotos também elogiou Carlos Vicens.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Já é conhecida a equipa de arbitragem para o embate frente ao St. Gallen

A UEFA nomeou uma equipa de arbitragem inteiramente italiana para o duelo do Benfica frente ao St. Gallen.

Atenção, Benfica: St. Gallen pretende regresso de internacional suíço que já brilhou no clube

O St. Gallen está a negociar o regresso de Leonidas Stergiou, jogador que representa o Estugarda, clube da Bundesliga.

Pedro Gonçalves dá razões para sorrir a Bruno Lage: eis o ponto de situação

Pedro Gonçalves está mais próximo de se juntar ao Al Diriyah, emblema da Arábia Saudita que é orientado por Bruno Lage.