Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Num dia que não contou com a presença de qualquer atleta português, o grande destaque da noite foram os três Ouros alcançados pelos norte-americanos, contrastando com a noite de ontem. Noah Lyles (USA) cumpriu e venceu nos seus primeiros grandes campeonatos, Sam Kendricks (USA) levou a melhor num emocionante concurso da Vara e Donavan Brazier pouco se importou com o caso polémico que abalou o dia e alcançou um recorde dos campeonatos. A outra medalha de Ouro do dia foi surpreendentemente para Kelsey Lee-Barber, da Austrália, que bateu as favoritas chinesas no Dardo. Ontem, a África e a Europa dominaram as conquistas, hoje não conseguiram nenhuma. É esta a beleza de um desporto global.
AS FINAIS DE HOJE
He loves the spotlight and the spotlight loves him 💥@LylesNoah is the world 200m champion in 19.83! #WorldAthleticsChamps pic.twitter.com/gtQr9wx3F0
— IAAF (@iaaforg) October 1, 2019
Na final que encerrou a noite, os 200 metros, Noah Lyles (USA) entrava para a prova como absoluto favorito e não defraudou essas expectativas, conquistando mesmo o título e a sua primeira medalha global da carreira, ao correr em 19.83 segundos. Não foi a melhor prova de Lyles, que não pareceu tão fulgurante à saída da curva, tendo algumas dificuldades em desenvolver, nunca mostrando uma avassaladora superioridade sobre os restantes elementos.
Ainda assim, não falha na primeira vez que entra como favorito num grande palco e vence dois outros homens que baixaram dos 20 segundos. Andre de Grasse (CAN) alcançou a Prata, correndo em 19.95 segundos – a sua segunda medalha destes campeonatos – enquanto que Alex Quiñonez (ECU), aos 30 anos, consegue mesmo a sua primeira medalha global da carreira, ao finalizar a prova em 19.98. No 4.º lugar, Adam Gemili (GBR), mais uma vez, às portas das medalhas…

Fonte: IAAF
Durante a última madrugada, uma bomba rebentou no mundo do atletismo, com a notícia de que Alberto Salazar, o técnico líder do Projeto Oregon da Nike – um dos maiores projetos de meia e longa distância a nível mundial -, havia sido considerado culpado pelos tribunais norte-americanos de violações do código anti-doping, tendo sido imediatamente suspenso por 4 anos de qualquer atividade relacionada com o atletismo.
Acontece que dois dos integrantes do projeto Oregon estavam apurados para a final dos 800 metros: Donavan Brazier (USA) e Clayton Murphy (USA). Brazier não pareceu nada incomodado com isso, assumiu a frente da prova desde cedo e terminou em 1:42.34 para o Ouro, com recorde dos campeonatos. Este foi o 2.º Ouro do Projeto Oregon, depois do Ouro de Hassan nos 10.000 metros.

Fonte: IAAF
O 2.º lugar foi para Amel Tuka (BIH), em 1:43.47, ele que já havia sido Bronze em Pequim há 4 anos, sendo que o Bronze, desta vez, foi para Ferguson Rotich (KEN) em 1:43.82. Esta foi a primeira vez na história que os EUA conquistaram o Ouro no evento.
O Salto com Vara, muito esperado, acabou por deixar para o final os três que se adivinhavam como favoritos: Sam Kendricks (USA), Armand Duplantis (SWE) e Piotr Lisek (POL). Os três passaram a 5.87 metros, naquela que foi a fasquia máxima que o polaco passou, ficando-se pela medalha de Bronze. Já Sam Kendricks que até teve quase a ficar-se pelos 5.87 metros (passou à 3.ª tentativa, depois de dois derrubes), foi o único a passar à primeira os 5.92 metros, o que lhe deixou na frente do concurso, mas viu Duplantis passar, à terceira, os 5.97 metros. Kendricks (USA) – que já havia falhado duas vezes a essa altura – tinha mais uma tentativa e…também passou a 5.97 metros!

Fonte: IAAF
Depois ambos tentaram a 6.02 metros, mas nenhum transpôs essa fasquia, pelo que Sam Kendricks (USA) renovou mesmo o título de campeão mundial da disciplina, com Armand Duplantis (SWE) a conquistar a Prata, aos 19 anos, nos seus primeiros Campeonatos Mundiais.
Já no concurso do Lançamento do Dardo, o nível não foi dos mais elevados que já vimos e isso normalmente abre espaço a surpresas. E foi o que aconteceu. A grande favorita, Lyu Huihui (CHI), tinha 12 vitórias consecutivas neste ano, mas, mais uma vez, não conseguiu replicar esses resultados em grandes campeonatos, tendo sido Bronze, com o melhor lançamento a 65.49 metros. Huihui viu a sua compatriota Liu Shiying (CHI) passar para a frente do concurso ao 5.º ensaio, com 65.88 metros, seu melhor da temporada, mas com certeza que nenhuma das duas esperava o lançamento da australiana Kelsey-Lee Barber (AUS) a 66.56 metros no último ensaio, passando para a frente e conquistando o Ouro, protagonizando mais uma grande surpresa nestes campeonatos.

Fonte: Australia Athletics
OUTROS DESTAQUES
Nas semifinais dos 400 metros femininos, Shaunae Miller-Uibo (BAH) e Salwa Eid Naser (BRN) demonstraram a sua enorme superioridade, baixando ambas dos 50 segundos (Miller-Uibo em 49.66 e Naser em 49.79) e aparentando, ambas, terem muito mais no “tanque”. As duas poderão baixar dos 49 segundos na final de quinta-feira…
Já nas semifinais dos 200 metros, parece haver cada vez mais favoritas a cair ou a desistir, sendo que antes mesmo destas semifinais, foi a vez de Elaine Thompson (por ressentir-se de lesão) juntar-se a uma lista que conta com Dafne Schippers (lesionou-se nas semifinais dos 100), Shelly-Ann Fraser-Pryce (sentiu não estar em condições de fazer os 200) ou Blessing Okagbare (desqualificada nas eliminatórias), além da ausência de Shaunae Miller-Uibo, a líder mundial, pelo facto do calendário não permitir fazer os 200 e os 400. Dina Asher-Smith (GBR) é a clara favorita para a final e não pareceu ter qualquer dificuldade em ser a mais rápida da qualificação (22.16), podendo mesmo ser a única a baixar dos 22 segundos na final de amanhã.
AMANHÃ
Amanhã teremos em prova duas portuguesas, com Liliana Cá e Irina Rodrigues a começarem a sua participação no Disco, tentando o apuramento para a final. Liliana Cá entra em competição às 18 horas locais (menos duas em Portugal Continental) no Grupo A e Irina Rodrigues entrará às 19h25 (menos duas em Portugal Continental) no Grupo B. Para se apurarem diretamente, as atletas terão que lançar a 63 metros – o que no caso de Liliana Cá seria um recorde pessoal e no caso de Irina um melhor da temporada – ou então estar nas 12 primeiras, caso não haja 12 atletas a passar essa distância.
No que diz respeito a finais, o dia terá apenas três finais: o Lançamento do Martelo masculino, os 200 metros femininos e os 110 metros barreiras masculinos. Será também o 1.º dia do Decatlo e do Heptatlo, que decorrerão nestes Campeonatos de forma simultânea.
Foto de Capa: IAAF
Revisto por: Jorge Neves












