Diamond League 2018 – Os 16 vencedores de Zurique: Kipruto até descalço!

Salto em Comprimento (M): Não foi o melhor dos concursos que vimos este ano – longe disso – e a vitória de Luvo Manyonga (RSA) até esteve perigosamente em risco. À entrada para o último salto, quem liderava o concurso era o outro sul-africano, Ruswahl Samaai. Ambos tinham saltado 8.32 metros, mas o segundo salto de Samaai era maior do que o de Manyonga (8.30 / 8.25). Mas no último salto, Luvo Manyonga sacou o melhor de dentro de si e fez mais 4 centímetros do que anteriormente, com os 8.36 (+0.3) a serem suficientes para vencer o troféu e evitar o mesmo desfecho dos Campeonatos Africanos.

Manyonga também havia sido o vencedor em 2017. No terceiro lugar, ficou o australiano Henry Frayne, ao saltar 8.16 metros (+1.2).

Triplo Salto (F): Tal como no Comprimento masculino, também aqui se esperava que a marca vencedora fosse melhor. A vencedora, no entanto, foi a esperada Caterine Ibarguen! A colombiana saltou 14.56 metros (-0.3), logo ao segundo ensaio, para a vitória, mas ainda sofreu um valente susto quando viu a jamaicana Shanieka Ricketts fazer um grande salto na sua quinta tentativa, próxima do seu recorde pessoal, salto esse que se viria a verificar ser de 14.55 metros (-0.8)! E como o segundo salto de Ricketts foi melhor que o de Ibarguen, pode-se literalmente dizer que a jamaicana perdeu o troféu e o prémio monetário de primeira classificada por apenas 1 (!) centímetro.

São já 5 os troféus de Diamante que Ibarguen tem por casa!
Fonte: IAAF

No terceiro lugar, ficou outra jamaicana, neste caso, Kimberly Williams, que saltou 14.47 metros (+0.3), também na sua quinta tentativa. Hoje teremos a oportunidade de ver Ibarguen na final do Comprimento em Bruxelas, numa tentativa inédita de juntar o título do Comprimento ao do Triplo no mesmo ano.

Lançamento do Peso (M): Uma das competições mais incríveis de Zurique, com resultados verdadeiramente sensacionais. No primeiro lugar ficou Tom Walsh (NZL), com um fantástico lançamento de 22.60 metros logo à segunda tentativa! A marca obtida significa não só um novo recorde do meeting (destronando uma marca de Randy Barnes de há 30 anos atrás!), mas também um novo recorde da Diamond League para o atleta neozelandês, que tem tido um 2018 de elevado nível, dando continuidade ao seu excelente 2017.

Na segunda posição o norte-americano Darrell Hill, que na sua carreira apenas tinha lançado uma vez acima dos 22 metros e que ontem lançou 4 vezes acima dessa marca! Os seus 22.40 são também o seu melhor da temporada e o mesmo deverá estar a pensar como foi possível apenas chegar para o segundo lugar. No terceiro, o campeão olímpico Ryan Crouser (USA) que lançou também acima dos 22 metros, com 22.18. Na quarta posição, pouca sorte para Darlan Romani, o brasileiro que está numa excelente forma, mas que tem o azar de estar perante uma muito talentosa geração. Lançou 21.94 metros, um lançamento que lhe daria para conquistar 5 Ouros e 4 Pratas em eventos globais (Mundiais e Olímpicos) nos últimos 11 anos!

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.