Diamond League 2018: As previsões de Xangai

    Triplo Salto: Aos 34 anos, já podemos considerar Caterine Ibarguen (COL) uma veterana, sendo de esperar que o seu percurso termine nos Jogos de Tóquio, onde competirá com 36 anos. A colombiana é um exemplo de longevidade e consistência ao mais alto nível, além de nunca ter perdido aquela atitude e jovialidade que mostrava desde o início da sua carreira.

    Ibarguen nunca deixou de ser…Ibarguen!
    Fonte: IAAF

    O testemunho parece estar a mudar de mãos, mas para já Ibarguen ainda é a campeã olímpica em título, sendo que já venceu o Diamante por 4 vezes. Iniciou a época a saltar acima de 14.50 metros, o que dá claramente a entender que a colombiana não dá o seu tempo por terminado e vai voltar a realizar uma temporada de elevado nível. Terá aqui a companhia de duas jamaicanas que já demonstraram um excelente nível nesta temporada. Uma delas é Kimberly Williams (JAM), que começou a época com uma medalha de Prata nos Mundiais Indoor de Birmingham e logo a seguir foi à Gold Coast conquistar o Ouro na Commonwealth em 14.64! Bateu nestes poucos meses de 2018, o seu recorde pessoal indoor e outdoor e lidera para já o ranking mundial. Shanieka Ricketts (JAM) foi segunda na Gold Coast também acima dos 14 metros e meio e poderá ser outra ameaça a Ibarguen. Presente também estará alguém que tem um recorde pessoal de 14.78 metros, marca que na altura lhe valeu a Prata nos Mundiais de Pequim. Ela é Hanna Minenko (ISR), que perdeu o Ouro para Patrícia Mamona (POR) nos Europeus de Amesterdão em 2016, mas que tem demonstrado uma consistência impressionante com sucessivas marcas acima de 14.40.

    Lançamento do Peso: Se os lançamentos estiveram em grande destaque em Doha, aqui não se espera menos desta prova com um elenco fortíssimo. Depois de quatro medalhas em Mundiais e dois em Jogos Olímpicos (além de um quarto lugar), Lijiao Gong (CHI) conseguiu finalmente a tão ambicionada medalha de Ouro nos Mundiais de Londres. Este ano já anda acima dos 19.50 e competindo em casa, não quererá deixar a vitória fugir. Mas para tal terá que bater várias adversárias de elite, entre elas a dupla campeã olímpica em 2008 e 2012, Valerie Adams (AUS), que também conquistou por quatro vezes o título mundial. Adams parece longe da forma de outrora (perdeu o título da Commonwealth!), mas é uma das atletas mais importantes da história e com certeza sempre uma adversária que impõe respeito. E falando de respeito, porque não falar de Anita Márton?! A atleta húngara conseguiu finalmente um título mundial, com o Ouro alcançado nos Mundiais Indoor de Birmingham este ano, ao lançar um melhor pessoal indoor de 19.62 metros. Nesses mundiais, a segunda classificada, também aqui presente, foi Danniel Thomas-Dodd (JAM). Não é o tipo de disciplina onde esperamos ver jamaicanos a brilhar, mas Dodd tem claramente conquistado o seu espaço. Há um mês, foi ela que conquistou a medalha de Ouro nos Jogos da Commonwealth com o lançamento que lhe deu o seu atual recorde pessoal, a 19.36. Por último, não deixar de referir aquela que é a líder mundial no momento, Raven Saunders (USA). A jovem que irá completar 22 anos dentro de poucos dias, lançou em Abril por duas vezes acima dos 19.50 metros, aproximando-se do seu recorde pessoal de 19.76, alcançado no ano passado quando se sagrou campeã nacional norte-americana. Esperam-se marcas de elevado nível e uma nova liderança mundial.

    Nas restantes provas, teremos mais estrelas presentes como Mariya Lasitskene (RUS) na Altura ou Abdelaati Iguider (MAR) nos 1500 Metros, mas um dos grandes destaques até pode vir de uma prova de 5000 metros no masculino, que não entra para a contabilidade da Diamond League. Essa prova contará com nomes como Muktar Edris (ETH), Dejen Gebremeskel (ETH) Paul Chelimo (USA), Hagos Gebrhiwet (ETH) ou…Conseslus Kipruto (KEN)! Sim, sem obstáculos…

    O palco de Xangai
    Fonte: Shanghai Diamond League

    A prova terá transmissão em direto para Portugal na Sport TV 3, a partir das 12 horas de sábado, com os habituais comentários do António Fernandes.

    Foto de Capa: IAAF

    Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Carlos Pereira segue os passos de Villas-Boas e é candidato à presidência do Marinhense

    João Carlos Pereira, treinador de futebol, oficializou esta sexta-feira...

    Zinédine Zidane a um passo de regressar ao ativo

    Zinédine Zidane vai ser o novo treinador do Bayern...

    Matheus Pereira, ex-Sporting, confessa que se tentou suicidar

    Matheus Pereira representou o Spoting e o Chaves, em...

    A incrível temporada do Brest

    O Stade Brestois (ou Brest) é um clube francês...
    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.