É hora de ligar os streams: 20 provas a não perder de Quinta a Domingo!

    JN Racers Grand Prix, Kingston

    Quando: Madrugada de Sábado para Domingo (09.06). As provas começam às 00h30 (hora portuguesa). Evento pay-per-view, sem transmissão para Portugal. 

    100 Metros (M): Todos querem ver o duelo Yohan Blake x Noah Lyles. Blake é apresentado como o cabeça de cartaz do meeting e na Jamaica continua a ser visto como o nome que “tem a obrigação” de substituir Usain Bolt na liderança da velocidade mundial.

    Yohan Blake quando se sagrou mundial dos 100 metros em 2011
    Fonte: IAAF

    A época até parecia estar a começar bem para Blake, mas a final dos Jogos da Commonwealth correu desastrosamente com um terceiro lugar em 10.19. Desde aí apenas correu nas ruas de Boston, onde as coisas também não correram melhor. Este será o seu “real” regresso e marcará o início do seu verão em pista. Muito do que faça no sábado em Kingston poderá definir este 2018. Mas pela frente terá um rapaz que ainda não completou os 21 anos e que já correu este ano os 200 metros em 19.69! Claro que os 100 metros são diferentes, mas Noah Lyles que foi o campeão mundial júnior dos 100 em 2016 certamente sabe disso e vai à Jamaica com objectivos de baixar significativamente o seu recorde pessoal (que com vento legal ainda é de 10.14, embora todos saibam que vale bem mais do que isso). Presente também estará outra promessa que tarda em afirmar-se, Julian Forte, uma das maiores esperanças jamaicanas. 

    100 Metros (F): Shelly-Ann Fraser-Pryce regressou às pistas depois de um ano e meio de ausência, tempo no qual foi mãe pela primeira vez. Já correu duas vezes esta temporada e está longe ainda dos resultados de outrora, mas a evolução tem sido notória. Não é a favorita em Kingston, mas nem por isso deixa de ser a atração principal da prova de 100 metros. Prova que ainda assim contará com outros motivos de interesse: Kelly-Ann Baptiste, Simone Facey e Christania Williams asseguram um forte elenco e uma prova bastante competitiva, mas muita curiosidade há também para ver Briana Williams entre “as maiores”. Briana tem apenas 16 anos, é treinada por Ato Boldon e andou nas bocas do mundo quando há poucos meses bateu a melhor marca de sempre nos 100 metros para atletas até aos 15 anos em 11.13. Veremos o que poderá aqui fazer num ano em que tem como objectivo competir nos Mundiais…Sub-20! 

    200 Metros (F): Deverá ser mais uma batalha a duas nos 200 metros, com Shaunae Miller-Uibo a assumir a maior percentagem de favoritismo. Miller, especialista de 400, tem dominado por completo a temporada de 200 metros até ao momento, tendo vencido todas as provas onde participou e isso incluí o título dos Jogos da Comunidade Britânica e o Meeting de Xangai, sendo que já anda próxima de voltar a baixar dos 22 segundos. Tendo já corrido os 400 abaixo dos 50 segundos e tendo obtido a melhor marca de sempre na distância de 300 metros, é difícil não apontar a atleta das Bahamas como favorita em qualquer prova que participe neste momento. Ainda assim, pela frente terá Shericka Jackson, a atleta que foi segunda atrás de Uibo nos jogos da Commonwealth, com a sua melhor marca pessoal de 22.18. Desde aí tem apresentado alguma irregularidade, mas nada melhor do que competir em casa para provar o seu valor junto das melhores.  

    400 Metros (M): O regresso de Kirani James é um dos destaques deste meeting e a sua forma é neste momento uma autêntica incógnita. Tendo passado praticamente todo o 2017 afastado das pistas com uma doença a que faltou informação mais detalhada para o público, o atleta de Granada procurará em 2018 voltar a ser um dos nomes de destaque numa prova que muito mudou neste seu ano de ausência. 

    Kirani James sagrou-se campeão mundial aos 18 anos! 

    Em Kingston enfrentará a concorrência de Fred Kerley, motivado depois da vitória do Meeting Diamond League de Roma e também do seu compatriota Bralon Taplin, que apresentou excelentes resultados na temporada indoor. 

    Muito ficou por falar das competições citadas e outras competições ficaram por referir. A certeza que temos é que no artigo da próxima semana teremos com certeza muitas provas e resultados de enorme valor para destacar!

    Foto de Capa: USATF

    Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.