Houve espectáculo de Samba em Paris e orgulho nacional em Taragona!

    3. A primeira vez profissional de Michael Norman e Rai Benjamin: Fire!

    Rai Benjamin já foi falado no ponto anterior e o atleta decidiu estrear-se profissionalmente em Paris e na prova de… 200 metros! Ao ar livre, Benjamin apenas tinha um recorde pessoal de 20.64, mas na antevisão já havíamos alertado que os 20.34 alcançados em Pista Coberta, este ano, deixavam antever um bom resultado para o atleta que se encontra ainda à espera de autorização para competir oficialmente pelos EUA (país onde… nasceu). E assim foi. Benjamin viu minutos antes Samba incendiar a pista nos 400 metros barreiras e a sua resposta surgiu nos 200 metros, naquela que não é a sua especialidade, correndo em 19.99! É o tempo mais rápido nos 200 metros em toda a história do Atletismo feito por um atleta especialista em 400 metros barreiras e abre portas e múltiplas possibilidades para o futuro de Rai Benjamin.

    Rai Benjamin, Bruno Hortelano e Michael Norman: os 3 estão a brilhar em 2018!
    Fonte: IAAF

    Mas Benjamin nem sequer venceu a prova. A vitória foi para Michael Norman, outro estreante profissionalmente, em 19.84! Norman tem dado muito mais atenção e prioridade aos 400 metros, onde despertou a atenção do mundo, deixando todos boquiabertos. No entanto, já sabíamos que em 2016 Norman havia sido o campeão mundial júnior desta distância. Trazia um recorde pessoal de 20.06 (-1.4) que já indicava que baixar dos 20 segundos deveria ser uma realidade, mas fê-lo com estrondo, com a quarta marca mundial do ano, sendo que é apenas o sexto homem em toda a história a baixar dos 20 segundos nos 200 e dos 44 segundos nos 400 metros. A prova foi disputada com um vento ligeiramente contrário (-0.6), o que ainda nos deixa a pensar em melhores resultados para um futuro próximo.

    4. Sergey Shubenkov: 12.92!

    Este ponto nem sequer estava previsto fazer parte deste artigo. A prova em Székesfehérvár (sim, foi copy+paste o nome da localidade), na Hungria, disputou-se apenas na noite de ontem, já fora do fim-de-semana, mas o que Shubenkov fez merece ser falado. O atleta russo conseguiu um enorme recorde pessoal de 12.92 segundos (+0.6) nos 110 metros com barreiras, ficando a apenas 0.01 do recorde europeu de Colin Jackson!

    Shubenkov sobe ao posto de oitavo atleta mais rápido de toda a história do evento (igualado) e numa prova que contava com vários dos pesos pesados: Omar McLeod (que tropeçou numa barreira e perdeu o momentum), Aries Merritt, Devon Allen ou Balázs Baji, por exemplo. A marca de Shubenkov reforça de larga maneira a sua liderança mundial do ranking e é um novo recorde nacional russo, embora a IAAF considere a marca como de um atleta independente.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.