Império Verde e Branco: Sporting CP faz a “dobradinha” em Coimbra | Atletismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O Estádio Cidade de Coimbra foi o palco da consagração total do Sporting Clube de Portugal, que fechou o segundo dia dos 88.º Campeonatos Nacionais de Clubes da 1.ª Divisão com a conquista do título nacional absoluto. Numa jornada repleta de emoção, tática e superação individual em prol do coletivo, os leões demonstraram a força da sua aposta desportiva e ergueram os troféus tanto no setor masculino como no feminino.

​O evento encerrou também com uma nota extremamente positiva para a organização liderada pelo presidente da FPA, Domingos Castro, evidenciando melhorias logísticas e uma forte aposta na juventude na Federação e Conselho de Arbitragem

​Tensão até ao fim e festa leonina

​A luta titânica no setor masculino prendeu as atenções até às últimas provas. O Sporting garantiu o título com 155 pontos, resistindo à forte perseguição do SL Benfica, que fechou o campeonato com 150 pontos. O Atlético da Póvoa assegurou o último lugar do pódio com 90 pontos, superiorizando-se ao GD Estreito (83.5), CPT Sobral de Ceira (78.5) e Jardim da Serra (78.5). Na cauda da tabela, a Juventude Vidigalense (72 pontos) e o Marinha Grande (44 pontos) não conseguiram a manutenção e descem de divisão. Em sentido inverso, Maia AC (campeão) e SC Braga garantiram a subida da 2.ª Divisão.

​No setor feminino, o domínio leonino foi mais destacado. O Sporting somou 149 pontos, deixando o GD Estreito no segundo lugar (113 pontos) e o Jardim da Serra no terceiro posto (102 pontos). A Juventude Vidigalense (93.5), o JOMA (89.5) e o SC Braga (88.5) asseguraram a manutenção na elite, ao passo que o Atlético da Póvoa (57.5) e o Maia AC (57) foram relegados. Para colmatar estas saídas, Eirense (campeão) e Marítimo chegam da divisão inferior.

​OS DESTAQUES DO SEGUNDO DIA

​O dia de todas as decisões em Coimbra foi pautado por grandes exibições individuais:

Velocidade e Estafetas

  • Emmanuel Eseme (Sporting) voltou a ser imperial, vencendo os 200 metros masculinos com 20.61s, respondendo a uma forte partida do benfiquista Pedro Afonso, que ficou em segundo, à frente de Nicolas Monteiro (GD Estreito). Nos 200m femininos, Tatjana Pinto (Sporting) venceu com 23.06s, superando Gorete Semedo (JOMA) e Margarida Godinho (Juventude Vidigalense).
  • ​Nas dramáticas estafetas de 4×400 metros, o Sporting fez o pleno. A equipa feminina (Diana Indique, Carina Vanessa, Clara Martinha e Sofia Lavresinha) liderou do início ao fim, triunfando confortavelmente em 3:42.43. Nos masculinos, após um arranque forte do Benfica, João Coelho e Omar Elkathib desequilibraram a balança para os leões, que venceram com 3:07.70, batendo os encarnados e o Atlético da Póvoa, que contou com um último percurso fantástico de Carlos Carvalho.

Barreiras

  • Francisco Marques (Sporting) rubricou uma das surpresas da jornada ao vencer os 110m barreiras com 13.86s, superiorizando-se ao prodígio Sisínio Ambriz (Benfica) e a Edson Gomes (Juventude Vidigalense).
  • ​Nos 100m barreiras femininos, vitória para a sportinguista Jéssica Barreira (13.18s), seguida de Fatumata Baldé (Braga) e Mariana Bento (Jardim da Serra).
  • ​A volta à pista com barreiras (400m) sorriu em absoluto ao Sporting: Sofia Lavresinha venceu facilmente a prova feminina com 56.61s e Diogo Barrigana carimbou um triunfo tranquilo nos masculinos com 50.51s.

Saltos e Lançamentos

  • ​Nos saltos verticais, Vladyslav Lavskyi (Benfica) voou para 2.20m, conquistando o Salto em Altura masculino perante Eduardo Carrolo (GD Estreito) e Gerson Baldé (Sporting). No Salto com Vara feminino, a vitória foi para Joana Barreto (Sporting) com 3.80m.
  • ​O Triplo Salto masculino foi de “faca nos dentes”, com o benfiquista Tiago Pereira a garantir a vitória apenas no último ensaio com 15.50m, relegando o sportinguista Tiago Luís Pereira para o segundo posto. Nos femininos, Lucinda Gomes (GD Estreito) foi a mais forte com 12.91m.
  • ​O setor dos lançamentos esteve fortíssimo: Emanuel Sousa (Benfica) triunfou no Disco com 61.30m (mais de 10 metros de vantagem); Jonsson Orn (Sporting) atirou o Martelo a 72.71m para vencer; Jessica Inchude (Sporting) teve uma vitória avassaladora no Peso feminino (18.38m); e Arianne Morais (Sporting) venceu o Dardo com 56.06m.

Meio-Fundo, Fundo e Obstáculos

  • ​Os 800 metros proporcionaram corridas de enorme espetáculo. Nos femininos, Martina Artiaga (GD Estreito) liderou de fio a pavio e faturou com 2:07.13. Nos masculinos, o sportinguista David Garcia respondeu ao ataque tardio de Thomas Marques e triunfou com brilhantismo em 1:49.39.
  • ​Nos exigentes 3.000 metros masculinos, após um ritmo inicialmente lento e tático ditado por Tiago Jorge (Juventude Vidigalense), Isaac Nader (Benfica) desferiu o golpe nos 300 metros finais, vencendo em 9:21.20 e relegando o desgastado Nuno Pereira (Sporting) para o segundo lugar. Na vertente feminina, a vitória sorriu a Rita Figueiredo (SC Braga), que cortou a meta em 9:45.97.
  • ​A fechar o lote dos grandes resistentes, Bark Monshine (Marinha Grande) fez uns derradeiros 400 metros demolidores para vencer os 3.000m obstáculos masculinos em 8:40.81, batendo Leandro Monteiro (Sporting) e Simão Bastos (Jardim da Serra).

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: Rui Borges informa médio que não entra nos planos de 2026/27

O Sporting já arrancou os trabalhos de pré-temporada. Koba Koindredi está treinar com a equipa, mas não entra nos planos.

Fechado: Ter Stegen vai ser emprestado pelo Barcelona a clube histórico

Marc-André Ter Stegen vai ser emprestado pelo Barcelona ao Ajax. Cedência de uma época até ao final de junho de 2027.

Benfica com ‘reforço’ para as partidas contra o St. Gallen

O Benfica vai poder contar com Amar Dedic nos dois jogos da segunda eliminatória de acesso à Europa League.

Ralf Rangnick rendido a Espanha: «Defrontámos não só o campeão europeu, mas possivelmente o próximo campeão do mundo»

Ralf Rangnick deu a sua opinião sobre o Espanha x Áustria. La Roja venceu por 3-0 e seguiu para os oitavos de final do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Veiga já olha para o Portugal x Espanha: «Há que estarmos preparados»

Renato Veiga reagiu ao Portugal x Croácia. Seleção Nacional venceu por 2-1 e seguiu para os oitavos de final do Mundial 2026.

Neemias Queta renova contrato com os Boston Celtics

Os Boston Celtics vão renovar com Neemias Queta, oferecendo um vínculo válido por quatro temporadas.

Benfica: irmão de jogador da equipa principal a chegar para ser reforço

Luís Jorge Silva prepara-se para ser reforço do Benfica. O médio defensivo é irmão de Manu Silva, membro da equipa principal.