Meeting de Eugene: Uma espécie de Mini-Mundiais!

- Advertisement -

110 Metros Com Barreiras: A presença de todos os nomes grandes da distância deverá, desta vez, permitir uma nova liderança do ranking mundial. As condições climatéricas de Xangai complicaram esse objectivo, mas para Eugene não se prevê que o tempo seja um problema, embora possa estar um pouco mais frio do que o habitual. Omar McLeod, o campeão mundial e olímpico, venceu em Xangai e continua a entrar aqui como favorito. Quem surpreendeu muito pela positiva e aqui também está é o medalhado de Bronze nos Jogos do Rio, Orlando Ortega (ESP). Ortega teve um ano de 2017 abaixo do seu nível, também afectado por limitações físicas, mas parece ter retomado à sua boa forma, tendo sido segundo em Xangai já com uma marca de 13.17. Claro que onde está Sergey Shubenkov e Aries Merritt, eles devem ser sempre referidos e nunca retirados da equação. Merritt não começou bem a época e tem tido alguns azares e encontros inesperados com as barreiras. Shubenkov pareceu um pouco preso na China, mas passaram duas semanas desde esse meeting e a história aqui poderá ser totalmente diferente!

Triplo Salto: Mais um evento com qualidade de evento global, sem tirar nem pôr. E se acham que estamos a exagerar, bastará dizermos que em Eugene estarão presente todos os atletas que alcançaram medalhas nos últimos Jogos Olímpicos, nos últimos Mundiais ao Ar Livre e nos últimos Mundiais Indoor. A estrela maior é, claro, Christian Taylor que continua o seu vaivém de 2018 entre o Triplo e o 400 metros. Taylor encara esta época de uma forma mais descontraída, mas nunca consegue evitar a expressão “recorde mundial”, aquilo que ele mais deseja e que confia um dia estará em sua posse. Também estará Will Claye, o campeão mundial Indoor e o eterno número dois em grandes eventos atrás de Taylor. Foi assim por duas vezes em Jogos Olímpicos e foi assim nos Mundiais de Londres no ano passado. Claye este ano também tem um projecto paralelo, como…rapper (!), mas não deixa de parte o Triplo Salto.

A final dos Mundiais 2017

O segundo nesses Mundiais Indoor de Birmingham foi o surpreendente brasileiro Almir dos Santos, que tem feito uma época sensacional. De um melhor pessoal ao ar livre de 16.86 na temporada pasada, Almir já anda a saltar 17.53, numa competição em Guadalupe onde bateu Will Claye, Pichardo e Évora! Também aqui estará o medalhado de Bronze do Rio, o chinês Bin Dong, que tem andado longe das suas melhores performances e, claro, o nosso Nelson Évora! Évora que demonstra uma vitalidade impressionante e que já saltou este ano 17.40 em pista coberta (novo recorde nacional) é um dos favoritos aos lugares cimeiros, ele que nunca competiu em Eugene!

Lançamento do Dardo: A enorme armada alemã do Dardo parece mais forte do que nunca, com três atletas a já terem ultrapassado os 90 metros este ano. Johannes Vetter, o actual campeão mundial, foi o que o fez por mais vezes – já ultrapassou por três vezes a mítica marca em 2018!

Vetter nos festejos do título mundial!
Fonte: IAAF

No entanto, Vetter perdeu duas das suas últimas três competições. E os dois que venceram esses confrontos são precisamente os seus rivais germânicos! Thomas Rohler, o campeão olímpico, que venceu em Doha ao fazer 91.78, na única vez que ultrapassou os 90 metros nesta temporada e Andreas Hoffman que o fez por duas vezes, sendo que na última, no passado fim-de-semana, bateu Vetter com um novo recorde pessoal de 91.44 metros! Ainda na prova teremos a presença do checo Jakub Vadlejch e da grande promessa e já estrela indiana Neeraj Chopra!

EXTRA – Salto Com Vara: Sem contar para a classificação da Diamond League, temos um Salto Com Vara com Renaud Lavillenie, Sam Kendricks, Thiago Braz, Shawn Barber, Piotr Lisek, Raphael Holzdeppe e a jovem estrela Armand Duplantis! Esta prova será logo na Sexta-feira e promete bastante!

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé sugere reforço ideal ao Real Madrid

Kylian Mbappé pediu ao Real Madrid a contratação de Michael Olise. Avançado quer ver o compatriota francês rumar ao Bernabéu.

Vangelis Pavlidis recorda primeiros tempos a jogar futebol: «Voltava para casa com os joelhos esfolados e tinha a minha mãe a gritar comigo porque...

Vangelis Pavlidis recordou ligação ao futebol. Avançado recordou tempos de miúdo em que jogava com os amigos num parque perto de casa.

Morgan Gibbs-White radiante com Vítor Pereira: «Nós aceitámos imediatamente o que ele quer»

Morgan Gibbs-White reagiu à vitória do Nottingham Forest sobre o Fenerbahçe. Jogo marcou a estreia de Vítor Pereira pelos ingleses.

Atlético Madrid quer contratar internacional português a custo zero e define plano

Bernardo Silva tem o futuro nas mãos e está em final de contrato com o Manchester City. Internacional português é alvo do Atlético Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.